Postado em 6 de julho de 2015 às 00:17

Por que assistir novelas? + Resultado Vingança Mortal

Esse é um tipo de postagem diferente e aleatória mas que veio na cabeça e eu tive vontade de desenvolver a ideia. Buscando em conceito exatamente, o que seria uma novela?

O conceito de novela deriva do italiano novella, que significa “notícia” ou “relato novelesco”. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, trata-se de uma composição literária do género do romance, embora mais curta, em que é narrada uma acção na sua totalidade ou parcialmente, cujo objectivo consiste em proporcionar prazer estético aos leitores com a descrição de sucedimentos, de caracteres, de paixões e de costumes.
A noção também é usada para fazer referência aos factos de maior relevo da vida real que parecem ficção e à mentira ou à ficção em qualquer matéria.
Em alguns países, inclusive em Portugal e no Brasil, onde fazem furor, a palavra novela é a versão encurtada da chamada telenovela, ou seja, uma série de episódios de ficção que pertencem ao gênero romântico e que são transmitidos pela televisão. Quando transmitidas pela rádio, dá-se-lhes o nome de radionovela, bastante em voga em tempos mais remotos antes de ter sido inventada a televisão.
Relativamente à literatura (novela literária), a sua principal característica é a extensão. De uma forma geral, as novelas têm entre 20.000 e 40.000 palavras. Às narrativas mais curtas dá-se-lhes o nome de contos. Ao contrário do conto, a novela evita longas descrições e dá prioridade à narração, ao diálogo (as falas) e ao resumo.
Outra diferença entre a novela e o conto é que o relato da primeira apresenta uma trama mais complicada, com um maior número de personagens. Por outro lado, há todo um encadeamento de acções individualizadas na novela, a qual tem por base um conflito e aponta para o desfecho, que se quer evidente e surpreendente.
Existem distintos critérios para classificar as novelas em diversos grupos. Por exemplo, consoante o tom da obra, a novela pode ser satírica, humorística, didáctica, etc. Dependendo da sua forma, pode-se falar em novelas autobiográficas, epistolares ou dialogadas, entre outras.
Fonte: Conceito De

Aqui no Brasil, temos novelas para todos os horários - aquelas que passam as três, às seis, às sete, às nove, às onze... e por aí vai. Cada uma pode mostrar até uma determinada faixa etária ou ser livre, mas o que encontramos muitas vezes são cenas impróprias e pensamos "nossa, mas pra quê eu vou assistir essa porcaria?". Não sei dizer exatamente nas novelas novas, mas nas novelas de antigamente, podemos conhecer muitos costumes, sejam da fazenda, sejam de "época". E isso acaba sendo interessante, ver as comidas, ver os lugares, onde dormiam, como dormiam, a paz, ou não... Enfim!
Houveram novelas que foram censuradas na época da ditadura, por falarem de coisas e liberdade de expressão que jamais poderiam em "sã consciência". Isso não te lembra História? E isso é realidade.
Novelas que mostram costumes judeus, cristãos, indianos,mexicanos...
Novela "Caminho das Índias" com muitos costumes, casamentos, danças dentre outros.

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: Pâm Possani