5 dicas para publicar seu livro

Postado em 31 de julho de 2019 às 06:03

Hey cupcakes! Hoje é dia de uma postagem especial, rápida e direta e básica - se alguém se interessar, me avisa que vou fazer mais postagens do tipo - para publicação de livros, com algumas dicas para publicação tanto digital quanto impressa.  Vou te dar cinco dicas para publicar seu livro!


Então, vamos lá? Continue lendo para conferir!

  1. Escreva um livro, um conto, algo que você tem pra contar para as pessoas
    É claro que pra poder publicar, você tem que de fato ter algo pra publicar, né? rs Então aí fica a primeira dica. Tenha algum material para publicar. Seja um conto, uma história, um livro de dicas de algo que você tem confiança e conhece... Bem, por que não terminar aquela história que você não terminou agorinha mesmo? 

  2. Publicação digital gratuita, porém requer uma boa revisão
    Você já tem o seu livro ou o Hoje em dia, temos diversas plataformas digitais que possibilitam a publicação do livro a um precinho bacana para o leitor e que retorna para o escritor também. Mas, você que vai publicar ou está pensando em publicar por elas, por favor atente-se aos erros gramaticais: os leitores podem desistir, reclamar ou não entender aquilo que você escreveu justamente pelos erros, que às vezes, os corretores deixam passar. Então, revise e peça para alguém ser seu beta e ler seu texto também. É muito útil e de muita ajuda, afinal quatro olhos veem mais do que dois, não?

    Algumas plataformas:
    Saraiva Publique-se
    Amazon KDP Select (mais recomendado)
    Kobo Writing Life
    Wattpad (gratuito, mas que alcança muitos leitores)
  3. Por que não procurar uma editora? 
    Claro que se deve tomar o devido cuidado. Buscar outros livros  já publicados pela editora - se possível, conversar com outros autores - e mandar e-mail para a editora sobre publicação não custa nada, mas publicar requer uma grana: ou, pelo menos, pagar uma parte da publicação. Um investimento, como eu diria. A publicação independente também é uma opção, mas lembre-se do investimento: por gráficas, dependendo, não fica caro, mas existem alguns pontos que devem ser observados como: leitura crítica,capa, diagramação, revisão, e a tão querida impressão e esses serviços tem cada um seu custo - não é pra assustar, mas só para levar em conta no momento de pensar na publicação.
  4. Divulgue! 
    Se possível fazer um lançamento em uma livraria da sua cidade, faça! Convide amigos (convide sempre o dobro, sabendo que muitas pessoas não vão, é claro e isso é normal e tudo bem!), faça um blog do livro e divulgue-o, publique no Instagram, Facebook, faça postagens no Canva para divulgar nas redes sociais, Pinterest e se possível nos grupos do Facebook de divulgação.
  5. Acredite em você!
    Parece clichê e bobo? Mas é verdade. Transmitir confiança no que fazemos é um dos primeiros passos - mesmo que você não tenha mais total confiança, se dê a oportunidade de tentar, ao menos. Pelo menos você tentou 😊

Você poderá gostar de:

11 comentário (s)

  1. Oi Pâm, ótimas dicas, é isso mesmo, tem que acreditar e seguir na luta!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  2. adorei essas dicas, quem que gosta de ler que nunca pensou escrever um livro né?! tem que acreditar mesmo e correr atrás

    www.tofucolorido.com.br
    www.faceboo.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pâm! Tudo bom? ^-^
    Adorei as dicas e achei super válidas! Me lembrou de uma matéria que escrevi para a faculdade no ano passado, falando justamente sobre as plataformas de autopublicação, com enfoque na Amazon KDP. Foi uma matéria que eu AMEI escrever, pois pude ver a real dificuldade na publicação de um livro e como, muitas vezes, as editoras são fechadas para novos autores, priorizando sempre a tradução de best-sellers internacionais ao invés de dar uma chance e ajudar na valorização do mercado literário nacional.
    Se um dia eu conseguir concluir alguma das minhas histórias (#oremos Senhor, esse dia vai chegar, amém! kkkkk), fico feliz em saber que essas plataformas digitais estão aí para ajudar os autores iniciantes.

    Um super beijo e uma ótima semana! :* <3
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais, Rafa, poder utilizar a Amazon como recurso para o TCC e também para o nosso sonho de publicar livro no Brasil de forma gratuita, nao é verdade? Não custa nada tentar :P

      Excluir
  4. Oi
    legal essas dicas, ainda mais para quem está começando nesse mundo da escrita, pois os autores precisam começar de algum lugar.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, que sonho, escrever um livro. Quem sabe um dia, né? Adoraria, de verdade. :)

    ResponderExcluir
  6. Oi!! Estou na dúvida, pois acabei de ser procurada por uma editora, Dream, ela me enviou seu email de contato para discutir contratos, mas ela me disse que não pagarei nada. Não tenho como achar outros que publicaram com ela, gostaria de uma luz :)

    ResponderExcluir