[ENTREVISTA COM O AUTOR] Gislaine Oliveira

08:58

Hey cupcakes! Como vão vocês? Hoje é dia de entrevista com a autora Gislaine Oliveira, que já mostrei o Livro Destaque com o "Se eu fosse Cinderela", aqui no blog.

Então, vamos lá!
Resultado de imagem para gislaine oliveira autora
A autora
Gislaine Oliveira é uma gaúcha nascida em outubro de 1993. Essa garota viu na literatura uma forma de salvar o mundo. Não apenas dos dragões ou das bruxas malvadas, mas também de todos os estereótipos e preconceitos presentes na sociedade. Desde que ela descobriu isso, vem lutando para proteger o mundo através das palavras.

A entrevista

Resultado de imagem para justa causa livro gislaineÉ um prazer ter uma autora nacional no blog se dispondo a uma entrevista - quando você sabe que é o momento de escrever um livro? Ou melhor, como é o processo de criação de histórias para você, visto que você já tem alguns livros como Os Sonhos de Rita e Se eu fosse Cinderela?
Como você decidiu que queria ser escritora? Houve algo que motivou? Quem te ajudou nesse sonho?

Gislaine: Olá Pâm. É um prazer estar aqui no seu cantinho e eu agradeço a oportunidade  
Ideias, personagens e diálogos estão sempre rondando a minha imaginação. Mas chega um momento em que eles começam a gritar tão alto, implorando para que sejam escritos. Como sou uma pessoa querida, eu obedeço hahaha. 
Eu procuro deixar a história criar corpo e se instalar bem. Só aí resolvo escrever. Acho que sentar para escrever sem ter sua história bem estruturada pode ser um pouco decepcionante, pois o tal do bloqueio criativo pode surgir mais facilmente. 
Acho que eu nunca decidi na verdade. Nasci assim: escritora. Sempre gostei de contar histórias e depois que aprendi a ler e escrever tinha certeza do que queria. 
Não vou negar. Desviei desse caminho algumas vezes, passei um tempo longe das palavras... mas um dia elas me chamaram novamente e não teve como – e nem quis – fugir. 
O que me ajudou a voltar para os escritos foi conseguir uma vaga de colunista em um jornal da cidade. Foi o pontapé inicial para que eu voltasse a escrever. 
Muitas pessoas estão me ajudando a realizar meus desejos. Meu marido, meus irmãos, meus amigos, os leitores, você  Cada pessoa que me dá uma chance de falar, que dá uma chance para minhas histórias é uma pessoa que está me ajudando. Então meu muito obrigada. 

Tem alguma mania que te ajuda na hora de escrever?
Gislaine: Comer é uma coisa que sempre ajuda hahaha. Adoro ficar beliscando enquanto escrevo. 
Resultado de imagem para gislaine oliveira autora
Quais os principais desafios ao escrever romances e também livros voltados para o público mais jovem? Como você os supera?
Gislaine:  Sou chata com isso às vezes, mas eu realmente acredito que a literatura tem um papel social muito importante. Bato muito nesta tecla. Então acho que o maior desafio é conseguir quebrar preconceitos, passar mensagens importantes, causar debates, mas sem ser a tia que está tentando dar lição de moral. 
Sempre busco tratar de assuntos importantes, mas tento levar tudo de forma natural, leve e gostosa. 

Suas leituras influenciam seus livros? Você geralmente lê mais livros voltados para o estilo que está escrevendo quando está em uma obra nova?
Gislaine: Eu sou a louca dos livros juvenis. Sempre gostei e continuo gostando muito. Acho que isso tem total relação com o que escrevo. É uma forma de me aproximar do meu público. Lendo o que eles estão lendo consigo chegar mais perto deles. Assim não sou a tia chata. Sou uma amiga que entende do que essa garotada curte. 

Os personagens de seus livros, como a Rita, Cinddy, Lucas, Diego Déia, de onde você tira inspiração para eles? São reais ou é tudo dessa cabeça criativa? E qual o seu favorito?
Gislaine: Eles são uma mistura de muita coisa. Pessoas reais, pessoas que eu gostaria que existissem, um pouco – ou muito – de mim... Eu gosto de cada um deles a sua maneira. Cada um deles é especial de alguma forma. Mas ando muito apaixonada pela garota que será a protagonista do meu próximo livro. 
Tive vontade de dizer a ela que ninguém a rejeitaria. Melinda era linda. Mas se eu havia aprendido uma coisa com o término do meu namoro é que beleza não garante amor. A gente sempre tem esse discurso pronto de que fulana é linda e nunca terá problemas amorosos. Como se isso fosse verdade. Esse discurso apenas serve para perpetuar a ideia de que somos apenas a aparência e nada mais importa. Preferi 
então usar um discurso mais verdadeiro: 
- Você pode ser rejeitada ou pode descobrir que também é amada. Eu acho que vale o risco.” 
Trecho do meu novo livro. 
Tem como não se apaixonar? 

Resultado de imagem para gislaine oliveira autoraSe você tivesse a possibilidade de escolher um livro para viver, qual seria?
Gislaine: Se eu tivesse que escolher dos meus livros? Acho que Justa Causa seria um sonho para muita gente hahahah. Mas confesso que ando bem feliz com a minha vida hahaha. Dos livros em geral, Harry Potter pode ser a escolha da maioria das pessoas. A minha também seria, mas azarada e desastrada do jeito que sou, eu mesma me lançaria um Avada Kedavra sem querer, então é melhor ficar aqui nesse mundo mesmo  

Se você pudesse trazer um personagem dos livros, qual seria e por quê?
Gislaine: Dos meus livros eu traria a Sammy, personagem do meu próximo livro. Acho que ela ajudaria muita gente e seria uma amiga maravilhosa. Se eu tivesse que escolher de toda a literatura... acho que eu gostaria de trazer o Zezé de O Meu pé de Laranja Lima. Gostaria de pegar no colo esse menino e ajuda-lo. 

Entre obras estrangeiras e obras nacionais, o mercado literário nacional está começando a se destacar a cada dia mais, porém muitas obras nacionais acabam sendo deixadas de lado por uma estrangeira. Como você vê a literatura nacional nesse ponto? Participa de projetos voltados para a literatura?
Gislaine: Acho que o cenário está mudando. Aos poucos, a literatura nacional está ganhando espaço. Está devagar? Pode ser. Mas não vamos desistir. Eu tenho um blog e um grupo voltado para a literatura. Sou a organizadora de um brique de livros na minha cidade, participo de feiras literárias, realizo atividades relacionadas a literatura em escolas... 

Qual a dica que você deixa para novos autores?
Gislaine: Clichê, eu sei. Mas acho fundamental nunca desistir. Dia desses li um livro muito interessante e o autor dizia “nunca deixe o fracasso subir à cabeça”. Ou seja, se um dia você errar ou não conseguir, tudo bem. Você dorme e no dia seguinte tem uma nova chance de fazer melhor. 
Resultado de imagem para justa causa livro gislaine
Os sonhos de Rita, por Gislaine Oliveira
Onde podemos encontrar suas obras? Você tem publicações no Wattpad?
Gislaine:  Na Amazon, no wattpad e através do meu e-mail. 
Os Sonhos de Rita, Se eu fosse a Cinderela, Excesso de Amor e Ju Gu estão disponíveis na Amazon,
Justa Causa você pode acompanhar no Wattpad … E o livro físico “Se eu fosse a Cinderela” pode ser adquirido através do e-mail.

Falando em publicações no Wattpad, como você vê a divulgação de novos autores? Indica algum projeto para quem está se aventurando agora no mundo literário?
Gislaine:  Acho que a gente ainda está aprendendo a divulgar. Eu sou estudante de marketing e ainda tenho muito o que aprender. Mas o Wattpad ajuda muito. Sou nova na plataforma, mas estou encantada. A Amazon é uma ferramenta maravilhosa e acho que ter um blog e participar de grupos literários ajuda muito. 

Deixe um recadinho para o leitores e futuros leitores!
Gislaine:  Primeiramente, quero agradecer novamente a oportunidade, Pâm. E agradecer a quem leu até o final essa entrevista. Sei que escritores falam, ou escrevem neste caso, demais. Então meu muito obrigada. E se você que está lendo esta entrevista, já é meu leitor, obrigada pela confiança e pelo apoio. Você é demais! E caso você ainda não conheça minhas obras, fica aí o convite. Venha se divertir, se encantar e se apaixonar por essas histórias. Um beijão e até a próxima!

***
Gostaria de agradecer a entrevista e todo o carinho, disposição e simpatia da Gislaine, que concedeu sem titubear com minhas perguntinhas e é um amor de pessoa! Como não se apaixonar pelos trechinhos e ficar sem curiosidade de conhecer seus personagens, os quais ela fala com tanto amor? Impossível né? E vocês, já conheciam a autora e as obras? 
Conta pra mim, vamos conversar!

Você também pode gostar

17 comentário (s)

  1. Oi Pâm, sua linda! :3
    Adorei a entrevista, a Gih é um amor! <3
    Gostei muito das dicas para autores iniciantes. De fato, persistência é a palavra chave em todos os nossos projetos. :)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priih, sua linda <3
      Persistência é mesmo muito importante =D
      Um beijão

      Excluir
    2. Hey Priih!
      Ela é um amorzinho mesmo, né?? <3
      temos que persistir muito mesmo, e uma hora, a gente consegue *-*

      Um beijo!

      Excluir
  2. Amei conhecer a Gislaine Oliveira, confesso que não conhecia o trabalho dela e achei suas histórias incríveis. Muito sucesso! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Kaila!

      muito fofa a Gislaine, né? <3
      ela vai publicar um novo agora, vou postar esses dias ... chama #avadia HAHA

      Um beijo!

      Excluir
  3. Oi
    gostei de conhecer um pouco mais da autora, tenho que divulgar a parceria com ela. Adoro postes assim.

    Oi
    eu já tinha visto a capa só qu nem sabia do que falava e achei interessante por relatar a situação dessa criança que é parecida com muitas que já vi em reportagens da tv.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Denise!

      Voce tambem conseguiu parceria com a Gislaine? que bacana!
      Legal né? quero ler se eu fosse cinderela tambem... rsrs
      Um beijo!

      Excluir
  4. Oie, Pâm! Oie, Giih!
    Ainda não li nenhum livro da Giih, mas quero muito muito muito mudar isso logo. E a entrevista ficou maravilhosa! Um dos maiores desafios é passar uma lição com a história mesmo, quebrar preconceitos e fazer o leitor refletir, dar aquele baque que ele precisa. Adorei as dicas, desistir não é mesmo uma possibilidade na vida de escritor hahahah bloqueios criativos acontecem, falhas e rejeição acontecem, mas faz parte desse mundo de livros que a gente pertence.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh Carol <3 <3 <3
      Espero que um dia você possa ler minhas histórias =D
      Muito obrigada <3
      Um beijão

      Excluir
    2. Oi Carol!

      Adorei seu comentário <3 realmente, bloqueios criativos e persistência são coisas que realmente temos e precisamos ter, mas faz parte... (to sofrendo de bloqueio criativo com o TCC, o que faze?R KKK) eu li só o conto que tem na Amazon! Aliás, logo logo vamos ter várias obras da autora de graça na Amazon, vou ver se te aviso pra voce comprar também hehehe
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Oi Pâm!

    Eu sempre achei a Giih mega simpática. Concordo quando ela diz que a literatura nacional está crescendo, talvez devagar, mas está. O importante é não desistir. Eu torço muito pra que ela venda horrores e estoure na mídia! <3

    Adorei a entrevista

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miiiii, eu também torço hahahah <3 Que nossos pedidos sejam ouvidos <3 (neste caso, lidos hahah)
      Um beijão

      Excluir
    2. Hey Mi!

      torço para isso também, a Gislaine Oliveira é um amor de pessoa <3

      Um beijo!

      Excluir
  6. Pâm, sua lindaaaa!!!!! Muito obrigada <3 Eu é que agradeço por todo esse apoio que você vem me dando =D É esse tipo de atitude que vai fazer a literatura nacional chegar cada vez mais longe <3
    Então mais uma vez, muito obrigada. Amei responder a entrevista!!!!
    Ah e Pâm, você recebeu minhas mensagens no twitter?
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, SUA COISA LINDA!

      eu que agradeço pelo seu tempo, disposição e disponibilidade para a entrevista e desejo muito sucesso com a #avadia e com todos os seus livros - espero poder ler os demais livros em muito breve HEHEHE
      recebi sim!!! Viu, eu vou postar esses dias a parceria, eu estou um pouquinho enrolada com o tcc, mas estou me desenrolando aos poucos HEHEHEH perdao, tá? rs
      muito sucesso, SEMPRE <3

      Um grande abraço de cupcake!

      Excluir

Like us on Facebook

Translate