[RESENHA] A Inquilina de Wildfell Hall, de Anne Brontë

06:30

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do livro A Inquilina de Wildfell Hall, da autora Anne Brontë publicado pela Penguin pela Companhia das Letras, um dos livros mais queridos da autora.


a inquilina de wildfell hall penguinTítulo: A inquilina de Wildfell Hall (The Tenant of Wildfell Hall)
Série: -
Volume: 1
Autor: Anne Brontë
Páginas: 624
Editora: Penguin
Gênero: Romance / Clássico / Literatura Estrangeira
SinopseUm dos grandes romances da literatura inglesa chega à Penguin-Companhia com nova tradução e textos de apoio. A inquilina de Wildfell Hall mostra, com clareza ímpar, as lutas de uma mulher por sua independência.

Gilbert Markham está intrigado com Helen Graham, a bela e misteriosa mulher que acabou de se mudar para Wildfell Hall com o filho e sem o marido. Gilbert é rápido em oferecer amizade, mas, quando o comportamento recluso da inquilina começa a ser motivo de fofoca na cidade, ele se pergunta o que mais pode haver na história daquela família.

Quando Helen permite que Gilbert leia seu diário, ele começa a entender os detalhes obscuros de sua vida, seu casamento desastroso e a situação em que a vizinha se encontra.

Narrado com precisão e carisma, A inquilina de Wildfell Hall é uma descrição poderosa da luta de uma mulher por independência na Inglaterra vitoriana.

Continue lendo e confira a resenha sem spoilers!

RESENHA 

Vou contar pra vocês: quando vi o livro disponível no Netgalley, não pensei duas vezes! Irmã Brontë, clássico e que eu sempre ouvi falar e estava ouvindo ainda mais? Não podia deixar de conferir. Mas aí eu me peguei pensando e puf! Comecei a ler. 

ebook a inquilina de wildfell hall penguin companhia


As leituras de clássicos confesso, nunca são leituras rápidas pra mim: linguagem um pouco mais rebuscada que o comum, tento entender um pouco da época e sempre me traz palavras novas. E ao mesmo tempo? Sempre são histórias que me trazem lições e eu aprendo muito com a época, os costumes... Analiso como algumas coisas se foram e outras continuam bem aqui. E levo pra vida, sabe? Sempre são leituras que me marcam de alguma forma.

Ele não diz muita coisa, claro, mas seu silêncio insinua mais do que as palavras de todos os outros, e quanto menos diz, mais pensa.
Capítulo 21 - Opiniões
Com a inquilina isso não aconteceu de forma diferente. Em uma narrativa epistolar, isto é, em formato de cartas, vamos conhecer a nova inquilina da mansão Wildfell Hall através de Gilbert Markham: uma mulher misteriosa, que chegou com seu filho, mas sem um marido. Todo mundo está curioso sobre essa nova inquilina da mansão e talvez ela não seja o que todo mundo imaginou de início. De cara, Gilbert não vai muito com a cara dela, até porque está apaixonado por outra mulher, mas aos poucos, Gilbert se vê cada vez mais curioso e interessado nessa mulher e a sua curiosidade, o leva se apaixonar e aproximar, aos poucos, e talvez descobrir coisas das quais não estava esperando.
Na sua idade, é o amor que manda; na minha, é o ouro maciço, útil.
Capítulo 20 - Persistência
É cada coisa que eu li que me embrulhava o estômago de pensar em como as pessoas gostam de diminuir as outras simplesmente pelo fato de ter menos poder aquisitivo ou mesmo por ser mulher
No entanto, o lápis muitas vezes deixa no papel uma impressão que borracha nenhuma é capaz de apagar.
Capítulo 18 - A miniatura
A Inquilina de Wildfell Hall é uma obra primorosa e mostra a escrita da Anne Brontë em uma ótima fase. Eu nunca tinha lido nada da autora e só ouvido falar bastante de Charlotte e Emily, porém devo dizer que foi CADA TAPA NA CARA! Gosto como ela diz que um livro é bem escrito e considerado bom independente do sexo do autor ou autora, acusa o casamento e como a mulher era diminuída (e ainda é, né? muitas vezes) dentro desse relacionamento. Gostei muito das construções, dos tapas que a Helen dá nos egos das pessoas e como ela é uma mulher forte em meio a uma sociedade tão retrógrada, muitas vezes. 
Os piores geralmente escondem os pecados dos olhos da irmã e da mãe.
Capítulo 20 - Persistência
Essa edição da Penguin está um verdadeiro capricho: tem um texto de apoio no início do livro, assim como todo livro da editora, o que ajuda a ambientar e entender um pouco da história e também do momento da escrita e como impactou a vida da autora e dos personagens. De uma forma magistral, Anne deveria sim ser mais lembrada nas indicações porque trouxe aqui temas que poderiam ser considerados polêmicos para a época como divórcio, importância do casamento e do papel da mulher na sociedade.
"Porque, minha querida, a beleza é aquela qualidade que, junto com o dinheiro, costuma ser a mais atraente para os piores tipos de homem; portanto, é provável que causa vários problemas para quem a possui."
Capítulo 16 - Os conselhos da experiência
A Inquilina de Wildfell Hall é um clássico que, em minha opinião, é injustiçado porque deveria ser mais falado e ter uma atenção especial por falar de direitos que lutamos até hoje. Com uma fala muitas vezes ousada, Anne solta a sua voz de uma forma muito crítica, clássica e muitas vezes fica claro nas entrelinhas, sendo assim uma forma muito inteligente. Recomendo!

Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Você também pode gostar

18 comentário (s)

  1. Olá, Pâm.
    Eu confesso que não conhecia esse livro. Sempre vejo falando das irmãs, mas é um ou outro livro que tem divulgação. Mas não sei se é algo que eu leria porque não sou fã desse estilo de clássico. Já li alguns livros das irmãs e infelizmente não gostei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa vida!!
      Ainda não li as outras pra te falar que essa é melhor rsrsrs mas gostei bastante por ter uma narrativa diferente também!

      Excluir
  2. Oi Pâm, tudo bem?
    Esse livro consta da minha lista há muitos anos, mas sempre acabo deixando para depois ou até mesmo me esquecendo dele. Gostei muito de poder conhecer mais da história através da sua resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pamela. Como vai? Li este livro há muito tempp atrás. Ao ler sua resenha bateu vontade de reler ele. É um clássico maravilhoso. Aue bom que você gostou. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Pam,

    Confesso que não conhecia o livro, eu dificilmente leio clássicos, mas tem alguns que valem muito a pena.
    A história e as lições que tiramos também sempre reflito e levo para a vida.


    Desejo um feliz ano novo cheio de paz, saúde e alegria.
    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oieee Jessica!!

      Simmm
      Tambem levo bstante pra vida por isso mesmo!!

      Excluir
  5. Oi, Pam!!!!!!! tudo bem?
    Eu aqui tentando ler mais clássicos e você toda trabalhada nas resenhas e me trazendo várias dicas hahaha
    Ainda não li nenhum livro da Anne, mas adorei a resenha e me deu muita curiosidade.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIe Emi!!!!
      Obrigada! rsrsrsrsrs
      pra mim tbm é dificil,entendo voce, amiga rsrsrsrsrs

      Excluir
  6. Oi Pâm! Também peguei o livro, mas ainda não consegui ler. Eu quero incluir mais clássicos nas minhas leituras e pelo menos quatro em 2022. Este será um deles o outro Jane Eyre. Que bom ter sido uma ótima leitura.
    Feliz 2022!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Cida, eu quero muito ler Jane Eyre, sabia???
      Ja tenho ele baixado, vamos ver se consigo ler esse ano!!!

      Excluir
  7. Oie, nunca li nada da autora, mas espero fazer. Esse me parece uma excelente escolha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Pamzinha, eu ACHO, ACHO que tenho esse livro. Não tenho certeza, porque como estou totalmente estacionada nos clássicos, não lembro ao certo se comprei ou não. Se sim, foi na feira da USP que estava em promoção! KKKKKKKKKK
    mas é uma meta. Futura. BEEEEM FUTURA. Tipo, futuro distante. KKKKKKKKKKK
    beeeeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio????
      NOSSA
      QUE AMOR!!!!!!!!!!!!!!!
      deve ser a de capa roxa então, que eles tem uma edição se nao me engano!
      OPA, TA VALENDO RSRSRS

      Excluir
  9. Feliz Ano Novo!
    2021 finalmente acabou.
    Recomendo que você use a experiência adquirida durante o ano de 2021 para tornar 2022 um ano sensacional.
    Espero de verdade que todos os seus objetivos sejam alcançados durante 2022.
    Se você precisar de ajuda pode contar comigo.
    Um abraço.
    arquitetoversatil.com

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate