[RESENHA] Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

06:30

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do livro Mulherzinhas, da autora Louisa May Scott publicado pela José Olympio, também disponível em adaptações e também já publicado em outras versões de editoras.

Título: Mulherzinhas (Little Women)
Série: -
Volume: 1
Autor: Louisa May Alcott
Páginas: 308
Editora: José Olympio
Gênero: Romance / Clássico / Literatura Estrangeira

Sinopse Jo, Beth, Meg e Amy são quatro irmãs que moram em Massachusetts e passam o primeiro Natal sem o pai, que está servindo na Guerra Civil Americana. Enfrentando dificuldades financeiras, a mãe, Marme e March, sustenta a família. Em meio a desafios, as irmãs, que são tão diferentes entre si, precisam se unir para aprenderem juntas. Enquanto os anos passam, elas ingressam na vida adulta e lutam, cada uma, por seus sonhos e ambições. Mulherzinhas é um romance que não foge do cotidiano, mas o aborda com firmeza, humor e sensibilidade, defendendo as virtudes, o protagonismo da mulher e as realizações pessoais.
.
RESENHA
Mulherzinhas foi um dos clássicos que eu escolhi para ler esse ano e com certeza foi uma das escolhas certeiras: um livro doce, mas que ao mesmo tempo, trouxe muitas lições, me emocionou e me fez sorrir. Essa é apenas a primeira parte da história - sim, é isso mesmo. Aqui vamos conhecer as quatro irmãs: Jo, Beth, Meg e Amy, e cada uma tem a sua personalidade, seus defeitos e qualidades, e vamos, ao longo da narrativa, conhecer a vida delas enquanto o pai foi para a guerra e precisam lidar com o dia-a-dia que está cheio de lições para aprender.

Você entende o que quero dizer, não precisa ser sastírica. Usar palavras bonitas é ótimo e melhora o volcabulário — devolveu Amy, com dignidade.

Eu fui sem expectativas, mas com expectativas, dá pra entender? E eu amei. Acredito que foi porque a história superou as minhas expectativas. Vi muitas pessoas falando que falta originalidade por ser uma história de dia-a-dia e mais bucólica, mas eu, particularmente, achei genial a forma que Louisa retratou a época e cada garota, e apesar de ter a minha "mulherzinha" favorita, eu, no final, queria abraçar e ter todas como irmãs. Me apaixonei pelos detalhes, me encantei com a história. E é essa palavra que senti: encantamento.

Mulherzinhas tem uma escrita gostosa e dá pra perceber que Louisa traz alguns conceitos de respeito, integridade, valores - ok, pode ser que algumas coisas você possa achar que não de adequam por ter muitos trechos que são considerados conservadores, mas também temos trechos que fogem disso e quebram esse paradigma inicial, principalmente com a mãe das garotas. Jo é louca por livros e quer ser escritora, Beth toca piano, Meg é a mais velha e muitas vezes assume o papel de mãe das meninas quando a mãe está ausente, e Amy, aspirante a pintora e a mais impulsiva das meninas. Cada uma vai ter sua evolução e vamos conhecer suas paixões ao longo da narrativa.

Então deixem-me aconselhá-las a assumir seus fardos novamente porque, apesar de às vezes eles parecerem pesados, são bons para nós e ficam mais leves à medida que aprendemos a carregá-los. O trabalho é benéfico e há o bastante para todos. Ele nos mantém afastadas do tédio e do mau comportamento, faz bem para a saúde e para a alma e nos dá uma sensação de poder e independência melhor do que o dinheiro ou a moda.

A tradução também ajudou muito: ficou super fluida e foi um dos clássicos que eu li de forma mais fluida. Optei por essa edição por dois motivos: o primeiro foi que eu tinha a versão da José Olympio no Kindle e assim que comecei, já entendi que seria uma leitura rápida. A segunda foi que, em meio a essa leitura, estava lendo outros livros também e consegui encontrá-lo de troca. E a edição é muito bonita: traços em dourado, fonte super confortável e boas margens em papel amarelo.

Não sou! E, se prender o cabelo para cima faz de mim uma mocinha, vou usar duas marias-chiquinhas até os vinte anos.

Em minha opinião, Mulherzinhas é um clássico que deve sim ser lido e apreciado, com calma e observando os detalhes da época, educação, lições de moral e o relacionamento das irmãs, que também evolui, assim como cada uma, a cada página. É delicioso de se ler! E você, já leu ou viu a adaptação, ou ouviu falar?

Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Você também pode gostar

10 comentário (s)

  1. Olá Pâm!
    Adorei a resenha :) Também adorei este livro <3 :)
    Beijos e boas leituras :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca li Pâm! Com certeza um clássico que está faltando no meu repertório. Não tenho muito costume de ler romances "de época", mas acho que gostaria dessa leitura doce ~ e essa edição está linda! Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição é maravilhosa, recomendo! E tá com uma escrita e tradução muito agradáveis ♥

      Excluir
  3. Oi
    que bom que gostou da leitura, eu já assisti um filme e uma miniserie baseado nesse livro e gostei do que vi, preciso ler.
    Legal que se encantou com a história.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tenha apreciado a leitura, Pâm :)
    eu preciso ler mais clássicos, estou tentando montar uma lista de leitura incluindo para sair da minha zona de conforto.
    Adorei a dica, conheço a história, mas nunca li o livro. A edição que vc escolheu é realmente bonita.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito, Emi! ♥
      Te entendo, eu também venho fazendo isso! Ano que vem a meta é ler mais clássicos também rsrsrs

      Excluir
  5. Ai esse livro! Como é amorzinho!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Eu vi o filme primeiro e amei a Meg, lógico que ela como Emma Watson tinha tudo para me cativar, mas uma frase específica dela me impactou muito: não é porque nossos sonhos são diferentes que eles importam mais ou menos.
    RAINHA NÉ?
    beeeeijos Pamzinha
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmmmm!
      que amorzinho, Ale, essa frase é muito real!
      E está certissima, né? Amei esse livro e as meninas são maravilhosas! Ainda preciso ver a Emma como Meg :')

      Excluir

Like us on Facebook

Translate