Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do livro Mulherzinhas, da autora Louisa May Scott publicado pela José Olympio, também disponÃvel em adaptações e também já publicado em outras versões de editoras.
TÃtulo: Mulherzinhas (Little Women)
Série: -
Volume: 1
Autor: Louisa May Alcott
Páginas: 308
Editora: José Olympio
Gênero: Romance / Clássico / Literatura Estrangeira
Série: -
Volume: 1
Autor: Louisa May Alcott
Páginas: 308
Editora: José Olympio
Gênero: Romance / Clássico / Literatura Estrangeira
Sinopse: Jo, Beth, Meg e Amy são quatro irmãs que moram em Massachusetts e passam o primeiro Natal sem o pai, que está servindo na Guerra Civil Americana. Enfrentando dificuldades financeiras, a mãe, Marme e March, sustenta a famÃlia. Em meio a desafios, as irmãs, que são tão diferentes entre si, precisam se unir para aprenderem juntas. Enquanto os anos passam, elas ingressam na vida adulta e lutam, cada uma, por seus sonhos e ambições. Mulherzinhas é um romance que não foge do cotidiano, mas o aborda com firmeza, humor e sensibilidade, defendendo as virtudes, o protagonismo da mulher e as realizações pessoais.
.RESENHA
Você entende o que quero dizer, não precisa ser sastÃrica. Usar palavras bonitas é ótimo e melhora o volcabulário — devolveu Amy, com dignidade.
Eu fui sem expectativas, mas com expectativas, dá pra entender? E eu amei. Acredito que foi porque a história superou as minhas expectativas. Vi muitas pessoas falando que falta originalidade por ser uma história de dia-a-dia e mais bucólica, mas eu, particularmente, achei genial a forma que Louisa retratou a época e cada garota, e apesar de ter a minha "mulherzinha" favorita, eu, no final, queria abraçar e ter todas como irmãs. Me apaixonei pelos detalhes, me encantei com a história. E é essa palavra que senti: encantamento.
Mulherzinhas tem uma escrita gostosa e dá pra perceber que Louisa traz alguns conceitos de respeito, integridade, valores - ok, pode ser que algumas coisas você possa achar que não de adequam por ter muitos trechos que são considerados conservadores, mas também temos trechos que fogem disso e quebram esse paradigma inicial, principalmente com a mãe das garotas. Jo é louca por livros e quer ser escritora, Beth toca piano, Meg é a mais velha e muitas vezes assume o papel de mãe das meninas quando a mãe está ausente, e Amy, aspirante a pintora e a mais impulsiva das meninas. Cada uma vai ter sua evolução e vamos conhecer suas paixões ao longo da narrativa.
Então deixem-me aconselhá-las a assumir seus fardos novamente porque, apesar de às vezes eles parecerem pesados, são bons para nós e ficam mais leves à medida que aprendemos a carregá-los. O trabalho é benéfico e há o bastante para todos. Ele nos mantém afastadas do tédio e do mau comportamento, faz bem para a saúde e para a alma e nos dá uma sensação de poder e independência melhor do que o dinheiro ou a moda.
A tradução também ajudou muito: ficou super fluida e foi um dos clássicos que eu li de forma mais fluida. Optei por essa edição por dois motivos: o primeiro foi que eu tinha a versão da José Olympio no Kindle e assim que comecei, já entendi que seria uma leitura rápida. A segunda foi que, em meio a essa leitura, estava lendo outros livros também e consegui encontrá-lo de troca. E a edição é muito bonita: traços em dourado, fonte super confortável e boas margens em papel amarelo.
Não sou! E, se prender o cabelo para cima faz de mim uma mocinha, vou usar duas marias-chiquinhas até os vinte anos.
Em minha opinião, Mulherzinhas é um clássico que deve sim ser lido e apreciado, com calma e observando os detalhes da época, educação, lições de moral e o relacionamento das irmãs, que também evolui, assim como cada uma, a cada página. É delicioso de se ler! E você, já leu ou viu a adaptação, ou ouviu falar?
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
10 Comentários
Olá Pâm!
ResponderExcluirAdorei a resenha :) Também adorei este livro <3 :)
Beijos e boas leituras :)
Amei muitooo ♥
ExcluirNunca li Pâm! Com certeza um clássico que está faltando no meu repertório. Não tenho muito costume de ler romances "de época", mas acho que gostaria dessa leitura doce ~ e essa edição está linda! Beijos :*
ResponderExcluirEssa edição é maravilhosa, recomendo! E tá com uma escrita e tradução muito agradáveis ♥
ExcluirOi
ResponderExcluirque bom que gostou da leitura, eu já assisti um filme e uma miniserie baseado nesse livro e gostei do que vi, preciso ler.
Legal que se encantou com a história.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Agora eu preciso ver as adaptaçoes, aiaiaiaiaiai
ExcluirFico feliz que tenha apreciado a leitura, Pâm :)
ResponderExcluireu preciso ler mais clássicos, estou tentando montar uma lista de leitura incluindo para sair da minha zona de conforto.
Adorei a dica, conheço a história, mas nunca li o livro. A edição que vc escolheu é realmente bonita.
beijos
Vale muito, Emi! ♥
ExcluirTe entendo, eu também venho fazendo isso! Ano que vem a meta é ler mais clássicos também rsrsrs
Ai esse livro! Como é amorzinho!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEu vi o filme primeiro e amei a Meg, lógico que ela como Emma Watson tinha tudo para me cativar, mas uma frase especÃfica dela me impactou muito: não é porque nossos sonhos são diferentes que eles importam mais ou menos.
RAINHA NÉ?
beeeeijos Pamzinha
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Simmmmmmmm!
Excluirque amorzinho, Ale, essa frase é muito real!
E está certissima, né? Amei esse livro e as meninas são maravilhosas! Ainda preciso ver a Emma como Meg :')