Partes de um livro

Postado em 23 de julho de 2021 às 10:37

Hey cupcakes! Hoje é dia de um post diferente, afinal, fiquei me perguntando: quais seriam as partes de um livro? Porque eu sempre me confundo em falar quarta capa, língua, orelha... Então, por que não matar essa curiosidade e talvez poder matar a curiosidade de outras pessoas também? 

Continue lendo para conferir !

Hoje trago uma postagem diferente, mas que também é uma curiosidade que tive fuçando algumas coisas na internet. Encontrei os resultados em vários sites, então vou marcar alguns que consultei e fiz um "compilado".

Começando com as lindas edições em capa dura: essas edições geralmente são mais rígidas e costumam hoje em dia, serem edições colecionáveis. A intrínseca, no Clube Intrínsecos, disponibiliza edições em capa dura coloridas que ficam lindas demais na estante e a TAG tem um clube mensal com livros em capa dura com uma experiência que promete ser inédita. Já experimentaram?


partes de um livro
As edições capa dura são lindas e fazem parte de muitas coleções. Seja pelo livro favorito, seja por uma edição especial que você 'precisa' ter na estante. Algumas das partes principais são as capas, miolo, guarda, lombada e as capas; a primeira capa é sempre a capa frontal, a "segunda capa" fica 'atrás' da primeira capa, a terceira capa está na frente da contracapa e a última capa, é a capa 'traseira'. 

Os miolos podem ser colados ou costurados. Se você tem problemas na sua edição, você pode contatar a editora, tá? Seja colado ou costurado, não é para o miolo cair ou as páginas caírem (já aconteceu comigo e pode  ser um problema da edição, ok? Por isso é importante contatar a editora).

As lombadas podem ser quadradas ou em formato canoa - seja qual for, lembre-se que a edição é mais rígida, então, ao virar as páginas, podem ocorrer "estralinhos".

Além dessas belezinhas, hoje em dia é comum os livros de capa dura, acompanharem uma fita marca-página de cetim. Em livros grandes, podem vir duas, para marcar até determinado ponto, e depois que passar desse ponto, utilizar a outra fita.

partes de um livro

As jackets ou sobrecapas, estão ocorrendo principalmente em edições que tem adaptações para as telinhas ou mesmo mudança de design da capa, ou quando tem troca de capa, como foi o caso do livro Os Pergaminhos Vermelhos da Magia da Galera Record. No lançamento do Livro Branco, vinha a jacket para o primeiro livro para que pudessem ficar no mesmo estilo. 

Alguns livros capa dura vem com jackets, porque muitas edições, por exemplo, tem apenas uma capa colorida e podem vir o design da capa de brochura. Ocorre muito em livros internacionais, por exemplo, em que as capas nem tem o título, muitas vezes, só tem um símbolo da história, por exemplo, e vem com a jacket toda bonita por cima das capas duras. Sobrecapa também pode ser colocada em cima de brochuras, como esse caso do Pergaminho que contei aqui em cima.

partes de um livro

Alguns livros podem vir com cinta, quando estão em algum momento promocional ou de divulgação de filmes, séries, etc. Elas podem vir por cima da capa brochura, em cima da jacket,... É um "extra" no livro.

partes de um livro

E vocês, gostam desses tipos de curiosidade? Eu adoro!!!!

Você poderá gostar de:

12 comentário (s)

  1. Oi!
    Eu não era muito familiar com os termos 2ª capa, 3ª capa e cinta até recentemente, só que eu não me lembro onde que li sobre, eu não conhecia os dois primeiros termos por conta de eu sempre considerar "capa e contracapa" e nunca 1ª capa e 4ª capa!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pamela. Como vai? Interessante essás curiosidades, não é mesmo? Gostei de ficar sabendo sobre as diferenças existentes. Abraço!

    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este post, meus parabéns por nos compartilhar esta curiosidade.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Pamzinha,
    ADOREI esse post! Informativo e ainda deixa a gente procurando na estante quais livros temos de diferentes formatos... Eu não tenho um só com jacket e nenhum com cinta, acredita? kkk
    E sim, são muito frágeis essas 'sobrecapas'.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade?? Não acredito!!!
      Uma cinta uma vez joguei fora KKKKKKKKKKKK QUE JEITO!
      A gente fica com vontade de ter né? HAHAHAH
      sei como é ♥♥

      Excluir
  5. Oi Pam, tudo bem?
    Super criativo e informativo o seu post, parabéns!
    Eu adoro capa dura pela beleza, mas pra leitura de dia a dia eu prefiro brochura, ainda mais pelo hábito de ler antes de dormir.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIe Prih!!Tudo e com você?

      Verdade! E estrala menos rsrsrsrsrsrsrsr

      Excluir
  6. Gostei muito dessas curiosidades. Não conhecia a maioria delas.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir