[RESENHA] Fangirl, de Rainbow Rowell

06:48

Hey cupcakes! Como vocês estão? Hoje é dia de resenha do livro Fangirl, do autora Rainbow Rowell, republicado pela Seguinte nesse ano de 2020.

Título: Fangirl 
Série: -
Volume: 1
Autor: Rainbow Rowell
Páginas: 464
Editora: Seguinte- Companhia das Letras
Gênero: Fantasia / Young Adult /Ficção /Literatura Estrangeira

SinopseCath é fã de Simon Snow, uma série de livros que faz sucesso no mundo todo sobre um garoto feiticeiro. Mergulhar nessas histórias foi a única maneira que ela encontrou de lidar, junto com sua irmã gêmea, Wren, com a partida da mãe quando eram crianças. Desde então, a vida da garota se resume a ler, participar de fóruns sobre Simon Snow na internet, escrever fanfics, fazer cosplay dos personagens... Sempre ao lado da irmã.Mas agora Wren parece pronta para se distanciar do fandom de Simon Snow -- e da própria Cath. Afinal, ela deixou bem claro que é hora de cada uma trilhar seu próprio caminho quando avisou que não queria dividir o mesmo quarto na faculdade.
Pela primeira vez, Cath se vê sozinha -- e totalmente fora de sua zona de conforto --, e com uma colega de quarto mal-humorada que tem um namorado (bem fofo) que não sai do dormitório das duas. Para completar, ela também precisa se preocupar com o pai solitário e com sua professora de escrita literária, que abomina fanfics. Será que ela vai conseguir sobreviver a tantas mudanças e começar a viver a própria vida? E será que seguir em frente significa deixar Simon Snow para trás?

Continue lendo para conferir a resenha sem spoilers!
RESENHA

*Recebido em parceria com a Companhia das Letras - Editora Seguinte


Fangirl é um livro jovem adulto, e trata de temas muito reais, apesar de ser uma ficção E ser voltado para o mundo ficcional. Isso tudo estou falando porque a nossa protagonista Cath é uma leitora assídua dos livros de Simon Snow, um sucesso no mundo inteiro, e que está prestes a terminar com o lançamento do último livro... Só que ela ama tanto esse universo que não quer que ele acabe (você que é leitor ou leitora, não se identifica com isso?). E, a partir daí, ela criou uma história que começou a encantar milhares de fãs que visualizam suas novas aventuras para Simon e Baz todos os dias e muito mais de vinte mil acessos, a fanfic Sempre em Frente com o codinome de Magicath. 
Palavras são muito poderosas. E ganham ainda mais poder conforme são usadas... Conforme são ditas, lidas e escritas, em combinações consistentes e específicas.
Pág. 82
Só que, na vida real, Cath não parece tão popular assim: ela morre de vergonha de ser o centro das atenções, sempre morou com a irmã e está resistente em dividir o quarto com uma nova colega de quarto que é muito mais agitada, ainda mais com o seu namorado - um garoto novo e muito insistente que parece distribuir sorrisos para todos, inclusive para ela. Cath pode se acostumar à sua nova realidade e ainda dar conta de todas as novidades que uma universidade oferece? E ela consegue conciliar tudo isso com a sua vida secreta de Magicath - autora de fanfics? E essa nova colega de quarto com o namorado querendo puxar assunto pode ser uma boa? 
Quer ler? Talvez seja péssimo. Mas talvez seja ótimo. Provavelmente é ótimo. Me diz que é ótimo, tá? A não ser que seja péssimo.
Pág. 86
Falando sobre os personagens: Cath é facilmente real, ela tem seus problemas com a família, com a irmã, com o modo das pessoas a verem. A forma como ela se vê - a fase de transição interna está acontecendo, e a personagem tem um amadurecimento bonito de se ver ao longo da narrativa, além de aceitar o outro, aceitar a si mesmo e ver algo que geralmente ela não vê, apesar de estar ali. Levi é um docinho e é um dos personagens que leva a vida de forma mais leve na narrativa - ao meu ver, eu gostaria de ser um pouco como ele e descomplicar muitas coisas. Wren, a irmã de Cath, quer a liberdade e se soltar um pouco do cordão umbilical da irmã, e, por vezes, ela acaba rude, mas tem um bom coração. O pai das meninas é um personagem que deve ter seu destaque, assim como a Reagan, a colega de quarto mais irreverente e caruda. Adorei a sinceridade dela. Aliás, deixo aqui uma fanart do tumblr que ficou, em minha opinião, perfeita!


Você entende de amor. Já te vi descrever o sentimento de mil maneiras diferentes. 
Pág. 87
A edição da Seguinte está um capricho que só - além do marcador ter alguns dos personagens icônicos do livro, as páginas amarelas, letras em um tamanho confortável e as margens com um bom espaçamento, o livro tem uma cor em tom de verde um pouco mais forte do que a edição antiga e que está linda, deixando em destaque o título colorido do livro. Na parte de trás, você encontra o marcador  que tem uma arte com os personagens principais - detalhe que achei super fofo!
- Você leu os livros?
- Eu vi os filmes. (...)
- Então você não leu.
- Não sou muito de ler.
Pág. 136
O livro fala muito de família, relação pai e filha, relação mãe e filha, a influência de uma mãe na criação da filha assim como a relação entre irmãs e como esse laço é tão poderoso. Além disso, o livro aborda muito a escrita, como ela pode ser uma válvula de escape para fugir dos nossos medos e anseios e viver um mundo completamente diferente - gostei de diversas frases que a autora usou nesse livro para falar um pouco de como a escrita, e os livros, claro, nos trazem liberdade. Como os livros nos salvam do nosso próprio afogamento de emoções, muitas vezes
- Você não é muito de ler. E não é muito de internet. O que sobra?
- A vida. O trabalho. As aulas. O ar livre. Outras pessoas.
Pág. 162
Fangirl é, sem dúvida, o meu livro favorito da Rainbow e o que mais gostei da construção dos personagens - tem drama, tem romance, ainda que esse seja desenvolvido de uma forma muito leve e progride de forma gradativa, e, eu diria até, que bastante pura. O descobrimento do primeiro amor, de forma natural além do fato de lidar com relacionamentos e emoções.
Não percebi que era uma conversa séria até já ser tarde demais. 
Pág. 185
Algumas atitudes que alguns personagens têm podem não parecer muito altruístas à primeira vista, mas elas são justificadas depois. Poderia ter uma atitude diferente? Isso sim. Mas dá para se entender - não estou passando pano, só evidenciando que às vezes tomamos atitudes por um determinado motivo e talvez pela questão da idade também. Essas mesmas atitudes podem ser interpretadas de outras formas e depois vemos que poderíamos ter agido de outra forma, né? 
Nada pode acabar comigo, a menos que eu deixe.
Pág. 256
No mais, recomendo Fangirl a todos que amam uma história de amor gradativa, uma pegada juvenil ao mesmo tempo que trata de temas sérios e importantes, principalmente no desenvolvimento pessoal. Além disso, é um livro que aborda muito a escrita e você não vai conhecer apenas uma história, pois além da história de Cath, temos trechos da história 'original' de Simon Snow intercaladas com trechos da fanfic. Um amorzinho! E se você já leu ou escreveu fanfic, vai super se identificar com a Cath - eu mesma me vi revivendo essa época de escrever fanfics com ela. Que saudade!


Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Você também pode gostar

14 comentário (s)

  1. Olá,
    Sempre vejo resenhas sobre esse livro, mas até agora nunca tinha me interessado em ler. Só de ter uma personagem real já me conquista bastante. Mas o que me convenceu foi a descrição da história, amor gradativo, juvenil e ainda assim bom assuntos sérios. Simplesmente adorei.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem fofo e realmente tem esses temas, Ray!

      Espero que curta!

      Excluir
  2. Vi algumas pessoas falando mal de Fangirl e deu uma desmotivada pra começar a leitura, mas agora com a sua resenha minhas expectativas foram renovadas kkkkk eu adoro esse universo de fã e o livro parece ser no mesmo ritmo que Eleanor & Park no sentido dos pequenos passos para um grande romance e eu amo a forma como a Rainbow trabalha o romance nos YAs.
    Vou deixar o livrinho na lista pra aproveitar as oportunidades e comprar assim que possível!!
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMM
      exato
      são pequenos passos para um grande romance
      eu, particularmente, prefiro ele do que eleanor & park rsrsrs
      Mas cada um tem alguns pontos interessantes e importantes que são tratados

      Excluir
  3. Oi Pâm
    Eu gosto muito desse livro porque acho ele extremamente fofo. Eu gostei da autora ter trago um romance bem gostosinho de acompanhar, tanto que eu fui demorar pra perceber quem era o interesse romântica da Cat kkk só não gostei da irmã dela, achei extremamente chata e egoísta.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mika!
      Ele é bem fofinho, né?
      ENTÃO
      da primeira vez eu me surpreendi porque também não tinha me ligado que ia ser ele? que coisa! kkkk ela nos enganou!

      ela tem um gênio difícil mesmo, no final que melhora tudo, amém! kkkk

      Excluir
  4. Oi!

    Eu amei as quotes! Amei todas elas...especialmente sobre o poder das palavras. Adoro histórias que envolvem livros e tem leitores como personagens. Cath parece ser uma leitora muito divertida. Adorei a resenha e a indicação.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é lindo?
      É um dos meus quotes favoritos da autora ♥

      Excluir
  5. Oi Pamzinha,
    É... Acho que a Rainbow não é muito pra mim... Os livros dela não conseguem atrair minha atenção, sabe?
    Até tento, mas não consigo... Acho que passei da idade, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei!!!!
      É o estilo dela também, depois de ler esse de novo e ter lido eleanor e sempre em frente percebi um padrão da autora! A gente vai vendo como é KKKK

      Excluir
  6. Oi, Pãnzinha

    Não duvido que seja uma história super fofa. Eu até gosto quando a família dos personagens tem certo destaque, mas como é uma história mais juvenil dificilmente eu iria curtir. Eu nunca li nenhum livro desse universo das fanfics, mas já li várias fanfics que viraram livros! hahahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fofa mesmo, Tami! hehehehe
      super entendo, de verdade!
      Nossa, e tinham muitas fanfics que poderiam facilmente virar um livro, né? uma delicinha de ler!!

      Excluir
  7. Olá,
    Esse é um dos meus livros favoritos da Rainbow.
    Fala TANTO com a época que eu estava saindo do Ens. Médio e entrando na facul que acho que ela até instalou câmeras aqui em casa. Muitas saudades dessa época das fanfics.

    Feliz 2021!
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não bate uma saudadona, Nana?
      Eu tava na facul e bateu uma nostalgia na primeira vez!!!
      Mt saudade mesmo, era mt bom!!!

      Excluir

Like us on Facebook

Translate