[RESENHA] As mil e uma noites - Contos Selecionados

05:01

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do livro As mil e uma noites - Contos Selecionados em uma edição antiga que tenho e resolvi ler novamente - eu não havia lido inteiro na primeira vez e, impulsionada por um amigo pensei: por que não?


Título
: As mil e uma noites - Contos Selecionados
Série: -
Volume: 1
Autor: -
Páginas: 103
Editora: Sol
Gênero: Contos

SinopseAs mil e Uma Noites,constituem um antigo tesouro de histórias narrativas da literatura árabe que há três séculos são conhecidas e exercem grande influência no Ocidente. Xerazad, a narradora, é uma contadora de histórias única: ela não as conta para distrair a atenção da passagem do tempo e da vida (como aconselha Machado de Assis, repetindo Diderot); ela conta histórias para não morrer, pois é o interesse despertado por suas narrativas que a mantém viva – tanto no livro, porque o sultão não a mata, como na realidade, porque os leitores não a abandonam.

Continue lendo para conferir a resenha sem spoilers!

RESENHA

Apesar de ser um livro quase como um clássico - afinal, quem nunca ouviu falar de As Mil e uma Noites? - eu não tinha lido com atenção na primeira vez e deixei algumas histórias simplesmente passarem. Por uma indicação de um amigo e também por ser curtinho e rápido, resolvi me arriscar novamente. 

Aqui vamos encontrar alguns contos dos mais famosos conhecidos pelo mundo em uma versão curtinha, com ilustrações que casam muito bem com a história e remetem a esse clima da arábia. Sem spoilers, vou trazer apenas um pouquinho das minhas impressões. As Mil e uma Noites me trouxe um pensamento inicial que foi completamente diferente e gostei muito de como ele finaliza - achei genial e Xerazad foi a minha favorita de todo o livro, logo de cara. O pescador e o gênio trouxe um pensamento interessante sobre o outro e me enganou direitinho - pensei que ia acontecer uma coisa quando aconteceu outra completamente diferente e gostei do finalzinho.

Ali Babá e os quarenta ladrões tem um desenrolar intrigante e muito gostoso - as ações são cruas, mas ao mesmo tempo acontece em uma velocidade ideal, me senti dentro das cenas, eu conseguia visualizá-las com facilidade 

Em Aventuras de Simbad, o marujo eu acho que não esperava encontrar uma lição logo no finalzinho da história que também é de importância da cultura. Aladim e a lâmpada maravilhosa não foi QUASE nada do que eu esperava, mas me deixou com vontade de assistir ao filme do Aladim novamente pela Disney na versão com o Will Smith! Encontrei algumas poucas semelhanças e muitas diferenças e acho que super valeu a pena. 

Confesso que não é muito do meu costume ler livros de contos, mas ler esses me remeteu a outra época, outras culturas e crenças, o que é sempre muito bom - sair da zona de conforto para poder conhecer novas leituras e ter experiências diferentes. De todas as histórias, As mil e uma noites foi de longe a minha favorita, mas é porque tem uma parte de conquista e romance que eu gosto e acabo sempre sendo um clichê ambulante... No mais, é um livro interessante, apesar de ser uma versão simples e creio que seria mais contada para idades mais jovens. É o livro que, apesar de poucas páginas, traz grandes lições e culturas para conhecermos.

Classificação: ⭐⭐⭐⭐

Aproveite e se dê uma assinatura no Prime (os primeiros 30 dias são grátis!) ou no Kindle Unlimited (os primeiros 30 dias também são grátis e você pode ler esse livro!) 💓

Você também pode gostar

16 comentário (s)

  1. Oi, Pâmela como vai? Legal que gostou da leitura deste conto. Eu particularmente amo ler contos, para mim é tão prazeroso quanto ler calhamaço por exemplo. Sua resenha ficou ótima. Adorei. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal ler uns contos assim, né?? :D
      Eu venho gostando cada vez mais de calhamaços, mas gosto de uns clássicos assim também ♥

      Excluir
  2. Oi Pam, tudo bem?

    Os contos das Mil e uma Noites fizeram parte da minha infância. Acho que o fato de até hoje eu gostar bastante da cultura oriental e ter um certo fascínio pelos povos asiáticos tem um pouco da influência dos contos que li.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro contos. A minha vó lia muitos clássicos pra mim quando eu era mais nova e entre tantos, ela leu Ali Babá e os quarenta ladrões. Fiquei encantada!
    Ótima resenha. Parabéns.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler As Mil e Uma Noites e acho que eu ia gostar bastante desse livro mais compacto e com ilustrações. É sempre bom quando a gente sai da zona de conforto e se surpreende né?! Eu gosto de ler contos.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que voce ia aproveitar esse bem rapidinho, Leslie! :D

      Excluir
  5. Olá,
    Também não sou muito de ler livros de contos, mas tenho vontade de ler esse em especial, afinal, como você mesmo disse, quem nunca ouviu sobre As mil e uma noites?

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pamzinha,
    Eu também não tenho o costume de ler contos, sempre acho que falta alguma coisa.
    Esses, por serem clássicos, eu arriscaria a leitura sim, mas só agora porque você leu e gostou, rs. Antes, acho que passaria despercebido por mim, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEHEHEHEHEHEHEHEH
      esses são bem rapidinhos de ler mesmo, mas tem umas edições mais bonitinhas também hehe

      Excluir
  7. Eu não conheco essa edição de compilado de contos, mas adoro contos e por incrível que pareça sempre quiz ler "As mil e uma noites", poré nunca li. Quem sabe esse post não foi o empurrão que eu precisava, vou ver se acho o onto solto sem estar em uma edição com outros contos diferentes. Esse mês pretendo ler também João e Maria em versão de conto separado assim,

    Abraços!
    Wall's Books
    https://wallsbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vale super a pena, Victor!
      Esses contos famosos sao bons pra gente conhecer, de verdade!

      Excluir

Like us on Facebook

Translate