[RESENHA] Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

Postado em 10 de agosto de 2020 às 00:26

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do livro Eleanor & Park de Rainbow Rowell publicado pela Editora Seguinte publicado no Brasil. Que tal conferir?
eleanor & park rainbow rowell

Título
: Eleanor & Park (Eleanor & Park)
Série: -
Volume: 1
Autor: Rainbow Rowell
Páginas: 360
Editora: Seguinte
Gênero: Romance / Ficção / Jovem Adulto (Young Adult) / Literatura Estrangeira

Sinopse:  Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar.Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido.
Mas não para Eleanor.
Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam.
Narrada durante o ano letivo de 1986, essa é a história de dois jovens de dezesseis anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca é para sempre, têm coragem e esperança suficientes para tentar.

Continue lendo para conferir a resenha completa!
RESENHA
eleanor & park rainbow rowell
Em Eleanor & Park vamos conhecer os personagens que dão nome ao livro - Eleanor é uma garota ruiva que tem alguns problemas de autoestima, peso e, os piores de todos, problemas familiares que não ajudam em nada além de um assédio pesado - talvez eu também não estivesse esperando encontrar ele aqui da forma que apareceu. Park é um garoto asiático que também sofreu seu "certo" preconceito e não tem um relacionamento "cem por cento" com seus pais - principalmente seu pai, que parece ter certa relutância.
É assim que as pessoas aprendem coisas novas, Park. - Cal deu um tapinha em um livro de poesia. - Lendo.
Pág. 36
Em certo dia, quando Eleanor não tem mais um lugar para sentar no ônibus, o único lugar que resta, é ao lado de Park... E, aos poucos, com gibis, música e uma companhia amiga, os dois começam a se aproximar... E romper as barreiras que foram criadas pela vida
Ela o havia recitado como se as palavras tivessem vida. Como se as tivesse libertando. Era impossível desviar os olhos enquanto ela falava.
Pág. 45
Eleanor & Park é um livro bonito, que fala de bullying, preconceito, dificuldades e a intensidade do primeiro amor na adolescência. Ele é delicado ao mesmo tempo que tem alguns sentimentos crus, que precisam ser maturados com o tempo e a idade - confesso que mesmo lendo já com meus 25 anos e ter passado por algumas literaturas mais maduras, custei a entender algumas coisas que estavam acontecendo, que, acredito que, se tivesse lido mais nova, eu teria visto de outra forma. Achei necessário ao mesmo tempo que um pouco pesado - mexeu comigo. Além disso, o livro é pura poesia - as palavras se desmontam e casam de uma forma bonita, e isso é muito particular da autora e é algo que sempre me encantou quando mais nova nas leituras também.

Eu queria dividir essa música em pedacinhos - ela disse - e amar cada um até morrer.
Pág. 67

Algumas coisas que aconteceram foram negativas, no meu ponto de vista, e fizeram com que a leitura fosse um pouco mais lenta, principalmente em relação a Eleanor e isso me fez perder o ritmo e deixar o livro um pouco de lado, o que acredito que tenha influenciado na nota, além de, em alguns momentos, sentir que o tom do livro estava muito duro para os dois, para a pouca idade que eles tem - apesar de saber que é parte da escrita da autora, por ter lido Fangirl em outro momento e ter encontrado certas semelhanças entre os dois. 

Não sou mais minha, sou sua. E se você decidir que não me quer? Como poderia me querer tanto quanto eu te quero?
Pág. 126

Devo dizer, que ainda assim, a Rainbow tem uma escrita que toca e, de certa forma, te faz ficar pensando sobre suas pequenas atitudes e coisas do dia-a-dia que podem afetar o próximo e como elas afetam você. Na mesma medida que isso acontece, bate aquela nostalgia adolescente boa, que nos encanta e em pouco mais da metade do livro, não dá pra largar a leitura, até saber do final que é tão falado por muitos leitores. Me surpreendi e foi diferente do que eu esperava? Definitivamente. Mas também me deixou louca e saí gritando sozinha pela casa depois do final do livro. Eu esperava algo, mas queria que a autora tivesse terminado de uma forma diferente... Só o finalzinho rs. Vocês já terminaram esse livro ? O que acharam do final?

Ele era como arte, e arte não foi feita pra ser bonita, mas pra fazer você sentir algo.
Pág. 184

A edição publicada pela Seguinte está muito bonita - eu diria impecável. A revisão está ótima, a diagramação clean, espaçamento e tamanho da fonte estão bem confortáveis. Além da nossa querida página amarela que é super confortável para a leitura, né? Dá pra ficar lendo tranquilamente. E vamos combinar outra coisa que adoramos quando vem um mimo - a edição conta com um marcador na segunda língua e a edição acompanha um card que super tem a ver com a história. Um amorzinho!

Classificação: ⭐⭐⭐


Você poderá gostar de:

4 comentário (s)

  1. Oi, Pâmela tudo bem? Eu pretendo ler este livro em breve. Sua resenha despertou ainda mais meu interesse por lê-lo, acredito que a obra me agradará. Excelente sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah! Parece ser um livro amorzinho mesmo. Me deu vontade de ler.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. Mesmo em quarentena o blog tem dois posts novos. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir