Words Challenge 2020 - 1888: Libertação dos Escravos

05:59

Hey cupcakes! Como vocês já sabem, eu e a Alê do blog Estante da Alê anualmente preparamos com muito carinho um desafio de palavras durante o ano todo, onde podemos nos desafiar e trazer um texto diferenciado no conteúdo dos nossos blogs. Estou surpresa como cada desafio e cada mês se torna mais difícil e mesmo assim conseguimos criar cenários e personagens que gostamos muito!

O terceiro ano escolhido foi 1888 com a Libertação dos Escravos. Um pouco ousado de minha parte mas me senti dissuadida a fazer! Continue lendo para conferir e não deixe de conferir também no Estante da Alê! 😍

Palavras: esquecido, memória, aguentar, sorriso, pêssego, tribunal

Desafio de Março/2020
Olhei para aqueles olhos de jabuticaba com o sorriso tímido que me deixava enlouquecido. Nossas algemas haviam sido soltas depois da nova lei assinada no tribunal, mas na pele cor de chocolate da pessoa que eu mais admirava no mundo, ainda estava a marca do último chicote e nas mãos que me acalentavam constavam o trabalho árduo que vinha fazendo na casa dos senhores.

E foi por isso que tomamos a decisão que tomamos e estamos escondidos num caminhão de tomates que vai para um lugarzinho já conhecido por nós dois, a três cidades daqui. A fuga certamente não era uma opção há alguns dias, até que Dandara apareceu com as chicotadas mais profundas no torso que eu tanto adorei com beijos ternos e quentes. Aquilo me consumiu de ódio de uma tal forma que tudo que eu via era vermelho. O sangue que eu ajudei a limpar, ficou cravado na minha memória junto com todas as outras vezes que maltrataram minha adorável mulher.

Implicitamente, sabíamos que a vida jamais seria fácil simplesmente por termos nascido com uma pele diferente dos nossos patrões. Naturalmente e desenhados para "aguentar" tudo que a sociedade dizia não poder fazer, ao olhar para minha Dandara eu só tinha certeza a cada dia mais do que fiz. Quando eu carregava os sacos de cana e trabalhava no engenho de sol a sol, o que me fortalecia era saber que ela estaria me esperando à noite com um prato de sopa de batatas colhidas na manhã, escondido para mim. Quando a via, meu olhar mostrava que era tudo que eu pedi à Deus, mesmo que na maior parte do tempo eu pensasse que havia sido esquecido por Ele.

Pensar que estávamos chegando ao nosso futuro antes preso às grades da fazenda e agora aberto, me fazia sonhar coisas que eu nunca vivi antes como ter uma casinha à margem do ribeirão comendo pêssegos recém colhidos com minha garota.  Os sonhos estavam apenas começando.
• • •

Você também pode gostar

8 comentário (s)

  1. Oi, Pâmela como vai? Parabéns pelo belíssimo texto, além de bem escrito, o mesmo mostra uma mensagem importante sobre o sentimento mor da humanidade. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. bem desafiante esse tema, mas vc se saiu super bem no texto como sempre!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamzinha,
    Te admiro porque você saiu da sua zona de conforto em um tema muito delicado.
    Um dos textos mais sensíveis que você fez. AMO DEMAIS!
    Beijos e parabéns!
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu admiro tanto você e tanto nossos desafios e me surpreendo todos os dias com as maravilhas que saem deles!!!!
      Obrigada Ale <3

      Excluir
  4. Olá! um dia ainda vou conseguir participar desse desafio, criar textos com as palavras escolhidas é difícil e muito bom para nossa memória e criatividade, acho muito bacana esse projeto e de um incentivo cada vez maior para a criatividade e leitura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate