[RESENHA] Faz de conta ou faz acontecer, de Aneli Monteoliva

Postado em 15 de janeiro de 2020 às 05:45

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do livro Faz de Conta ou Faz Acontecer, da autora nacional Aneli Monteoliva.


Título: Faz de conta ou faz acontecer
Série: -
Autor: Aneli Monteoliva
Páginas: 186
Editora: Autografia
Gênero: Romance/ Literatura Nacional

Sinopse: Alice e Murilo se conheceram ainda na escola. Ele, o popular. Ela, a nerd invisível. Encontros e desencontros aconteceram durante a história desses dois até que o destino deu-lhes um ultimato. Uma mistura de autobiografia com ficção que deixa a cargo do leitor a descoberta do que é a alma desnudada de um casal e o que não passa de pura imaginação. Encontre nessas páginas histórias possíveis e inimagináveis que vão levar duas pessoas a ficarem juntas só enquanto se lembrarem uma da outra. Só enquanto respirarem....

Continue lendo para conferir a resenha completa!
RESENHA

Faz de conta ou faz acontecer é um romance que pode muito bem ser real: Alice é uma garota inteligente e se considera muito comum no seu colégio. Apaixonada por um dos rapazes bonitinhos, mas sempre muito focada, ela não percebe quando, num dia comum, Murilo, o rapaz de mais lábia do colégio se aproxima achando-a encantadora. Quanto é possível dessa conversinha ser real? Depois do colégio, um beijo não dado e alguns anos após alguns esbarrões da vida, encontros inesperados no plural, podem ser apenas coincidência do destino para que se encontrem novamente? Ou nada é coincidência nessa vida? 
- Não, não estou namorando.
- Como assim? Linda, inteligente, simpática e não namora? Só se não quer.
- Não achei pretendente com a mesma opinião que você.
pág. 21
A construção dos personagens é interessante e achei bem vida real - nada dessas ilusões clichês que encontramos por aí. Alice tem a insegurança que muitas que nós, mulheres, convivemos no Ensino Médio e na adolescência com o nosso corpo - com o passar dos anos, a maturidade chega também para Alice que vai se conhecendo e percebendo seus pontos fortes. Gosto muito de como e do quanto é sincera quanto ao que está sentindo durante toda a leitura. Murilo é galante e conquistador e apesar de receber propostas, ele tem noção do que quer ou não e alerta para tal, claro que ele tem seus pontos porque às vezes demora a perceber coisas que estão em frente aos seus olhos. Mas tem outros personagens durante o caminho que também chamaram minha atenção, mas vamos deixar um gostinho de quero mais aqui, ok?
- Ele tem muito ciúme de você, sabia?
- É que ele sabe que demonstro perigo ao relacionamento.
- É porque ele sabe que todas as vezes que você aparece em minha vida eu me apaixono.
pág. 34
Os personagens dizem coisas reais e vivem problemas reais, e é muito bonito e envolvente como a história acontece - sabemos que problemas não são bonitos, mas prova mais uma vez que a base de qualquer relacionamento, seja amoroso ou de amizade, é resolvido na base da conversa e sinceridade. Friso aqui que os personagens não são saradões e isso foi bem legal HAHA Gostei que se passa no Brasil com nomes em português mesmo e também as situações não são impossíveis e são muitas que eu também já vivi e me vi ali no meio da história. Me conectei facilmente assim que comecei a ler.
Mas não direi que o céu chora pelas gotas que molham o vidro a me encarar. Não. Para todo o resto do mundo e do universo nada mudou. Mas, para mim, o mar em meus olhos é maior do que o oceano que admiro.
pág. 13
Os capítulos tem uma quantidade de páginas razoável e temos pouquíssimos problemas de revisão. O que eu achei diferente durante a leitura, foram alguns inícios de frase quando eram mensagens, que estavam como parágrafos e me deixou um pouco confusa, mas foram apenas alguns trechos. Em outros, eu confesso que gostei muito por terem realmente mensagens SMS durante a leitura. Achei tão divertido! Além deles serem tão diretos que me provocaram muitos sorrisos, adorei!
- Sim, mas queria ver você.
- Por que eu? Tem tantas pessoas que estudaram com você, tantos outros amigos e amigas.
- Nenhum capaz de ofuscar a falta que você me fez e faz.
pág. 26
Faz de conta ou faz acontecer é um romance que pode muito bem acontecer com você ou com a sua amiga, traz personagens crus e sinceros numa leitura rápida, ágil e divertida, você vai se pegar lembrando do colégio e de diversos momentos da vida, além de receber alguns "chacoalhões" necessários de uma forma leve. 

Classificação: ⭐⭐⭐⭐ (4,5)
Para adquirir o livro, fale com a autora aqui

Você poderá gostar de:

3 comentário (s)