[RESENHA] Sob a Luz da Escuridão, de Ana Beatriz Brandão

06:30

Onde estão os metacromos?

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha de um livro que eu estava participando da leitura coletiva e PUF! Quantas reviravoltas, drama e muita ação! Vou te contar um pouquinho nessa resenha de Sob a Luz da Escuridão da Ana Beatriz Brandão, que tal? Sem spoilers!
Sinopse: Guerras e destruição, causadas pela ganância de um homem, quase levaram a raça humana à extinção. Com a radiação das bombas nucleares, o DNA humano sofreu mutações e uma nova espécie surgiu: os metacromos, seres especiais, com poderes extraordinários. Em meio ao caos de um mundo pós-apocalíptico, Lollipop e Jazz são resgatadas do instituto onde eram mantidas prisioneiras. Com as memórias apagadas, elas não sabem por que estavam ali nem quem as libertou. E, enquanto buscam respostas sobre suas origens, só lhes resta lutar pela sobrevivência. Evan, um vampiro milenar, lidera com mãos de ferro uma das mais poderosas áreas do planeta. Mas quando, por obra do destino, ele reencontra a mulher que pensou estar morta há décadas, tudo desmorona e ele é obrigado a enfrentar o passado. Ana Beatriz Brandão apresenta um mundo totalmente novo ao leitor em Sob a Luz da Escuridão. A raça humana não é mais a mesma, novas espécies foram criadas e agora é cada um por si. Uma história eletrizante, cheia de ação, tensão e romance, que vai provocar fortes emoções no leitor. Prepare-se e escolha seu lado nessa guerra: você é um metacromo ou um Deles?
Continue lendo pra conferir a resenha completa!

RESENHA
E se os humanos não fossem mais a população predominante depois de uma Quarta Guerra Mundial?  Muitos séculos e mutações depois, os humanos mudaram no seu DNA e uma nova espécie surgiu: os metacromos, seres humanos especiais e com poderes
Digamos que o mundo não é mais o que a gente pensava que era.
Pág. 80
Depois de guerras e lutas, duas garotas sobreviventes - Lollipop e Jazz - eram prisioneiras do chamado Instituto até que foram resgatadas, mas nem tudo é exatamente como elas se lembram, principalmente para Lollipop, que não pode considerar sua memória a verdade absoluta sobre a sua vida e existem segredos que ela nem se recorda.... Será que o que ela pode descobrir a deixará mais feliz ou triste consigo? Até que ponto recordar é saudável ou, ainda, até que ponto seguir em frente é necessário? Ou é melhor deixar o coração falar mais alto
Ambos tínhamos medo de nós mesmos e do que éramos.
Pág. 127
Talvez Lollipop descubra que Evan, o vampiro milenar que está por trás de alguns recentes acontecimentos, na verdade pode ter mais em comum e mais respostas para tudo isso do que ela imagina e Samuel, seu melhor amigo, também é um grande cúmplice do que está por vir. O problema é que Evan tem uma resposta para o seu nublado passado que para ele é bem nítida enquanto que para ela fica bem obscuro... O que aconteceu? Por onde ela esteve durante todos esses anos
A morte não é uma coisa para a qual nos programamos. Ela é previsível apesar de sua chegada ser imprevisível. Engraçado como uma ou duas letras podem mudar o significado de algo.
Imprevisível. Previsível.
Morta. Imortal.
Pág. 134
SALDE, carinhosamente apelidado, é um livro cheio de reviravoltas, personagens que tem muitos segredos, é um livro revelador de segredos e surpresas, bem escrito e te deixa sem fôlego porque são muitos acontecimentos - além dos capítulos não serem tão grandes, o que acaba sendo bem fluido. Lollipop é uma garota corajosa, dá a cara a tapa e muito curiosa e vamos dizer que, por ser a nossa protagonista, muitas coisas desenvolvem por causa de sua atitude - Evan vem pra reconstruir um quebra-cabeça da personagem e isso é muito bonito de ver como as peças se encaixam e as cenas passam como um filme pelas palavras de Ana Bia. Jéssica, a melhor amiga, tem um humor explosivo,  ás é vezes impertinente, mas achei uma personagem leve, apesar do humor louco que a garota tem, ela é aliviada por uma veia cômica chamada Samuel, e a interação entre os dois foi muito bacana, até porque vai amadurecendo ao longo da narrativa. 
(...) se você tivesse que se arrepender de alguma coisa, preferiria que fosse de algo que fez ou que deixou de fazer?
Pág. 135
Confesso que alguns diálogos e relacionamentos achei que aconteceram um pouco rápido demais pra mim, entendo que se refere a acontecimentos passados, mas nesse ponto foi difícil pra mim assim como algumas doses de drama. No entanto, o livro apresentou diversas críticas sociais fortes e interessantes - ás vezes a gente dizima a nossa própria população sem necessariamente usar armas de fogo, já parou pra pensar? Além de outros pontos como nossos governos e governantes não são honestos o suficiente ou conseguem tudo para a sua população. Outros pontos levantados como, por exemplo, muitas vezes, deixamos de fazer as coisas e perdemos a oportunidade e às vezes é pra sempre - claro que sempre existem segundas chances, mas não é sempre que as teremos, por isso devemos aproveitar a chance que temos para fazer diferente, para fazer o que precisamos fazer, nos descobrir ao longo dessa jornada é algo necessário, mesmo que às vezes seja dolorido olhar para o passado... Bem, aí veremos em quem nos tornamos, não é mesmo? 
Em quantas vezes nós vamos morrer antes de o fim chegar e na coragem que vamos ter para  enfrentar o mundo.
Pág. 163
Foi muito legal participar da leitura coletiva pois além de lidar com opiniões divergentes e ver pontos de vista diferentes sobre a mesma história, você acaba vendo um pouco da visão da autora e entende um pouquinho de como foi o processo de escrita para ela - o que é bem interessante - e acaba se enredando por diferentes linhas. VAMOS COMBINAR QUE A DONA ANA É BEM DANADINHA E DEIXA OS LEITORES ÁVIDOS PELA CONTINUAÇÃO PORQUE O FINAL...... PELO AMOR DE DEUS, DONA ANA! E obrigada pela oportunidade de leitura, que foi maravilhosa, mesmo sob a escuridão ;)
Classificação: ⭐⭐⭐⭐

Você também pode gostar

12 comentário (s)

  1. ah legal viu, adoro esse tema de futuro pos apocaliptico e parece mesmo uma ótima leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  3. Que resenha maravilhosa, já li comentários bem positivos desse livro, não é meu tipo de leitura preferida, mas fiquei bem curiosa para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Não me dou muito bem com essa autora, ela me buga na escrita dela, o povo fala que e coisa minha mais sei la, em fim mas a resenha ficou maravilhosa, deu vontade de tentar mais uma vez ler livros da autora.
    https://www.newsfallenbooks.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Pamzinha,
    Achei que hoje era dia de challenge, fiquei com medo de ter postado errado agora HAHAHAHAHHA
    E sobre a leitura eu amei demais, não vejo a hora de ter o 2 em mãos. O Evan Delícia me conquistou HAHAHAHAHA
    Fico muito feliz que tenha gostado da obra! Estava com medo de você odiar HAHAHAHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é verdade!!!!!!!!!
      eu errei porque tive que postar antesss :o
      eu não odiei não!!! <3
      eu curti, obrigada ALê :)

      Excluir
  6. Oi Pam!
    Adoro distopias, e essa tem recebido comentários positivos que me deixam curiosa! Nunca li nada da Ana... Gostei do que vc falou sobre a trama!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate