[RESENHA] F*ck Love, de Tarryn Fisher

06:51

Louco Amor

Hey cupcakes! Vamos começar a semana com uma resenha? Hoje é dia de resenha desse livro da Tarryn Fisher que li em 2018 com indicação da Alê do Estante da Alê e não é que é um livro que mexe com muitas coisas? É muito interessante e chega até mesmo a ser um pouco polêmico.

Sinopse: Helena Conway se apaixonou. Contra sua vontade. Perdidamente. Mas não sem motivo.Kit Isley é o oposto dela desencanado, espontâneo, alguém diferente de todos os homens que conheceu. Ele parece o seu complemento. Poderia ser tão perfeito... se Kit não fosse o namorado da sua melhor amiga. Helena deve desafiar seu coração, fazer a coisa certa e pensar nos outros. Mas ela não o faz... Tentar se afastar da pessoa amada é como tentar se afogar. Você decide fugir da vida, pulando na água, mas vai contra a natureza não buscar o ar. Seu corpo clama por oxigênio sua mente insiste que você precisa de ar. Então você acaba subindo à superfície, arfando, incapaz de negar a si mesma essa necessidade básica de ar. De amor. De desejo ardente. Você pode pensar que já viu histórias parecidas, mas nunca tão genuínas como essa. Tarryn, a escritora apaixonada por personagens reais, heroínas imperfeitas, mais uma vez entrega algo forte, pulsante, que nos faz sofrer mas também nos vicia. Depois dela, todas as outras histórias começam a parecer como contos de fadas. Se você não quer se viciar, não leia a primeira página.


RESENHA
Fuck Love, ou Louco Amor, é um livro lançado pela Faro Editorial em 2017 e causa desconforto e até mesmo uma certa dúvida porque é um romance cru, que faz você pensar no real se acontecesse com você. Eu ganhei esse livro numa promoção e AI QUE FESTA! 
- Que bobagem. Todo mundo quer ser conhecido.
- Exceto aqueles que não querem, Helena.
pág. 50
Helena Conway acaba de ter um sonho maluco, completamente ao contrário do que vive agora, e o pior de tudo: ela teve um sonho com o namorado de sua amiga, Kit Isley, onde eles tinham uma vida completa JUNTOS e totalmente diferente do que tem hoje, nada além da leve amizade através da própria melhor amiga. Mas ela já tem o seu namorado e pensa que é feliz até o momento que passa a observar mais Kit e se vê apaixonada por ele. Mas ele realmente é o seu grande amor? E ela ultrapassaria as barreiras da sua melhor amizade por um... Cara
Mas quem disse que a arte existe para fazer com que nos sintamos bem? Talvez ela exista simplesmente para nos fazer sentir. Se ela desperta o melhor em nós? Não sei.
pág. 132
Não vou encher de spoilers até porque a graça do livro é justamente ir descobrindo todas as coisas e porque elas acontecem. Mas vou falar sobre coisas que me instigaram na leitura e outras que me deixaram bem louca. Para começar: que começo foi esse? Super confuso! Achei que era um erro de tradução, mas vi muitas pessoas que leram esse livro pensarem a mesma coisa. Na minha visão, parecia que a autora queria falar e no final o leitor não entendia quase nada. Tarryn Fisher tem uma escrita gostosa, com capítulos não tão longos, mas acho que o começo e algumas partes do meio pro final do livro parecia que ela estava agitada e queria falar tudo ao mesmo tempo e se perdia um pouco nas palavras. Mas leia a frase mais uma vez. Respire. E continue, porque a leitura melhora consideravelmente. 
- Estou começando a ficar irritada, e nem mesmo sei por quê.
- Será mesmo? Ou são as experiências do passado controlando as nossas escolhas do presente?
pág. 141
Della é a melhor amiga de Lena e você não sabe se fica feliz, se fica brava, se fica com dó, afinal, qual foi a intenção a autora? Eu confesso que, em dado momento da história, achei que a Della era uma personagem qualquer, mas poxa... Ela não tinha que ser assim, visto que ela tem uma ligação tremenda com a Lena. Kit é sensacional justamente porque ele é imperfeito. Também tive meus momentos de raiva, mas esse livro os personagens são maduros o suficiente para saberem que o que estão fazendo (ou não) é errado ou não e o poder de suas consequências. Lena é madura o suficiente, como eu disse, e gente, sofri com ela - apesar de alguns momentos terem sido construídos para fazer parecer que existia um vilão, não exatamente eles estão de um lado apenas e foi bom ler um Young Adult onde os personagens tem pesos nas costas e Deus! Sofri com essa mulher, porque às vezes (diga-se muitas vezes) me colocava em seu lugar. E é muito forte. Muito pesado emocionalmente. Outra personagem que vale o comentário é Greer, ela me lembra muito a Maggie de Maybe Someday: você não consegue NÃO gostar dela! De verdade. Ela é muito inteligente, muito madura, convive com seus próprios demônios mas segue em frente sempre, uma personagem que a gente aprende e gostaria muito de conviver porque agrega muito valor.
O melhor tipo de amor é o amor que não deveria acontecer.
pág. 149
Fuck Love tem uma capa maravilhosa com capítulos joviais que iniciam como se fosse uma #hashtag do instagram. Lena tem algo bem dela de tirar selfies para lembrar exatamente como ela estava se sentindo em determinados momentos (me identifiquei, porque consigo lembrar exatamente o humor que estava nas fotos que tirei com facilidade!), existe muita arte, desenhos, viagens, muitos pensamentos que são colocados durante as fases das personagens. Detalhe que eles vão ficando mais velhos e (achei um pouquinho confuso por aqui de novo rs) realmente NEM vemos o tempo passar. Achei muito legal como a autora construiu a relação de amizade entre Kit e Lena, ficou tão natural... E ah! Homens ás vezes demoram para entender nas entrelinhas, mas mulheres também, gente! rs Foi um livro que gostei mais do que esperava e tive que encher de post-it durante o livro todo porque simplesmente as palavras me fisgaram de uma forma que fiquei com uma pequena ressaca literária pós-livro.  
Sob o olhar dele eu fico vulnerável, para não dizer emocionalmente nua.
pág. 167
Ah! Outra coisa que tem na capa: "Algumas vezes o seu pior inimigo será você. outras, alguém para quem você abriu o coração" e não é que é verdade? Uma boa frase para se pensar e extrair bastante rs
Você está atrás dele, mas quem está atrás de você?
pág. 158
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Aproveite e adquira o seu!

Você também pode gostar

10 comentário (s)

  1. Se a resenha já foi uma "chuva de emoções" de se ler, eu imagino se meu coração ia aguentar com esse livro..! Hahaha
    Adorei os quotesinhos que você colocou ao longo do post; parece que isso imerge melhor quem tá lendo na obra em si, não só na resenha. Essas questões de moral, desejo Vs. sentimentos e etc é algo que me prende na literatura de já muito tempo. Fiquei super curioso para ler essa obra e, aliás, o apelido da personagem (Lena) é exatamente o nome de uma personagem do meu futuro livro, e isso eu adorei hahaha
    Beijos!
    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então!!!
      Como que aguenta, Lincoln?
      QUE LEGAL
      conta mais do seu livro, garoto!

      Excluir
  2. Gente, que loucuraaa! É interessante quando o autor nos deixa intrigado ou fascinado por alguns detalhes, independente do livro. E parece que esse tem muitas frases legais hehe
    Adorei sua resenha!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, é muito louco esse livro!
      De verdade
      e tem MUITAS frases, de verdade!

      Excluir
  3. Depois de ler sua resenha é impossível não querer conhecer esse livro. Já quero explorar essa história!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É forte, confuso e interessante.. Adorei a história, Ka!

      Excluir
  4. Oi Pam,

    Já ouvi vários comentários sobre esse livro. Alguns positivos e outros nem tanto.
    Que bom que para você a leitura funcionou. Não se leria agora, mas não descarto ler mais para frente.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. OI Pam,
    Nossa, essa resenha me lembrou que esse livro está aqui em casa, e preciso agilizar a leitura, pra devolver a minha prima. haha
    Eu li o início e achei meio doido também, precisei reler. E até a parte que eu li, não sei o que faria no lugar da protagonista não.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate