2018 - O ano em que comecei a correr #runpamrun

07:00

Hey cupcakes! Hoje gostaria de fazer uma postagem diferente de algumas coisas que vivi de forma diferente esse ano e como isso me impactou, tanto positiva quanto negativamente. Talvez vocês possam se surpreender, não sei rs
Comigo foi assim... Continue lendo.
2018 foi um ano que eu me permiti e resolvi fazer coisas diferentes. E uma das primeiras e mais drásticas pra mim foi começar a fazer exercícios e correr.
Por isso às vezes, se vocês consultarem meu Instagram, vai ter fotos de corrida.
Já ouviu aquela velha história de: me tornei aquilo que eu mais temia? Pois é, sou prova viva dessa frase, pelo menos pra mim.
Corrida do Superman e olha o Flash!
Eu já caminho há anos com meu pai aos sábados porque aproveitamos pra colocar a conversa em dia e andar rápido em trechos bonitos demais pelo amanhecer com a incidência ainda fraca do sol na pele. Só que eu queria que 2018 fosse diferente. Queria mudar um pouco, tanto a cabeça quanto visualmente. Acho que isso aconteceu, de certa forma.
Corrida com show: nós gostamos!
Lembrando que, nesse post, estou contando o que aconteceu comigo e não exatamente está totalmente certo, né?
Só que eu estava querendo ver resultados mais rápidos, precisava queimar mais calorias para ver um pouco de resultado e meu organismo agradeceria mais tarde por isso. 
Foi aí que tive alguns insights e inspirações. Minha tia corre há pouco mais de um ano e já viu diversas mudanças acontecendo de bom com o corpo dela. Meu amigo corre há mais de um ano também e não parou desde que sentiu a endorfina fazer jus. Por que eu não poderia tentar também? Foi aí que eu comecei a procurar o que deveria fazer para começar a correr.  
Na teoria, é só vestir um tênis e sair correndo. Na teoria - e na prática também, tá? - não existe um corpo pra correr - isso sim é bobeira, cupcake - , afinal a corrida é um esporte bem democrático e qualquer um pode fazer isso, baixinho, gordinho, alto, baixo, com coxas grossas, com coxas finas, etc., claro que em intensidades diferentes e sempre respeitando os limites do próprio corpo. Por que não então?
Consultei um médico, fiz um ecocardiograma e ele me deu o aval de que eu poderia fazer exercícios. Segundo ele, eu poderia correr uma maratona com esse coração, mas ainda não cheguei nesse passo.😃😂😂😂
Sesc Jundiai
Depois disso que foi que eu percebi que as mudanças são necessárias mas às vezes é muito difícil dar o primeiro passo. 
Afinal, eu sempre tive preconceito com Educação Física. O professor mandava a gente correr no Ensino Médio e eu queria mesmo era correr dele. Nunca "fui de fazer atividades ao ar livre", não.
Criei coragem e fui num sábado, com minha cartinha de permissão de exercícios, me inscrever para a Ginástica Multifuncional no Sesc - dica valiosíssima para quem tem credencial do SESC : por apenas R$33 ao mês, o programa de GMF do Sesc é um programa bacana para quem não quer enfrentar academias mas dar uma variada e fazer exercícios pois além deles fazerem uma planilha de treinos, você pode fazer atividades em grupo que variam o treino - e comecei em março deste ano. Estou até agora e não pretendo parar tão cedo. O primeiro dia fiz todos os exercícios achando que iria ficar cansada mas depois estava bem. O problema foi no outro dia. Sentia dor pelo corpo inteiro, doía até mesmo se eu respirasse. E foram duas boas semanas bem dolorida. Só que depois o corpo começou a acostumar e consegui evoluir nos exercícios e pesos.
Mas eu queria começar a correr. O exercício iria ajudar a criar força mas ... E minha resistência? E meu coração bombeando? Eu conseguiria respirar enquanto corro? E outra coisa: descobri que existem assessorias esportivas para começar a correr... Só que eu queria pelo menos começar a correr alguns minutos. Depois eu pensava nos quilômetros. Outra das coisas que eu pensava: se eu precisar correr algum dia, eu vou conseguir por quanto tempo?
Foi aí que eu procurei dicas para começar a correr e descobri uma planilha e achei uma corrida - que é uma das minhas vontades de participação que ainda não consegui - a The Color Run, que é uma corrida de 5km onde, a cada km corrido, o participante vai com uma camiseta branca e vai recebendo cores até o final dos 5km. Uma corrida bem divertida. E para fazer essa corrida, existe essa planilha na internet - segundo ela, em oito semanas eu estaria correndo 5 km em 30 minutos. MUITO ÓTIMO para quem não conseguia correr nem 30 segundos, né? 
Planilha Iniciante The Color Run - 5 km em 8 semanas - ou ao menos, 30 minutos correndo sem parar !
Iniciando com um minuto correndo e um minuto e meio andando, comecei a fazer esses treinos na esteira intercalando com a GMF, e, considerando que a esteira tem menos impacto que o solo, comecei, aos poucos, ver resultados. Não conseguia um minuto no início, achava que 30 minutos correndo então... Impossível. Mas eu me surpreendi pois ao final das 8 semanas eu não estava correndo 5km em 30 minutos, mas estava correndo minutos a mais que isso e completando os quilômetros. Pode isso, Arnaldo?
Joinha pro 💓que funcionou bem 
Senti a evolução no meu coração, na respiração, nas dores que surgiam e depois ajustavam as articulações e o fortalecimento dos músculos. Elas sumiram depois de um tempo. Eliminei alguns quilos. Associado ao exercício da GMF eu podia até abusar um pouquinho (aquele hamburgão 🍔) contanto que conseguisse terminar a planilha e seguir com meus treinos durante a semana. Fazia com a esteira de casa alguns treinos, apesar de hoje em dia já não ter muita paciência pois ela não é tão precisa. Baixei o Strava e o Nike Run Club e uso-os até hoje como aliados de treinamentos.
Comecei a treinar minha mente para ficar correndo e me concentrando no ritmo. Me ajudou com memória, com paciência, e comecei a querer me desafiar cada vez mais. Sentir a endorfina pós treino acaba fazendo isso com a gente.
Foi nesse ano que me inscrevi na minha primeira corrida onde na verdade eu fiz uma caminhada de 5km intercalada com corrida - eu não sabia se eu podia correr na caminhada? E descobri que podia sim. Eu não sabia se tinha que caminhar rápido? Eu descobri que não necessariamente. Mas descobri também que caminhada não tinha o chip, nem de peito, nem de pé, nem de qualquer tipo. E pra quê que eu iria querer um chip, hein? Mais tarde descobri também que o chip marca, durante a corrida, meu tempo e no final, ele ficaria marcado no site com o resultado de todos os outros participantes; como caminhante, não tive essa medição que hoje, gostaria de ter tido, mas lembro de fazer em 41 minutos. Com essa corrida vi que "ganhamos" kits e no final dela, uma medalha de participação. Existem premiações para os melhores tempos e um trófeu para categoria geral ou diferenciada por corrida. Confesso que essa Ecofriendly, até agora, foi a corrida mais fraquinha que participei, até mesmo a camiseta de participação que é super transparente e a medalha super simples, mas valeu para conhecer como funciona.
Acervo pessoal
A partir daí comecei a seguir outros perfis de corredores e de corrida e descobri a YesCom, que faz, anualmente, a Corrida da Mulher Maravilha em São Paulo (quero participar no próximo ano), e esse ano prepararam mais algumas surpresas. Eles fizeram a Corrida Superman & Supergirl em Agosto,  que foi a minha primeira corrida de fato apenas correndo, iniciando com 4km - fiquei em quarto lugar na minha categoria e achei isso muito gratificante, apesar de ainda ficar perto dos 30 minutos. Foi muito bom; fizeram um kit maravilhoso, uma caixa, toalha do superman e munhequeiras além de tattoo temporária, camiseta da supergirl, evento com cosplayers, e uma super medalha no final. Se eu me apaixonei? É claro. Uma pena que essas corridas sejam caras, bom é que dá pra parcelar 😂😂 Ah! Essa Superman & Supergirl foi super bem organizada, tinha hidratação em alguns pontos estratégicos e um percurso gostoso de correr.
Corrida Superman & Supergirl - LP, eu e Lucas / Acervo pessoal
Depois dessa, fiquei sabendo que ia ter uma corrida do Batman que fiquei super interessada e ainda uma aqui em Jundiaí queria seria a primeira vez. Parcelei e lá fui eu, em setembro, para os 5km correndo (e teve direito a subida onde me superei e não parei, apesar de ter ficado mais lenta 😂) em menos de 32 minutos numa corrida super bacana em Jundiaí, organizada, com vários pontos de hidratação com o nome de Corrida do Coração a fim de incentivar a atividade física - teve zumba e teve premiação em dinheiro, algo que não tinha me deparado até então. Nessa prova a gente se surpreende com quão rápido as pessoas podem correr e, como existem pessoas com todos os ritmos, você vê a sua evolução aos poucos. Ah, que medalha bonita, hein?
1ª Corrida do Coração de Jundiaí - André, eu e Lucas / Acervo pessoal

Em outubro agora, teve o quê? Pois é. A corrida do Batman!!! Estávamos curiosos para saber como ela seria - minha primeira corrida noturna na cidade de São Paulo que prometia shows e muita diversão - e no final foi isso e um pouco mais. E que legal que foi! Pena que ocorreram alguns problemas referente a organização. Fomos um dia para buscar o kit e... Cadê a camiseta? Só seria entregue no dia seguinte, antes da corrida, só que quando fomos correr, as camisetas nos nossos tamanhos tinham acabado... Mas eles vão nos enviar duas camisetas em troca - aí já melhorou a situação, né? Saindo do Memorial da América Latina com o Elevado e passando pelo minhocão, foram 6km correndo e ultrapassando o que era meu limite inicial. No final, curtimos um show da Banda Viva a Noite da Band e tiramos fotos com diversos personagens. Posso falar que quisemos copiar outras pessoas tirando fotos e no final ficaram super divertidas?   Outra coisa: venci um limite meu que era usar short - há tempos que não me sentia confortável, e confesso, fiquei com vergonha, mas me senti muito mais confortável do que com vergonha então... A gente supera!
Corrida Batman & Batgirl / Acervo pessoal
Não sei quando será minha próxima, mas gostei de participar delas e já tenho planos para algumas no próximo ano também. Meu pace não é dos melhores (aliás, pace é, basicamente, a velocidade que você está correndo, quanto tempo leva para completar um km) mas quero melhorar para poder bater outras metas que vão surgindo. É bom para o meu estresse, faz bem pro corpo e pra mente. Algumas coisas que peguei como dica e comecei a pesquisar depois que comecei a correr e acho que pode ajudar quem tenha interesse em iniciar, por exemplo. Algumas dicas:
Demos um jeito na Harley e no Coringa!

  • Antes de tudo, antes de fazer um exercício é importante ir no médico fazer exames e ter um aval dele falando que você pode praticar, ok?
  • É importante intercalar caminhadas com a corrida SIM (tanto que a planilha da The Color Run) , principalmente no início pois seu corpo está acostumando e criando resistência e se você está começando a correr e sentir necessidade de caminhar, dar uma respirada e depois continuar, não há problema algum e você mesmo não deve se julgar por isso, tá? Mesmo se você já corre há um tempo isso também é importante, tá?
  • Se você quer correr, é indicado que compre um tênis adequado pra corrida. Você vai começar a pesquisar e achar tipos de pisadas (neutra, pronada e supinada) mas isso não é importante agora que você está começando... Por isso, se possível, compre um tênis para corrida (só ir na loja e pedir para o vendedor tênis de corrida) de pisada neutra e curta ele por um bom tempinho. Meu tênis é um Asics simples com um solado mais rígido para corrida e ele foi a melhor aquisição até o momento: super confortável, não me dá bolhas nem dores e nem machuca meu pé na corrida.
  • Que a hidratação com água mineral seja uma constante na sua vida, e principalmente, fazendo exercícios. Se você tiver refluxo, talvez tenha que ter um intervalinho entre o último gole de água e o exercício para não passar mal no meio do exercício.
  • Importante sempre fazer um aquecimento e um desaquecimento pro seu corpo, suas articulações vão agradecer. Uma dica.
  • Use meias confortáveis e que não fiquem pegando no seu pé, pois pode machucá-lo e acredite: você não vai querer bolhas no seu pé.
  • Se você quiser treinar com o celular, o mais recomendado é que fique no seu braço com uma braçadeira, por exemplo. O meu é pesado e como minhas calças legging não tem bolsos ou são pequenos, sempre é ruim levar ele na mão. Pelo menos com a braçadeira eu consigo esconder ele debaixo da camiseta e ouvir música, né? rs
  • No início é comum sentir dor no baço por causa da respiração, mas é importante que você vá se acostumando aos poucos e logo a dor será menor. Também existem dicas no YouTube para você encontrar o melhor ritmo de respiração.
  • Se você faz academia, peça para o professor fazer um treino com alguns exercícios voltados para corrida pois vai ser bom para o equilíbrio e fortalecimento. 
  • Não coma alimentos pesados antes de correr, pois pode fazer mal e voltar; dê pelo menos uma hora de intervalo.
  • Uma playlist para corrida, mas claro que você pode faze a sua própria e ver outras no Spotify:
  • Se possível, busque fazer a corrida de manhã ou no final da tarde, depois que o sol não estiver tão quente. No período da manhã é melhor pois a poluição está mais amena assim como a temperatura, mas cuidado com o tempo seco. No final da tarde é gostoso também por estar mais quente e ver pôr do sol correndo é lindo demais.
 Acho que essas foram algumas dicas que aprendi e comecei a me informar... Pode ser que acrescente mais depois. E vocês? Fazem ou gostam de algum exercício? O próximo a vencer é a bicicleta, mas vamos aos poucos, né? rs Acham que é válido esse tipo de post, mesmo que não tenha nada a ver com as leituras do blog?

Vamos conversar e venham correr também 👀❤✌



Você também pode gostar

7 comentário (s)

  1. Eu amei esse post, porque pude conhecer um outro lado seu. Parabéns pela conquista, não é fácil se manter em um programa como esse, além disso, você mostrou a importância das mudanças na nossa vida. As vezes, a gente está tão acostumado com uma coisa que não muda, sem perceber que pode ser naquela mudança que mora algo que fará bem para nós!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, Kaila!!!!
      As vezes é só um passo maior que você precisa dar e tudo vai começar a correr bem ou melhor :)

      Excluir
  2. OIe
    Adorei seu testemunho. Eu tenho muita vontade de correr, já fiz academia, dança, mas parei e no momento estou pensando em fazer caminhadas. Achei linda sua história.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Caminhada e corrida são muito boas. Eu voltei a fazer caminhada e estou adorando.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Amei seu começo na corrida e principalmente as dicas. Comecei em 2019, ainda estou sem muito comprometimento mas não quero parar mais rsrs E a primeira de 2020 já está programada Run Itimura em 22/3, Bora?

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate