Dei um Pulo Ali: Menos30 Fest - 5ª Edição 2018

04:10

Hey cupcakes! Hoje é dia de falar de um evento, talvez não muito a ver com literatura, mas a ver com sociedade, empreendedorismo e pensar fora da caixinha. Continue lendo que eu te conto um pouco!
O evento Menos 30 Fest é um evento promovido pela Globo Universidade e está em sua quinta edição neste ano de 2018 - o evento ocorreu no Unibes Cultural, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, sendo que existem outras edições em outros estados do Brasil, a fim de promover inovação, conhecer novas startups, termos, pensar diferente e a partir daí poder discutir ações criativas para o futuro. Por que menos 30? Porque perceberam que, no Brasil, existem mais de 50 milhões de jovens com menos de 30 anos, onde 2 em cada 3 desejam abrir o próprio negócio. Claro que não é um evento apenas para quem tem menos de 30, mas é uma ideia de que o Brasil tem jovens que querem fazer a mudança acontecer.
Arquivo Pessoal - E essa entrada de Menos30 com o Diálogo com o Tempo? Super casou!
Conseguimos participar de uma palestra e uma mesa, o que foi muito bacana pois assim conseguimos observar atividades diferentes. Algo que deve ser visto é a pontualidade: os eventos iniciavam e eram finalizados exatamente no horário estipulado (a mesa, por exemplo, depois vimos que tinha um cronômetro, bem legal), até tinham momentos após as palestras que os palestrantes ficavam disponíveis para conversas ou até dúvidas e sugestões.

Palestra - Propósito: ter um faz toda a diferença

Falar de propósito faz realmente toda a diferença porque é ele que deve nos nortear, é ele quem nos faz feliz e usar ele ao nosso favor para construir uma marca, um nome ou trabalhar no que temos hoje pode ser gratificante além de edificante. Fernanda Vio trouxe de uma forma sucinta, afinal são 30 minutos de palestra, sobre como criou a ISKRA, explicou a importância e como as pessoas "compram" a ideia do porque você fazer e não o que você faz, além de apresentar a jornada do empreendedor, a importância de estipular horários , análise de forças e fraquezas, a importância de descobrir o público, criação de consciência, o conceito de causa raiz - pois às vezes é apenas através dos famosos "Por quês?" que vamos descobrir de onde vem todo o prazer em continuar e mudar algumas formas de fazer o que fazíamos a fim de ficar mais produtivo e termos mais resultados. Fernanda ainda falou de algumas ferramentas que podem ajudar o empreendedor em sua jornada e que podemos começar dentro de nossa própria casa. Muito interessante falar sobre isso pois além de mostrar algumas ferramentas,  pude casar com algumas recentes pesquisas e estudos que estudos que estou fazendo. Agregou muito.

Mesa - Ei, vamos explodir as bolhas sociais? 

Aline Midlej mediando, da Globo News
Esse foi uma mesa quase polêmica! Mas que foi muito vivo e pulsante no que temos hoje, afinal, você sabe o que é uma bolha social? Você sabe se vive em uma? Isso parece muito digital pra você? Em um bate-papo mediado por Aline Midlej, jornalista da Globo News,  com Cristiano Borges, da Copernicus, Mariana Campanatti da Imagina.vc e Pedro Lenhard, da Polyfauna, pudemos entender um pouco dos conceitos e ver que vivemos sim em bolhas sociais nas próprias redes de internet - muitas vezes somos nós mesmos que estamos muito confortáveis e não queremos sair ou nem temos ideias de estarmos nela. Ela, às vezes, abrem conceitos para outros pontos fora das redes, como isso influencia o próprio meio real. Os algoritmos estão certos? As redes estão sendo alimentadas com aquilo que queremos para nosso próprio crescimento ou apenas massagear nosso ego, reafirmar o nosso viés de confirmação? Dentre essas e outras questões, o bate-papo rendeu na uma hora e meia estipulada e, na verdade, todo mundo queria mais no final. Muito válido, um assunto super relevante e que deve sim ser levado em conta muito além do meio digital - precisamos explodir as bolhas sociais a fim de ter mais empatia e aprender a conviver com o outro. Não parece tão fora de qualquer realidade, né?

De fato foi um evento bacana, voltado ao empreendedorismo e sobre vários assuntos atuais que influenciam na jornada do empreendedor e que devem ser levados em conta. O problema era ter que escolher uma palestra e ficar atento se a fila para a sala ou local que aconteceria estaria muito grande, pois era sujeito a lotação. Quando saímos da palestra, queríamos outra que ia ser no auditório, mas mesmo acabando antes, já estava com uma fila enorme e já ultrapassava os 80 que seria o máximo na sala, então não pudemos participar da mesma, e, no início, como não sabíamos onde era cada coisa, parecia meio confuso, mas depois nos encontramos pelos mapas espalhados e pessoal da produção que ajudava. 
Outra coisa que achei legal foi que tinha um espaço com vários food trucks, lanchonete, uma espécie de feirinha com vários empreendedores e seus negócios - visão, valores, missões de forma bem bacana - além de ter o #ArteNaRua onde se apresentaram diversos artistas, dentre eles, Jota Pê, que se apresentou no The Voice Brasil... Muito bacana!

Sabe que esse foi um evento bem diferente e que, no final, voltaria sim para outros eventos ou edições. São assuntos que ficam na sua cabeça, matutando, e você quer sair da sua zona de conforto, fazer acontecer algumas ideias. Um evento muito legal da Globo que tive a oportunidade de participar e recomendo fortíssimo - além de ser gratuito e fornecer diversidade, variedade e um leque de possibilidades.

P.S. Posso falar que essa Oscar Freire é muito chique? E muito bonita também? Experimente passear por lá a partir dos números 990... E verás muitas lojas interessantes :)
Classificação: ⭐⭐⭐⭐(3,5 com muito impacto social ⭐)

Você também pode gostar

10 comentário (s)

  1. Ahh que incrível :D

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  2. nossa que legal conhecer esse evento, deve ter sido mesmo ótimo despertando varias ideias criativas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi Pâm, tudo bem?
    O evento parece ter sido bem interessante!
    Eu gostaria de ter participado tanto da palestra quanto da mesa em que você foi.
    Isso de bolhas e das redes sociais servindo apenas para massagear nosso ego é muito real. Uma experiência simples que fiz (sem querer, pois minha intenção era só limpar a memória do celular) em algumas redes, Facebook, Youtube (esse dá muita diferença) é apagar o histórico de pesquisa e de atividades. O YT sempre sugere vídeos relacionados com coisas que a gente assiste (assim como o Facebook está de olho com o que a gente mais pesquisa e interage), quando você limpa os históricos as redes ficam "loucas" e não tem ideia do que sugerir! Vem um monte de coisa nada a ver na sua tl e fica assim um tempo até o robo "reaprender" o que você gosta e voltar a te dar sugestões tipo "mais do mesmo".
    Agora o quanto isso é bom ou ruim, só o tempo vai dizer. Eu acho que nada é completamente ruim ou totalmente bom. Inclusive essa "manipulação".

    Beijos;

    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha achei muito interessante, Helaina, não testei com o YT mas instagram, whatsapp e facebook
      e achei muito muito real sua afirmação
      é bem assim que as bolhas funcionam
      se é totalmente ruim ou totalmente bom? Bem.... Depende
      nada em demasiado é bom, né? Mas é bom a gente saber que acontece a existe mesmo!
      mt obrigada!!

      Excluir
  4. Todo evento proporciona uma troca de experiências sem igual. Na minha cidade não tem quase nada, se tivesse iria em todos!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tem que aproveitar, Kaila!
      To tentando descobrir mais eventos aqui na própria cidade e não é que tão tendo coisas legais também?

      Excluir
  5. Nossa Pâm, esse evento deve ter sido muito interessante mesmo. Só pela sua descrição fiquei morrendo de vontade de assistir a mesa 'Ei, vamos explodir as bolhas sociais?'. Eles bem que podiam disponibilizar vídeos das palestras online, né? Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Pior que é exatamente isso, poderia ter online, pelo menos, né? Essa foi polêmica mas foi muito bacana, viu? Acho que voce iria curtir!
      :)
      beijocas

      Excluir

Like us on Facebook

Translate