[PEGA A PIPOCA] Série 13 Reasons Why

Postado em 4 de maio de 2017 às 15:17

Hey cupcakes! Hoje é dia de um Pega a Pipoca mais pesado: a adaptação do livro Os 13 Porquês que ganhou sua estreia no Netflix foi um verdadeiro sucesso e não há hoje em dia quem não tenha ouvido falar dela, não?  Eu assisti aos treze episódios e havia feito uma leitura há alguns anos... Mas não poderia esperar que fosse ficar tão surpresa. Vem conferir por quê?

if you're listening, you're too late...
Não tem como esconder, na própria sinopse já temos o spoiler do que se trata a série: Acompanhamos a história de Clay que recebe uma caixa de sapatos com várias fitas cassete na porta de sua casa. Ao ouvir as gravações, Clay descobre que elas são de sua falecida colega Hannah, por quem ele era apaixonado, e que cometeu suicídio recentemente.Nas fitas, que são enviadas com instruções para passar de um aluno a outro, Hannah explica os treze motivos que a levaram à decisão de se matar, sendo quem as ouve, um dos motivos. E por que Clay estaria entre eles?


É assim. Joga na sua cara que a garota morreu e que o aparente doce e amável Clay foi um dos motivos para Hannah Baker, uma menina linda, espirituosa e inteligente, ter se matado há alguns dias. Sim. Uma jovem de 17 anos acabou de se matar e ela tem treze motivos para ter feito isso, distribuídos em sete fitas com seus respectivos lados...A série nos traz alguns (MUITOS) questionamentos: seria o suicídio uma solução? Não... Não pode ser uma solução....Mas por que foi uma solução? Nós já fomos um motivo? Nós já fomos Hannah Baker em algum momento? Eu estou realmente sendo tão bom quanto acho que sou? Poderíamos falar algo.. .E salvar a vida de alguém? Poderíamos ser o início de algo ruim? Ou viver com algo que fizemos e dar a volta por cima?

Selena Gomez fez um trabalho muito bonito com a série. Não lembro de quando eu li o livro, ter me sentido da forma como senti ao ver a série. Era fácil sentir na pele o que Hannah, interpretada por Katherine Langford, vivia, mais do que ver na leitura - a meu ver, a série foi bem dirigida e apesar do livro ter uma história sem dúvidas forte, a narrativa não me agradou tanto quanto a construção que a série teve. Hannah é fácil de gostar, ela quer ajudar os amigos, ela quer ser feliz, ela quer ter oportunidades... Mas claro que tudo se torna mais difícil quando as pessoas inventam histórias, apontam, diminuem a menina, fazendo com que ela perca seu brilho, suas cores, suas vidas. Será que todo mundo é tão bom quanto parece quando, em dado momento, faz você querer se matar
Imagem de gif and 13 reasons why
Outra coisa: não é apenas com o suicídio. Eu estava lendo alguns dos muitos textos que surgiram durante essa exibição de 13 RW e realmente, pais: prestem atenção aos seus filhos. Eles sabem que são amados ou serão amados mesmo que sejam gays, que pensem de uma forma política diferente da sua, que não goste daquilo que você esperava que ele gostasse? Enfim, mesmo que ele não seja como o filho daquela vizinha que você diz que é exemplar? E outro ponto: será que devemos deixar para depois para dizer às pessoas que as amamos ou que elas nos fazem bem? Depois dessa série... Acho que não devemos, não.
Resultado de imagem para 13 reasons why
A playlist também é maravilhosa... Dica: Only You e Kill'em With Kindness (Acoustic)
Ao mesmo tempo que a série é maravilhosa porque não aborda apenas o suicídio, mas abuso sexual, abuso psicológico, perdão, amor, dor, perda e amizade... Ela é terrível e te faz querer chorar em diversos momentos: existem cenas muito fortes, cenas chocantes - mas confesso que acho importante a ideia de pais assistirem, prestarem mais atenção aos seus filhos, ainda mais com essa história de Baleia Azul e tudo o mais: eis que surgem coisas boas, como mais ligações à Central de Valorização à Vida e maior apoio, assim como a ideia do projeto da Baleia Rosa. A adolescência é uma fase difícil mas é uma fase e precisamos sobreviver a cada dia. Precisamos pedir ajuda quando acharmos que não  está fácil. Lembre-se que sempre terá alguém que vai querer te ajudar nas suas lutas.... Estamos todos aqui!
 
  Apesar de não ser uma garota que se considera depressiva, quando eu comecei a assistir a série, estava passando por duas semanas muito complicadas, então eu tive que parar, porque eu estava ficando realmente mal e a série estava colaborando nisso. Entendo se você não quiser assistir à série, mas se for fazê-lo, recomendo estar bem psicologicamente para seguir em frente, porque você vai ficar mal sim. Humanos às vezes são tão doentes de alma que adoecem as almas das outras pessoas também.
E pra terminar, um outro vídeo que tem alguns pontos bem legais sobre a série - SEM SPOILERS:

Você poderá gostar de:

8 comentário (s)

  1. Oi, Pam!
    Entendo bem o que você sentiu vendo a série.
    Anos atrás, eu estava numa fase bem ruim da vida quando li esse livro. De certa forma, ele me ajudou bastante. Porém, enquanto ia assistindo os eps, me lembrava dessa fase e eu ficava bem mal.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Luiza!
      Obrigada... É tensa né? Ajuda mas faz a gente se sentir tão na bad ><
      te entendo
      acabou a série, né?
      beijocas

      Excluir
  2. Melhor serie e melhor livro de todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, eu achei a série melhor que o livro HAHAHa mas tá bom rsrsr

      beijocas

      Excluir
  3. Oiii Pam!

    Li esse livro há muitos anos, uns 3 anos talvez, e eu lembro que na época adorei o livro, pela mensagem. Por aqui rola uma forte discussão com muita gente alegando que a série incentiva ao suicidio, não sei se tu sabe mas parece que a própria Paris Jackson filha do Michael chegou a pedir que as pessoas não vejam a série porque ela entende que induz ao suicidio. Eu discordo totalmente, acho que vale muito amis como um alerta sobre as consequências do bullying, na minha opinião tapar os olhos e virar o rosto, fingindo que não existe, não é e nem nunca foi a solução. Ainda não vi a série, mas estou bem curiosa já que só tenho escutado muitos elogios sobre a mesma.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Alice!!

      oloco!! Sim, a mensagem é muito bonita!
      Nossa :o SÉRIO? A filha do Michael Jackson pediu pras pessoas não assistirem 13RW? :o não sabia não!!!
      É exatamente! Um alerta mas não fala pras pessoas se suicidarem, mt pelo contrário...
      É muito boa! Só que deixa a gente bem mal... Mas é tão maravilhosamente produzida que você quer continuar assistindo...

      beijocas!

      Excluir
  4. Paaaaam!
    Incrível como a mesma história pode nos impactar de maneiras diferentes, né?
    O livro não conseguiu me prender, achava tudo simples demais... Mas aí chegou a Netflix e me derrubou.
    Lembro dos nossos comentários enquanto assistíamos... Que pesado, né? É necessário discutir, mas é beeeeem tenso.
    Tinha episódios que eu não conseguia parar de chorar! Mas você me ajudou muito, se não trocássemos opiniões, acho que não teria terminado. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Al~e!!!
      Isso é verdade, completamente! A serie ficou melhor que o livro HEHEHE
      Super pesado mesmo :o é bem tenso e deixa a gente muito mal né?
      nossa tinham episódios que apertavam e destroçavam o coração, principalmente no final :( obrigada você por me dar coragem vendo sua força alê *-*
      infelizmente... Tão falando de uma série nova, já viu?Dear White People? Foi lançada um pouquinho depois de 13 RW :o

      beijocas

      Excluir