Por que assistir novelas? + Resultado Vingança Mortal

00:17

Esse é um tipo de postagem diferente e aleatória mas que veio na cabeça e eu tive vontade de desenvolver a ideia. Buscando em conceito exatamente, o que seria uma novela?

O conceito de novela deriva do italiano novella, que significa “notícia” ou “relato novelesco”. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, trata-se de uma composição literária do género do romance, embora mais curta, em que é narrada uma acção na sua totalidade ou parcialmente, cujo objectivo consiste em proporcionar prazer estético aos leitores com a descrição de sucedimentos, de caracteres, de paixões e de costumes.
A noção também é usada para fazer referência aos factos de maior relevo da vida real que parecem ficção e à mentira ou à ficção em qualquer matéria.
Em alguns países, inclusive em Portugal e no Brasil, onde fazem furor, a palavra novela é a versão encurtada da chamada telenovela, ou seja, uma série de episódios de ficção que pertencem ao gênero romântico e que são transmitidos pela televisão. Quando transmitidas pela rádio, dá-se-lhes o nome de radionovela, bastante em voga em tempos mais remotos antes de ter sido inventada a televisão.
Relativamente à literatura (novela literária), a sua principal característica é a extensão. De uma forma geral, as novelas têm entre 20.000 e 40.000 palavras. Às narrativas mais curtas dá-se-lhes o nome de contos. Ao contrário do conto, a novela evita longas descrições e dá prioridade à narração, ao diálogo (as falas) e ao resumo.
Outra diferença entre a novela e o conto é que o relato da primeira apresenta uma trama mais complicada, com um maior número de personagens. Por outro lado, há todo um encadeamento de acções individualizadas na novela, a qual tem por base um conflito e aponta para o desfecho, que se quer evidente e surpreendente.
Existem distintos critérios para classificar as novelas em diversos grupos. Por exemplo, consoante o tom da obra, a novela pode ser satírica, humorística, didáctica, etc. Dependendo da sua forma, pode-se falar em novelas autobiográficas, epistolares ou dialogadas, entre outras.
Fonte: Conceito De

Aqui no Brasil, temos novelas para todos os horários - aquelas que passam as três, às seis, às sete, às nove, às onze... e por aí vai. Cada uma pode mostrar até uma determinada faixa etária ou ser livre, mas o que encontramos muitas vezes são cenas impróprias e pensamos "nossa, mas pra quê eu vou assistir essa porcaria?". Não sei dizer exatamente nas novelas novas, mas nas novelas de antigamente, podemos conhecer muitos costumes, sejam da fazenda, sejam de "época". E isso acaba sendo interessante, ver as comidas, ver os lugares, onde dormiam, como dormiam, a paz, ou não... Enfim!
Houveram novelas que foram censuradas na época da ditadura, por falarem de coisas e liberdade de expressão que jamais poderiam em "sã consciência". Isso não te lembra História? E isso é realidade.
Novelas que mostram costumes judeus, cristãos, indianos,mexicanos...
Novela "Caminho das Índias" com muitos costumes, casamentos, danças dentre outros.

Seja para conhecer a história, seja para conhecer novos costumes ou antigos, é interessante ter uma visão do que se passava no momento em que foi gravada ou do que está passando. E claro, colocar na ponta do lápis: será que isso realmente vale para a minha vida? De que isso pode ajudar de alguma forma?
Novela Terra Nostra, com costumes, sotaques voltados para Itália, briga de terras, dentre outros.
Isso tudo depende de uma gama diversificada de variáveis, como diz a minha querida dona Morte do livro "A menina que roubava livros". assim como conhecer sotaque e costumes, podemos acabar conhecendo coisas que não devemos para nossa idade ou que queremos ignorar...  Enfim!
Chocolate com Pimenta com costumes de época, fazenda e apesar do assunto central, muita comédia em torno
Paraíso com a fazenda e lugares maravilhosos, além de um romance fofo central
Essas Mulheres, costumes de épocas, romances, lindas festas, lindas roupas, maquiagens...
Vocês gostam? Já gostaram de alguma? Gostaram da postagem? Foge um pouco dos livros, mas também fala de histórias, não?
Escrava Isaura, a época da escravatura
Ah os bordões dessa novela... Quem não se lembra de O Clone? Um assunto tão polêmico e ainda é...

Mas e vocês podem ter uma opinião diferente.. Então, o que acham?
Agora, se você leu até aqui e está se perguntando onde está o resultado, está aqui:

Parabéns Letícia! Irei enviar um email para a ganhadora :) E obrigada mesmo a todos! Em breve teremos maaaaais!
- Email que estou enviando deverá ser respondido em até 72 horas, caso contrario será feito um novo sorteio.
Abraços!

Você também pode gostar

11 comentário (s)

  1. Pâmzoca paçoca!

    Primeiramente: Estou TÃO em falta com você sobre o meu livro que estou com vergonha, haha.
    Acabei de te enviar um e-mail explicando a loucura da minha vida ultimamente, por isso demorei a te responder. Para você ter ideia, meu blog está com comentários atrasados em mais de um mês, haha.
    Perdãããããããão :D

    Segundamente (Oi?): Adoro novela, hahaha.
    Já gostei muito mais e confesso que não tenho paciência para assistir todos os dias meses a fio. Gosto do início e do final e no meio vejo de vez em quando.
    Você colocou umas aí que eu amei: Chocolate Com Pimenta, O Clone, Paraíso, Terra Nostra...
    Ando numa vibe amando total I Love Paraisópolis. Choro de rir com essa novela, gente!
    Não sabia que novela vinha de "notícia". Legal :D

    Beijooooooos e PERDÃO DA SUA AMIGA BLOGUETE DESALMADA, hahaha.

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Pâm! Amei o post sim!!

    Eu adoro novelas! Mas algumas me enchem a paciência. Gosto das que mostram culturas diferentes, mas as que eu mais gosto são como essa das seis agora "Sete Vidas" não tem uma pessoa ruim... Mas situações, encontros e desencontros, eu adoro!

    Parabéns 😤 p ganhadora!!!! Êêêê!!!
    Saudadinhaaaa daqui!!!
    Bjinhos
    JuJu

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Mano, amei o post.
    Infelizmente não tenho mais tempo para assistir novelas. Amei Caminho das Índias, gostei de saber que vai reprisar.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Pam,

    Eu estava sem paciência para novela até começar 7 vidas e ficar apaixonada pela poesia e simplicidade da obra. Há muito tempo eu não via uma novela tão gostosa. Sobre os exemplos que você falou tipo as de outra cultura eu acho um pouco falho, mas válido.
    Um Abç,
    Boo Nina
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pâm!

    Antes de mais nada quero dizer que, claro, você pode me chamar de Tami!! *-*

    Sobre o post...adoro novela! Já assisti mais, mas hoje em dia o tempo é curto, assisto mais a das 23 horas! Concordo muito quando você diz que podemos conhecer novos costumes! Eu AMAVA Caminhos das Índias, adorava as danças, as roupas, o "Are baba"! hahahaha
    E ela vai voltar em Vale a Pena Ver de Novo, sabia? ♥

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pam!

    Que post bacana! Eu nunca assisti novela porque vivo fora de casa praticamente o tempo inteiro... as que mais consegui ver foi Chocolate com Pimenta e foi isso XD Eu não curto muito esses dramas, nem em filme x_x


    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    Que legal o post, adorei as novelas que você escolheu, era realmente muito boas.
    Não sou muito fã de novelas, mas estou apaixonada por "7 vidas"...

    Beijos
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pâm!
    Adorei o post :) Gosto muito das novelas de época, são as melhores para mim. Mas também essas outras que abordam culturas e países diferentes me chamam muita atenção. É uma boa forma de distração, especialmente para aqueles que chegam super cansados e estressados em casa à noite.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Apesar de não gostar de novelas, curti a postagem. Acredito que toda novela, antes de ser uma adaptação televisiva, é um texto literário. O que podemos julgar é a qualidade ou ausência dela no texto. Infelizmente, de uma maneira mais geral, vejo mais ausência. Mas sempre aparece uma ou outra que se salva.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Primeiro tenho que dar os parabéns para ganhadora. Eu não gosto de novela, nem um pouco, nada contra, mas eu simplesmente não consigo mais me envolver com a trama, além de achá-las, na maioria das vezes, chatas. Gosto mais das mais antigas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Pâm!!! :D
    Antes de comentar sobre o post fico feliz em comunicar, depois de ler a definição que você escreveu: "De uma forma geral, as novelas têm entre 20.000 e 40.000 palavras" que Habemus Romance!! Meu livro já passa das 63.000 palavras!!!! \o/ - Vai dar um trabalho revisar.... hahahaha....

    Agora sobre o post...
    Já faz muito tempo que parei de assistir novela. Talvez seja pela realidade que elas trazem hoje em dia ser algo que eu na verdade prefiro nem lembrar que existe. Muita violência, sexo virou algo sem importância e ao mesmo tempo quase compulsório (algumas pessoas se chocam com a virgindade alheia... rsrs...), malvados se dando bem até o penúltimo capítulo... Mas não vou dizer que odeio novela. A Reprise de "Saramandaia" eu assisti a quase todos os capítulos, mas era um remake de uma época bem diferente da atual. Das novelas mais recentes, a última que eu assisti foi Caras & Bocas. Novela das 8 acho que a última que assisti foi "Fera Ferida", alguém lembra??

    Sou muito fã de fantasia e Alice no País das Maravilhas pra conseguir me entreter com realidade, mesmo que tenha um pouquinho de ficção. ;)

    Adorei seu post! Foi uma boa sacada! Um assunto que geralmente não encontro nos blogs que eu visito! Parabéns!

    E parabéns também à ganhadora da promoção!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate