Livros à Thriller Psicológico - É para você?

Postado em 24 de maio de 2015 às 01:50

Hoje vou falar de um gênero que venho me deparando muito mais frequentemente, talvez por estar me dando a oportunidade de provar novas leituras. O fato é que isso me surpreendeu, e tem muita gente que gosta e tem gente que não. Mas por que não se dar a oportunidade de conhecer, de fato, um novo tipo de leitura?

Hitchcock, personagem ligada bastante ligado ao gênero
O gênero de Thriller, no geral, usa principalmente o suspense e a tensão, escondendo pistas e mostrando outras tantas para o leitor, afim de conduzir a um desfecho geralmente nada esperado.
Isso porque o autor, tende a trabalhar com a sua mente, com suas faculdades mentais
No thriller psicológico, os personagens não são dependentes da força física para superar seus inimigos (que é frequentemente o caso típico de thrillers de ação), mas dependem de suas capacidades mentais, seja pela inteligência lutando com um oponente formidável, ou por tentar se manter em perfeito estado psicológico.

Hannibal Lecter, um dos melhores personagens de thriller, dos livros e filmes: Silêncio dos Inocentes, Hannibal, Dragão Vermelho e Origem do Mal

Uma das características nesse gênero é que o escritor/roteirista buscar descrever os eventos do ponto de vista do personagem, sendo assim, na maioria das vezes, narrados em primeira pessoa, ou seja, o próprio personagem é quem conta a história (usam muuuuito em jogos). Esse recurso é muito usado pois faz o leitor ficar mais envolvido com o personagem e ser capaz de entender como funciona sua mente. Outra característica desse tipo de thriller é que a narração volta muitas vezes no tempo, em que o personagem conta algo que aconteceu em seu passado, mais especificamente para justificar suas atuais motivações, ou mostrar como algo mudou sua percepção sobre seu passado/presente.

Muitos thrillers psicológicos têm surgido nos últimos anos, em vários tipos de mídias (cinema, literatura, jogos etc.). Apesar das diferentes formas de representação, tendências gerais têm aparecido ao longo das narrativas. Alguns destes temas são: a percepção do personagem do mundo à sua volta, sua tentativa de distinguir o verdadeiro do irreal, sua mente confusa, busca por sua identidade e medo/fascínio pela morte.

Lembro quando fui jogar Silent Hill - Shattered Memories e logo no início do jogo, avisava que ele traçaria seu perfil psicológico. Fiquei arrepiada da cabeça aos pés. Que horror! Mas hoje, acho muito inteligente. É uma coisa que instiga, que te faz querer saber o que vai acontecer no final muito antes de realmente acontecer e geralmente ter um final alternativo que nem passasse na sua cabeça que pudesse ocorrer.
Como eu digo, coisas da vida.

Falando nessas leituras de thriller, temos resenha do filme de Garota Exemplar aqui no blog.

Vocês gostam desse tipo de leitura? Leram algum que se surpreenderam?

Alguns livros com thriller psicológico:



Você poderá gostar de:

14 comentário (s)

  1. Oi Pâm!
    Eu AMEI 'Garota Exemplar', mas vou confessar que não assisto muitos filmes desse gênero.
    Estou começando a diversificar agora, então não sei se vai ser algo que eu realmente consiga ler. Tenho que tentar né?
    E siiiiiiiim, livros de colorir, só que agora quero um de corujas que eu vi que vai lançar *-* HAHAHAH
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero ler Garota Exemplar por se encaixar nesse gênero que AMO/SOU!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tô doida pra ler e assistir Garota exemplar!
    Na verdade, quero ler tudo da autora hahahah
    Sou suspeita pra falar porque adoro um thriller psicológico. Indico No Escuro, da Elizabeth Haynes.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  4. Olá
    nossa eu não sabia que Bela Maldade era desse genero rsrs
    estou passado, na verdade eu ganhei o livro e gostei, a sinopse
    não diz muita coisa, e eu propuz não ver resenhas desse livra
    para da um tom de surpresa rsrs
    Bjks

    Passa Lá No Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
    Passa Lá No Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Pâm!
    Eu adoro esse gênero, sério! <3
    Descobrir os fatos junto com o personagem, ir ficando aflita junto dele e, no final, descobrir a verdade é demais pra mim, eu adoro!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Quando você falou sobre thriller psicológico logo pensei em Garota exemplar mesmo. É bom ver esses filmes/livros as vezes, faz nossa mente raciocinar mais, encontrar uma razão pro que está acontecendo. Aaah silent hill, que saudades <333 hahaha e acredita que nunca vi hannibal? só ouvi várias pessoas falando, vou procurar resolver isso rapidinho

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre os Multitalentos, vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza é para mim. Tenho coleção de livro desses, são minha paixão! E os que você citou no post, são meus favoritos <3333 Apesar que gosto de uns mais pesados também! Gente, amo demais esse gênero! tipo muito o.o


    Bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  8. Desses eu tenho "Bela Maldade" aqui em casa, mas ainda não li, comprei em promoção na Bienal.
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  9. Oi Pâm!!!! Adorei o post, e sim! Eh um gênero para mim!!!
    Bom... Eu quase tive um treco com o Garota exemplar...quem não teve?!?! Depois ele li o "Misery" que é simplesmente terrível (no sentindo bom) e firmou minha aceitação com o genero!! Que venham mais livros desse pq eh ruim, mas eh bom, ficar com medo de qlqr barulhinho no quarto... Hihihihi

    ResponderExcluir
  10. Oi Pâm,
    Eu adoro esse gênero, mas não me lembro de nenhum livro que tenha lido. Acho que foi mais em filmes mesmo. Fiquei com vontade de ler um dos livros que você indicou.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/2015/05/foco-na-foto-instanerd.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Pâm!
    Thriller psicológico é muito para mim! Adoro o gênero! E você já começou o post com alguém de quem sou fã confessa: Alfred Hitchcock.
    Concordo que Hannibal Lecter seja um dos melhores personagens do gênero, mas não gosto dos livros, apenas dos filmes (e da série).
    "Garota Exemplar" é maravilhoso!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Pâm!

    Eu AMO esse gênero! Estou lendo Caixa de Pássaros e eu estou achando que ele é muito puxado para o terror psicológico. Curiosamente, ele é narrado em terceira pessoa, mas mesmo assim a gente consegue sentir na pele a agonia dos personagens, estou gostando muito!

    Sou louca pra ler Gone Girl...vi o filme primeiro, não sei porque fiz essa burrada!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente amo thrillers, policiais ou psicológicos, são livros geralmente incríveis. Eu particularmente me aventuro mais no policial, até mesmo por ser mais presente no mercado que o psicológico. Entretanto, percebo que vem ganhando bastante destaque.
    Excelente post <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oláaa,
    Eu tenho um certo medo desse gênero, mas adivinhe? Eu sou curiosa, e eu acabo lendo/ assistindo coisas desse gênero. O importante é que eu acho muito interessante, e me aventuro bastante (ficando com medo, claro), haahha
    Adorei o post!

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir