[RESENHA] A Herdeira, de Mariana Ribeiro

05:58

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha da autora Mariana Ribeiro com o livro A Herdeira. Já havia feito uma postagem de Primeiras Impressões, e agora venho com a leitura finalizada. 

Continue lendo pra conferir a resenha!


RESENHA
Maria Luísa não é apenas uma mulher da alta família brasileira do século XIX - ela é uma mulher de pulso que luta pelo que acredita, mesmo que isso possa ir de forma contrário em tudo ao que sua época impõe para ela, uma mulher...
O amor paira acima das convenções sociais.
- Eça de Queiroz
Quando Maria, enfermeira que ajudava os pacientes dos conflitos, encontra dentre eles o Major Martim Afonso Almeida ela sabe simplesmente que encontrou o amor da sua vida, mas seria esse amor capaz de resistir aos segredos, à Guerra do Paraguai e a tantas intrigas?
Qual a chance de poder ter o controle sobre o meu próprio destino?
O problema é que, por Maria ser de uma família rica e influente, e esta, inclusive, que conta com diversos segredos que mudarão o rumo da sua história -, existe ainda o acordo nupcial firmado que beneficiaria a sua família e a um jovem influente, o Duque de Westminster, Embaixador da Inglaterra e Lorde William Chamberlain que, além do visível interesse em Natalie, como ele a carinhosamente chama pelo segundo nome, apresenta vantagem para o pai da moça que é um grande cafeicultor e ministro no Império de D. Pedro II. Em meio a cenários de guerra, um Brasil colonial, jogos políticos de vantagens, será que Maria Luísa conseguirá ser feliz com seu amor? Em meio a tantas descobertas e acontecimentos, outras perguntas se desdobram pela história e se torna cada vez mais enredada causando a dúvida também ao leitor pelo andamento de tudo que acontece.
É só uma questão de tempo até que o destino se encarregue de nos unir novamente.
Mariana Ribeiro fez um excelente estudo e trabalho ao construir uma história no meio da Guerra do Paraguai (ponto pela criatividade: nunca tinha visto algo assim numa Guerra e no Brasil, pelo menos por enquanto) e mostrar que há muito mais do que achamos entre cada ataque. Os segredos revelados se encaixam, mas não achei que auxiliam para desvendar o final que, na minha opinião, não é tão previsível quanto você pode estar esperando e isso é muito bacana - surpresas, dramas, tramas e me senti em meio a uma novela com idas e voltadas bem intrincadas. 
Por mais que seja doloroso ter que lidar com a perda, precisa entender que existem pessoas que prezam pela sua existência.
Maria Luísa é inteligente, de pulso firme e forte, Martim é intenso, teimoso e insistente e isso torna o casal forte, pois a relação de ambos foi construída durante muitos momentos conturbados. Só que é nesse momento que William, que, com seu jeitinho ousado e autoritário tenta a todo custo conquistar o coração da moça. Confesso que Martim demorou mais a me conquistar - a ainda tenho pé atrás com ele - porque achei que ele e a Maria se conheceram e tiveram um envolvimento muito rápido e isso me incomodou um pouco (ou foi porque gostei mais do William?) e só foi amenizado com algumas reviravoltas com a moça que mudou muita coisa e isso deu uma guinada na história. Fiquei um pouco confusa em relação a Martim e William porque os dois tiveram algumas atitudes que eu achei que fugiu do que falavam, mas que eram comuns à epoca - acho que se eu fosse Natalie eu ía ter vontade de dar um chute nos dois na hora 😂 Sem dúvidas é uma história bem recheada e cheia de revelações que irão surpreender o leitor a cada página. Alguns motivos ficaram abertos, o que dá chance para uma continuação e uma pergunta: e aí, Mari? Vai rolar?
Eu não consigo entender que espécie de amor é esse que você diz sentir por mim, pois só se satisfaz com o meu sofrimento e com a minha dor.
Se você procurar um livro de romance histórico onde os acontecimentos no país e nos conflitos interferem imediatamente na história cheio de referências e reviravoltas, A Herdeira é a minha recomendação além de ter um precinho bem camarada por 542 páginas - não se assuste, por mais que seja um livro em alguns séculos atrás, existem algumas palavras diferentes no vocabulário mas nada que vá te assustar ou atrapalhar a sua leitura.
[...]Minha filha também acredita no amor desprovido de interesses, mas sempre tive a convicção de que o envolvimento afetivo é algo que só poderá ser desenvolvido com a convivência entre o casal, e isso requer tempo e paciência.

Classificação: ⭐⭐⭐⭐

Adquira seu exemplar por apenas R$5,99!

Você também pode gostar

18 comentário (s)

  1. gosto bastante desse tipo de romance historico, gostei de conhecer esse livro por aqui e ja fiquei curiosa com essa leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oiii Pâm

    Achei bacana saber que os conflitos interferem diretamente nos rumos da trama, às vezes vejo livros históricos ambientados em alguma época e o autor parece desaproveitar o potencial de explorar aquilo e foca só no romance. Eu nunca li nada ambientado na época da Guerra do Paraguai e achei mega interessante o livro justamente por causa disso, vou anotar a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Alice
      Interessante né? Tambem me chamou a atenção por causa disso

      Excluir
  3. Oi Pam, tudo bem?
    Realmente, palmas pela criatividade. É muito legal quando autores pegam momentos históricos interessantes e constroem suas obras em cima disso. É um jeito muito bacana de fugir do lugar-comum, né?
    Adorei a resenha e a dica, Pam!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Suas ressalvas me deixaram curiosa, adoro um bom romance de época.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, já vi muitas resenhas desse livro e todas eram muito positivas. Amo romances de época, nem preciso dizer que já anotei a dica, né?

    htpps://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pam,
    Que legal que você também curtiu, apesar das ressalvas.
    Eu adorei a construção da Maria Luísa, e mal posso esperar pelo próximo livro da Mari.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. O preço do ebook esta tentador, eu não sou fã de romances de época, mas este é um que me parece cativante. ótima resenha!

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  8. Amo resenhas assim. O livro parece ser muito bom!

    Ótimo post!
    Migramos para a plataforma Wordpress!
    >>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Pam!!
    Que resenha mais primorosa!! Fico muito feliz pelo seu feedback sincero após ter concluído a leitura do livro. Que bom que gostou! Muito obrigada pela resenha tão bem escrita. Espero que os leitores do blog possan ler também algum dia.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro.

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate