9 dicas para a Bienal do Livro de São Paulo

08:00

Hey cupcakes! A Bienal se aproxima, e apesar de não ser nenhuma especialista em Bienais, participei de três aqui em São Paulo e posso dar algumas dicas, que eu mesma passei e gostaria de alertá-los para que não aconteçam com vocês ou que a experiência seja muito mais proveitosa e vou tentar seguir esse ano. Então vem comigo!




  • Chegue cedo ao evento 
    Lembrando que a Bienal do Livro é um evento "Internacional", e apesar de geralmente não virem muitos gringos, há autores internacionais, e a chance de vir bastante gente para prestigiar e acompanhar esses autores é grande, isso sem contar os próprios autores nacionais que fazem muito mais sucesso por aqui. Portanto, se a Bienal está para começar às 10h, esteja nos portões ao menos meia hora antes. Acredite, até a organização preparar as filas, pode ser que demore um pouquinho. E além disso, mais cedo no evento, você estará se poupando de filas gigantes que tendem a crescer com o passar das horas. E claro, há muito mais chances de ter aqueles livrinhos desejados nos estandes.

  • Compre seu ingresso antecipadamente
    Parece besteira, mas acredite: no dia a fila fica enorme para entrar com o ingresso já em mãos, imagine ter que esperar para comprar e depois para entrar...Aproveitem que durante a semana é mais barato, você pode adquirir clicando aqui!

  • Programe-se!
    A Bienal está prometendo mais de 1.500 horas de atividade (MEU DEUS, O QUE É ISSO?) e muitos autores estarão presentes, haverá muitas mediações, bate-papo, apresentações... Então, dê uma procurada nos eventos no face, dê uma olhada nos autores (preparei uma lista no Facebook com alguns que consegui encontrar e os dias e horários que estarão nos estandes), autógrafos (se o seu for de senha, esteja preparado com a senha em mãos! Alguns serão disponibilizados nos próprios estandes)... Portanto a minha dica é: anote em um papel os autores que deseja ver, encontros que quer participar e programe-se para o dia! 👻
  • Dê uma chance aos autores nacionais 
    É sério! Além de poder tirar fotos, conseguir autógrafos, abraçar e curti-los você vai descobrir ótimos livros nacionais e ainda vai ter conhecido de pertinho. E depois você vai poder mandar um e-mail, chamar no Facebook, mostrar a resenha, contar o que achou... E é incrível! Conheci alguns autores assim e gostei muito! Sam Holtz, Iris Figueiredo, Janaina Rico, Fabiana Cardoso, Luciane Vieira, Raphael Draccon, Carol Munhoz... Esses eventos são muito legais para conhecê-los 💙
  • Garimpe
    De verdade? Eu sempre vou à Bienal para comprar livros (esse ano eu juro que a minha estante está levantando bandeira branca, então não sei como vai ser rs) porque eu sempre encontro preços ótimos, livros ótimos por até R$10 ou R$15. Existem distribuidoras e sebos muito bons, livros novos com pequenas avarias
  • Se possível, leve um carrinho de feira ou mochila
    Eu sempre fui de mochila, porque é muito mais confortável para enfiar os livros lá dentro e fácil. Mas da última vez comprei muitos livros e achei o carinho muito melhor para "passear" lá dentro do que a mochila, porque não dói as costas e eu não preciso carregar... E cabe muita coisa! Então fica essa dica 👀
  • Não esqueça de pegar o mapa do evento!
    Sério, isso é muito importante! Ajuda muito na hora de procurar a editora, arena... Te dá uma boa direção de onde  você está e onde precisa ir. Então, não tenha vergonha e peça no quiosque de informações ❤
  • Vista roupas confortáveis + lanches + muita água!
    A comida lá não é tão barata e nem tão gostosa, você vai andar pelo Pavilhão inteirinho do Anhembi e vai ficar cansado... Ninguém precisa ficar com os pés doloridos por causa de salto ou sapatos muito apertados, né? Leva um lanchinho de casa, porque além de caro, as filas demoram horrores... Na última vez ficamos um tempão para comprar um lanchinho brega que era preço de McDonald's mas nem passava perto... E a água, cupcake, não esqueça de levá-la... Mas já digo que os banheiros podem ter bastante fila também rs Principalmente aos finais de semana, durante a semana é mais tranquilo.
  • Tire muitas fotos e curta o evento!  
    É uma ótima lembrança, vai para curtir, passeie, aproveita e deixe-se encantar pelas páginas que vão estar diante de seus olhos e participe das atividades, conheça leitores e boa Bienal!
Acho que com essas dicas vocês vão poder aproveitar um pouquinho mais esse evento maravilhoso que acontece aqui a cada dois anos! E depois me deem dicas também, vou no evento nos dias 05 e 06 (a confirmar)!!!!!!!!!!!!!!!!!
(atualizei com as datas que irei rssss)
 ENTÃO VAMOS NOS ENCONTRAR POR LÁ?????

Você também pode gostar

18 comentário (s)

  1. Oi Pâm
    adorei as dicas, qria tanto ir!
    Esse final de semana vai ter um evento literário aqui na minha cidade e estou qrendo ir conferir!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah como eu queria ir :(

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Dicas muito boas pra um grande evento como esse! Meu sonho ainda participar de uma Bienal <3

    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, ir de tênis, levar comida e água, porque é um teste de sobrevivência! HAHAHAH
    E EU VOU TE VER AMANHÃ? É ISSO MESMO??????????????????????
    <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  5. Eu amo a Bienal, mas fico babando nas fotos dos amigos quando ela é em Sp hahaha mas quando é aqui no Rio eu aproveito. Achei as dicas bem interessantes, muito úteis para quem for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmmmm
      aproveita e ano que vem me cnta na do Rio!!
      beijos

      Excluir
  6. Oi, Pâm!
    Eu nunca consegui ir numa Bienal.
    Que tipo de escritora/leitora eu sou, né?
    Shame on me!
    Ano que vem eu vou QUERO NEM SABER!
    Suas dicas são super válidas, Pâm!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, Teca!!
      VOCE VAI AMAR E NAO VAI SE ARREPENDER
      E VAI MESMO!!!!

      Excluir
  7. Olá! Se eu pudesse ter ido, com certeza as dicas seriam de grande valor! Mais um ano onde eu fico só namorando as fotos, e os vídeos que as pessoas estão compartilhando, desejando estar lá.. Gastar, curtir.. Enfim, a esperança é a última que morre.. Obrigada pelas dicas valiosas!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  8. Olá.

    Adorei as dicas.
    Acho super válido dar uma chance para autores nacionais, aliás, a bienal está LOTADA de autores maravilhosos.
    Não pude ir no último final de semana, mas já estou preparada para passar o dia tooodinho no sábado *-*

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi Pâm.

    Sua dicas são valiosas para aventurar em qualquer bienal. Sempre que vou eu sigo a maioria delas, especialmente em tirar fotos. Infelizmente eu não fui na Bienal de SP, mas quero ir na Bienal de Minas e do Rio. Parabéns pela postagem.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate