Leitura Dinâmica - Até que ponto isso é bom?

Postado em 5 de maio de 2014 às 22:47 por

Oi pessoal! Como vão? Hoje vou falar de um assunto que todo mundo já quis fazer ou já ouviu falar ou... Vai conhecer agorinha. Existem cursos que oferecem a oportunidade de fazer com que você leia até 300 páginas em uma hora. Acha que isso é coisa de louco? Na verdade... Não é.
Mas você deve estar se perguntando o que é uma leitura dinâmica.

Shhhhh | via Tumblr


A leitura dinâmica é uma junção de técnicas que visam ler os textos de forma rápida e clara, com o mesmo entendimento só que com uma velocidade bem maior.
Alguns pontos devem ser retirados da sua leitura se você deseja ler mais rápido com essas técnica. Por exemplo, você lê mexendo os lábios conforme as palavras? Tente não fazer isso. Verbalizar as palavras mesmo que seja no modo silencioso, atrasa a sua leitura, porque a velocidade da fala é menor do que a leitura.
Se você lê em uma velocidade mais lenta, seu cérebro já está acostumado com isso. Por isso, a leitura dinâmica faz o cérebro ter uma velocidade maior de entendimento junto com a sua leitura.
Às vezes, ou melhor dizendo, para algumas pessoas, uma grande parte do conteúdo é perdida e a compreensão se torna fajuta em todas as páginas - difícil entendimento e fácil esquecimento do pouco que aprendeu, algo bem superficial.
Yeees.....Uma famosa frase de Woody Allen diz isso: "Fiz um curso de leitura dinâmica e li Guerra e Paz em vinte minutos. Tem a ver com a Rússia."
Muitos especialistas também afirmam que é possível ter uma leitura acelerada e compreender até certo ponto o conteúdo de um texto, mas discordam do aumento de capacidade de compreensão. A vocalização das palavras mentalmente, isso que eles tanto evitam na leitura dinâmica é algo que ajuda bastante.
Então isso meio que fica a seu critério, tentar aprender ou não.
Como fazer leitura dinâmica, segundo a Super Interessante.
Elimine os ruídos

Desligue a TV, coloque o computador para descansar, prenda o cachorro e esqueça o celular. Sente-se confortavelmente sob um abajur e faça estes exercícios com um texto da SUPER que você já leu várias vezes, porque é importante treinar com uma informação que você domina.


Descubra a sua marca inicial

Cronometre um minuto no relógio e conte quantas palavras você consegue ler nesse tempo. Um leitor normal lê 150 palavras por minuto, com 60% de aproveitamento. Já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com compreensão de 80%.
E aí? Vocês já dominam? Acham que leitura dinâmica é usável ou é melhor deixar pra lá?
Eu acho que vou continuar com a minha leiturinha lenta e confortável rsrs
 Comentem, opinem,eu quero saber de vocês!
Um beeijo!

Você também pode gostar de:

3 comentários

  1. Eu acho minha leitura bem rápida mas isso meio que acaba viciando eu mesma posso dizer que não me lembro de muita coisa que leio no meu dia, mas sempre entendo o que leio!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito da leitura dinâmica, prefiro saborear as palavras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  3. Acho que você tem que saber o que está fazendo, para a leitura dinâmica não passar a ser uma passada de olho nas palavras sem a compreensão do texto. Eu aderi algumas técnicas da leitura dinamica ao meu dia a dia, e leio beem mais rápido, mas nada extraordinário, para saborear as palavras, como o comentário acima diz ;)
    beijos ♡
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir

NEWSletter

Blog Archive