Hoje venho falar um pouco do livro O Papel de Parede Amarelo da autora Charlotte Perkins Gilman publicado pela Balão Editorial e disponÃvel no Kindle Unlimited.
Continue lendo para conferir a resenha sem spoilers!
"O papel de parede amarelo" é um conto com traços de autobiografia da autora, e aborda a maternidade, principalmente no pós parto e a depressão pós-parto, que no século XIX era tratada de uma forma totalmente inadimplente, de forma indiferente, adotando na verdade, o isolamento, que não é benéfico nessa situação, então traz esse tipo de visão: da mulher que precisa de amparo e apoio e .
Nesse caso, a personagem fica isolada no quarto e começa a discorrer sobre a situação que está passando e fica absorta com os itens do quarto, uma vez que só pode olhar para eles. Poderia ser a cama, o sofá, o rack... Mas, no caso dela, é o papel de parede amarelo com todas as suas nuances.
Cada hora do meu dia é planejada; ele toma conta de tudo a meu respeito, e por não dar mais valor a isso me sinto muito ingrata.
Esse conto está disponÃvel no Kindle Unlimited e é fácil se comover e se colocar no lugar da autora na história, ainda que pra mim tenha sido um choque ver que achavam que simplesmente deixar isolado poderia resolver alguma coisa, além do preconceito, não tentar nem entender o problema do outro e tantas camadas que estão presentes muitas vezes intrinsecamente no ser mulher.
Pensar claramente é algo que está se tornando uma grande dificuldade. Deve ser a fragilidade nervosa.
Acredito que toda mulher deveria ler, sejam as que querem ou não ter filhos, para entender um pouquinho dessa situação que muitas passam ou passarão.
0 Comentários