5 motivos para ler livros

14:00

Hey cupcakes! Hoje é um post bem básico para você que está tentando convencer aquele seu amigo a iniciar o mundo na leitura. Não adianta obrigar, mas te garanto que esses motivos vão garantir uma boa discussão e quem sabe, você não consegue fazer ele ou ela mudar de ideia?



  1. Aumenta seu vocabulário e melhora sua escrita: Isso mesmo! Nada de escrever "talves", "concerteza" e outros errinhos que a gente comete quando não está acostumado a ver palavras com frequência. Quando você lê, você percebe melhor as palavras, você questiona mais e se questiona também quando não entende, você fica mais questionador e detalhista, pelo menos em relação às palavras.
  2. Ajuda na memória e aumenta sua concentração: Quanto mais você lê, mesmo que pouco, sempre, trabalhando seu cérebro você aumenta sua capacidade de ter atenção e acompanhamento do que está sendo lido.. É como se, quando você lesse, você estivesse fazendo com que seu cérebro estivesse andando de bicicleta e exercitando seus neurônios. Acredite, isso eu posso dizer com certeza: funciona a memória que é uma beleza! Outra dica: quando terminar um capítulo, tente lembrar o que aconteceu no início dele sem voltar para trás para ficar lendo e veja se memorizou algo do que foi lido.
  3. Você terá assunto e melhora sua comunicação: Independentemente do que lê, ler te ajuda a criar opiniões sobre diferentes assuntos, conhecer diferentes lugares através das palavras. Pode ser uma suposição, você certamente não sofrerá com falta de assunto com aquele crush que você queria conversar sobre algo... O assunto certamente fluirá com mais facilidade depois que você tiver um pensamento que se estende mais do que poderia achar que faria.
  4. Ajuda a prevenir doenças e reduz o estresse: Doenças como Alzheimer tem suas chances reduzidas quando a pessoa joga xadrez ou lê, por exemplo, além de reduzir seu estresse quando se perde em uma história por algum tempo. Vai falar que é mentira?
  5. Te leva para outros mundos, lugares... : Quem discorda? Uma boa leitura faz a gente voar longe, nos deixa felizes... E certamente vai te fazer ficar naquela vontade de viajar de verdade com um bom livro na mochila.

Lembre-se:
  • Às vezes é só uma questão do livro, isso é verdade, então não adianta obrigar seu amigo a começar a ler um Senhor dos Anéis ou Harry Potter... Apresenta algumas opções pra ele, e garanto que ele vai se sentir menos pressionado e a tendência à ler se torna maior.
  • Crianças tendem a se espelhar no que os adultos fazem: por que não usar o hábito da leitura para incentivar os pequenos? Itaú tem um projeto muito bonito sobre isso!
E aí,gente?Alguma dica? Já fizeram alguém começar a ler? Se sim, me conte como foi!

Você também pode gostar

8 comentário (s)

  1. Ótimos motivos, mas um sempre me vem à mente quando penso em razões para ler: a Literatura humaniza. Isso vem de um texto do autor Antônio Candido em que ele diz que a literatura faz com que nós entremos em contato com questões e situações pertinentes às nossas vidas, mas também pertinentes a vida de outros, ela pode nos levar a pensar e questionar e isso é uma linda razão para ler <3


    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Jenn!! Essa frase é maravilhosa e real! Sim! A leitura nos faz sentir na pele algumas coisas e sentimentos que talvez não sentiríamos em nossa vida real... Isso é maravilhoso!!
      beijocas

      Excluir
  2. Ler é muito bom!
    http://carolsthing.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Adorei esses motivos! Graças à Deus estou rodeada de pessoas que gostam de ler também... mas, quando conheço alguém que não gosta, eu incomodo até a pessoa pegar um livro pelo menos, haha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo e com voce? Ai eu sou adepta da ideia de que se a pessoa não gosta de ler é porque não encontrou o livro ideal.... É maravilhoso mundo da leitura né? <3
      beijocas

      Excluir
  4. E livros te trazem amigos! <3
    Pâm, só tenho a agradecer os livros. Eles me fazem alguém melhor e mais feliz.
    Sempre!
    <3 <3 <3

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate