[RESENHA] Kurt Seyit & Shura, de Nermin Bezmen

08:00

Hoje é dia da resenha desse livro que virou série que já foi até do Netflix e hoje é sobre a publicação que foi feita pela Pedrazul Editora aqui no Brasil. 

kurt seyit & shura resenha

Consegui esse livro em uma das super promoções que eles fazem pelo whatsapp #fikdik

Mas  ele também está disponível no Kindle Unlimited e você já pode iniciar a leitura.

RESENHA

Em Kurt Seyit & Shura, Kurt é o filho de um nobre da Crimeia, região entre Rússia e Ucrânia e vamos acompanhar a sua ascensão até primeiro tenente da guarda imperial, mas conhecemos aos poucos, sua infância até se tornar tenente. E em meio a 1916, a amores e calores, ele conhece a doce e linda Alexsandra, apelidada carinhosamente de Shura, uma moça de 15 anos com lindos olhos e uma beleza estonteante e inesquecível.

Mas tentará escolher as pessoas que se tornarão seus melhores amigos. E isso, meu filho, é muito mais difícil do que aprender a ser um soldado.

Shura veio para abalar todas as suas estruturas e convicções, e com Shura, o amor surge à primeira vista, mesmo ainda tão jovens. O romance continua e por volta dos 24 anos, é hora de partir, e nessa partida de Seyit acontece muita coisa e a revolução está a todo vapor. É um amor conturbado apesar de termos lindas cenas de bailes e vestidos, mas acontece em meio a revolução russa, exige abandono da pátria, do seu lar... E também abdicar de outras tantas coisas em suas vidas, porque dos dois lados tem exigências e pontos que precisam rever.

Cada pessoa tem seu tempo. As leis da natureza que regulam o nascimento, a vida e a morte são imutáveis. Mas o tempo de um é diferente do outro. E isso é um fato tanto para os homens quanto para as mulheres.

Ao mesmo tempo que tem as alegrias do primeiro olhar, do primeiro romance, tem as tristezas da guerra, dos desencontros, eu diria até alguns erros, mas essa é uma história de amor real, que aconteceu de verdade, então somos humanos, naturalmente erramos e vamos errar. Além disso, as cenas e as descrições tem uma riqueza de detalhes, ambientado entre Rússia e Turquia, que é muito bonito.

Vai crescer um pouco a cada dia, com cada dor e cada problema que tiver de enfrentar. A maturidade leva tempo.

Confesso que de início, achei que esse ia ser o meu favorito do ano, porque me lembrou MUITO uma outra trilogia que amei muito, que foi "O Cavaleiro de Bronze", mas os acontecimentos aos poucos tiveram uma virada de chave e depois que eu entendi que não ia acontecer o que eu queria que acontecesse e outras coisas deram voz, me senti um pouco chateada e também frustrada pela situação... Mas faz parte, entendo!

Há muito tempo a vida não lhe dava muitos motivos para sorrir.

Se você acompanha novelas turcas, provavelmente vai conseguir identificar alguns costumes que aparecem nas novelas, mas se não acompanha também: nomes, tradições, modo familiar, bloqueios ou até mesmo visões e nisso, me senti completamente na Turquia. 

Apesar desses pontos que me incomodaram, particularmente, quando finalizei o livro, tem um epílogo muito interessante e vi com outros olhos, porque a autora explica um pouco da relação com os personagens, e sim, mais detalhadamente, porque se você não sabe, esse nem é um spoiler, mas a história de Kurt Seyit e Shura foi real, um romance real.


kurt seyit e shura nermin bezmen

As memórias nunca o abandonam, não importa a que distância você está, e mesmo assim, os objetos que você carrega parecem estar muito longe, pensou.

O livro é o primeiro da trilogia:

  1. Kurt Seyit & Shura
  2. Shura
  3. Kurt Seyit & Murka

Classificação: ⭐⭐⭐★


O livro está disponível no Kindle Unlimited!

Você também pode gostar

0 comentário (s)

Like us on Facebook

Translate