[PEGA A PIPOCA] Coringa (The Joker)

06:13

Hey pessoal! E eu demorei, mas aqui estou eu, para falar de Coringa ou The Joker, a nova adaptação da DC Comics que já bateu recorde de bilheteria na primeira semana de estreia (que foi no dia 04/10). Amanhã é dia 31 de outubro e... Qual melhor momento para falar desse filme, não? 🎭
joaquin phoenix resenha the joker coringa
Sinopse: Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

Continue lendo para conferir a resenha completa!
Hora de falar do filme!

Em The Joker vamos conhecer uma outra faceta do Coringa. Humanizado e sofrido, Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) vive atualmente em um apartamento caindo aos pedaços com sua mãe, Penny Fleck (Frances Conroy), e para conseguir seu sustento, trabalha como palhaço para uma agência de talentos e ainda precisa passar por terapia, visto que tem muitos problemas mentais.  Só o que não podia esperar, era que, após uma horda de acontecimentos, três homens pudessem aflorar seu lado mais sombrio e isso se tornar um movimento social em Gotham
coringa the joker frances conroy joaquin phoenix
Coringa é uma aposta um tanto quanto inusitada de filme de super-herói da DC, uma por ele não ser absolutamente um filme de super herói porque não é um herói e outro motivo é porque The Joker é um filme absolutamente humano e nos traz diversos pensamentos sobre por que fazemos determinadas coisas, se as pessoas e as atitudes influenciam em tudo que somos e nos tornamos... Mas até que ponto é justificável, não é mesmo?
coringa the joker joaquin phoenix

Joaquin Phoenix dá um show de atuação a partir do momento em que surge na telinha, com sua magreza absurda, transtornos e olhares psicopatas ,exatamente como um Coringa humanizado que esperamos - ou não - ver. As lutas internas, as batalhas psicológicas e outros personagens que interagem com ele só servem para intensificar e provar algumas coisas para ele e outras, que nem sempre são justificáveis para nós. Essa pode ser a verdadeira história do Coringa? O que há por trás do sorriso vibrante e psicodélico? Temos muitas atuações interessantes, mas devo admitir que foi legal para mim ver Robert De Niro e a senhorinha de American Horror Story (Frances Conroy - Penny Fleck) no papel e atuando com maestria. Acreditamos nos personagens.  Outros personagens deixam algumas dúvidas, perguntas e história em aberto.
coringa the joker resenha filme joaquin phoenix
Algo que gostei muito nesse filme foi a trilha sonora: casa com os momentos perfeitos de tensão, o violino fazendo a linha de base e, não sei ajudou ou não, mas assisti numa sala Dolby Atmos e foi sensacional. Nunca tinha prestado atenção ou visto uma trilha sonora TÃO perfeita. Por esse ponto super vale a pena ver no cinema. Podem escutar um pouquinho na faixa "Defeated Clown" - a pegada é toda no violino e toda no mistério - faixa 64 na trilha abaixo.
Por outro lado, o filme é pesado, denso, forte, tem muitas cenas de violência e muito sangue. Não leve a sua criança ao filme... Na minha sessão tinha crianças e achei um filme perturbador para elas. Apesar de ser um filme de um palhaço, não é um filme engraçado. É doentio. É sério. Alerta para algumas coisas extremamente importantes, mas que devemos tomar cuidado e não levar tudo ao pé da letra. Depressão, ansiedade, culpa, medo... Muitos sentimentos fortes e que nos consomem fazem parte do enredo e não adianta relativizar tudo e achar que está tudo bem, quando não está.
joaquin phoenix resenha the joker coringa
A crítica social e política está presente durante toda a história, e te faz ficar pensando sobre as pessoas com problemas neurológicos e psicológicos e em como a sociedade espera que os mesmos se comportem e como eles se comportam. Apesar de, em alguns momentos, extrapolar nesse ponto, é importante e interessante ter essa outra visão, se colocar no lugar do outro. Ao final, por mais que tenha seus pontos negativos e positivos, não consigo falar que esse foi o melhor Coringa que assisti - Heath Ledger tem meu coração todinho - mas foi uma ótima atuação e você certamente sairá chocado do cinema.

Classificação: ⭐⭐⭐⭐ (3,5)

Você também pode gostar

12 comentário (s)

  1. to maluca pra ir assistir! eu adoro esse ator e todo mundo tá falando super bem do filme!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu amei todo o contexto social e político desse filme, acho que ele deveria ser matéria para trabalhos em algumas faculdades, pois é possível destrinchar as críticas de toda a trama.
    Joaquin Phoenix atua maravilhosamente bem e sério, foi uma ótima experiência pra mim ter ido ao cinema assistir Coringa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Tem cenas nesse filme que ainda estão entaladas na garganta! Eu fui assistir na pré estréia e que filmaço e que show de atuação! Joaquin merece tudo de bom. Figurinho e trilha sonora impecáveis.

    Já na briga de Coringa de Joaquin e Heath eu nunca achei o coringa do Heath o melhor, e de atuação para mim o Joaquin deu mais show rsrs

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sÉRIO? hahha
      heath pra mim ainda ganha... mt coringa mesmo rsrs

      Excluir
  4. Artigo muito legal, amoo esse cara, gostei muito do seu trabalho, você é muito linda, bjss.

    Quero muito um comentario seu em meu site: Portal Sobre Jogos

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Eu vi o filme na semana da estreia e achei sensacional!
    Vi muita gente criticando por achar que era um filme no estilo dos filmes de heróis da DC, mas pelo que foi divulgado antes já dava pra saber que não tinha nada a ver!
    Amei real!
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha. Fiquei curioso em ver.
    Bom fim de semana!

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate