Você tem maturidade literária?

05:13

Hey cupcakes! Sabe, hoje vim falar de um assunto que muito me deparo e, na verdade, nem sei se posso tratá-lo assim. Você tem essa maturidade literária que vou falar aqui?
Continue lendo e confira!


Esses dias no Twitter, me deparei com um tweet falando sobre leitores arrogantes que dizem que tal livro é melhor que o outro e você não deveria ler x livro porque existem livros melhores que ele e todo esse blá, blá, blá. 

Mas... Você, leitor, sabe que a vida não é pra ser assim, não é mesmo

Já ouvi muita coisa nessa atmosfera literária e também já tive muitos pensamentos sobre, mas... A verdade é que, você pode ler clássicos, ficções, romances, biografias, livros de autoajuda e, basicamente, o que você quiser. Ninguém tem o direito de falar o estilo de livro que você deve ler só porque a pessoa considera aquilo ruim - balela. Todos os livros, bons ou ruins, trazem um aprendizado, uma lição de vida e cada pessoa tem o direito de escolher o que se sente melhor lendo, ué.

Confesso que eu já fiz parte dessa parcela que julga alguém por ter lido determinado livro, por exemplo, até o dia que eu li e eu adquiri as minhas opiniões sobre a leitura. Se alguém me pergunta se eu li, em qualquer ambiente, eu digo que sim e não tenho vergonha disso - o que achava que iria ter. No caso, eu não gostei, mas se tivesse gostado? Não vejo problema algum dizer que gostei também. Me deparei com isso no almoço também - pegaram algumas leituras "inusitadas" que eu tinha feito no Kindle e bem... Qual o problema em assumir isso? 😉

A verdade é que todo mundo tem o direito de ler aquilo que se sente bem ou que quer, ué! E não há problema nisso. Nada de ficar jogando na cara do amiguinho que ele não pode ler isso ou aquilo,ok?

Concordam? Discordam?



Você também pode gostar

38 comentário (s)

  1. bem legal esse post, eu tbm ja fui dessas que julgava a leitura alheia, mas que cada um leia oq quiser e seja feliz né hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Pâm, td bem?

    Eu n tenho um pingo de maturidade literária
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Leio de td, mas dificilmente leio clássicos e coisas mais intelectuais
    Leitura é a minha válvula de escape, pra fugir um tiquinho da rotina e correria
    então qt mais leve a leitura melhor, claroooo que amamos um bom drama, clichês, thrillers que nos prendem, mas leio e lerei coisas 'bobas', água com açúcar e n tenho vergonha!
    Uma vez me disseram que eu deveria ter vergonha de ler ou contar q li 'Cinquenta Tons'!! Hoje eu n leio o gênero, de submissão e essas coisas, mas n tenho vergonha de já ter lido.

    Acho válida qualquer leitura, cada um tem um gosto, por isso tantos gêneros de leitura né?!

    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!!!!!!!!!!!
      Aí que voce é super madura, porque le de tudo :D
      EXATAMENTE, e todas elas nos fazem crescer, não é verdade??? <3

      Excluir
  3. Oi Pâm, tudo bem? Gosto quando esse assunto é abordado, porque sempre vale como um "puxãozinho de orelha" para quem acha que pode dar pitaco no que o outro está lendo. Cada um é dono do seu nariz, cada um lê o que quer, o importante é ler, não importa se é revista, gibi, livro, enciclopédia... leitura acima de tudo, é o que engrandece! Dito isso, eu também entendo quem faz o julgamento (e não é encontrar desculpas, tá), porque essa pessoa ainda não atingiu a falada "maturidade" seja ela literária ou não, e isso só vem com o tempo, experiência, trocas e compartilhar opiniões que também fazem com que cresçamos. Adorei o post.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pam!

    Concordo total, cada um deve ler o que gosta e pronto, não existe isso de tal livro é melhor que outro, as pessoas tem opiniões diferentes, nem sempre um livro irá agradar igualmente a todos, e isso também serve pros gêneros. O importante é ler e se sentir bem com a leitura!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pamzinha, se tem algo que me irrita é o povo vir julgar os romances lindos e açúcarados que lemos. MEU POVO, acorda, leitura é importante independente do gênero.
    Acho que essa questão de maturidade vem com o tempo, mas também é de personalidade. Tem gente que gosta de ser chato e irritante, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SABE QUE EU TENHO VONTADE DE DAR UM SOCO NA CARA?????????????????????????????????????????????????????
      isso é verdade rsrs
      sempre tem uns chatos rsrs

      Excluir
  6. Concordo. Existem gostos e personalidades diferentes e todo mundo deve ler o que quiser.
    Amei o post.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi Pam, eu concordo que cada um pode ler o que quiser e de todas as leituras podemos tirar coisas boas. Eu já falei de livros no blog e falo muito de filmes. Digo o que eu achei, mas nunca digo para não assistir um ou outro filme. Os gostos são diferentes e que eu não gostei pode agradar o gosto de muitas pessoas.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, Chris!
      E vai que aquela leitura, filme, etc. também é legal pra outra pessoa, né?

      Excluir
  8. Concordo plenamente com você, sinto a mesma coisa com relação a filmes. Meu marido diz que não tem paciência para filmes de drama ou muito monótonos, mas eu sempre digo que o entretenimento, incluindo livros, sempre nos dá certa experiência, é sempre válido como aprendizado. Sem contar que temos opiniões e podemos encarar a leitura do mesmo livro de forma diferente.
    Amei o seu post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie!
      Isso eu concordo com você <3
      Tambem acho que tudo agrega, mas nao gosto de tudo, mas é importante conhecer?

      Excluir
  9. Acho tão estúpido julgar alguém pelos livros que ela lê, sendo que o importante é todo mundo ter acesso.
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acho que a primeira coisa que o ser humano aprende é julgar, rs. Atire a primeira pedra quem nunca apontou o dedo e julgou alguma coisa, né? Hoje aprendi a respeitar muito as diferenças, é importante saber que cada um tem uma perspectiva da vida, das coisas.. um livro pode ser horrível para mim e incrível para o outro, uma música, uma comida.. E tudo bem. Quando todo mundo aprender a respeitar as diferenças viveremos em um mundo tão melhor!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, Kaila!
      A gente precisa mais de todos reconehcerem que são diferentes e aceitar isso e viver em harmonia... Isso que deveria importar, né?

      Excluir
  11. Oioi!
    Adoro posts como esses! A gente tem mesmo é que ter liberdade para ler o que quiser, quando quiser e saber respeitar as escolhas dos outros :)
    Um beijo
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo. Já fiz isso, mas hoje não faço mais. Afinal, cada um lê o que quiser e eu não tenho nada haver com isso.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Percebo que a gente vive numa época que as pessoas gostam de expor que não gostam das coisas, como se fosse uma notícia mega urgente, e daí ficam incomodadas por aquilo não incomodar outras pessoas. Somos livres pra curtir o que quisermos e pronto.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Oi Pâm, adorei sua postagem!!! Isso aí, todos tem direito de ler o que quiserem e não devemos julgar a leitura alheia. E ler é ótimo, o importante é ser feliz lendo.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Tá certa Pamzinha, livros proporcionam experiências, e cada pessoa tem uma diferente! E o leitor vai evoluindo naturalmente nas suas escolhas, sabe? Então já deu essa implicância sobre o que o outro lê.
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Amei o post, por ser fã de Harry Potter escuto muito isso de “esse livro nem é bom” ou “tem livros melhores para sua idade” (particularmente tenho vontade de socar a pessoa), acho que gosto literário é muito pessoal e não tem essa de livro melhor ou pior.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  17. Oi Pâm!
    Concordo plenamente! Acho muito engraçado que quando eu era criança sempre ouvia que quando fosse adulta poderia fazer o que quiser, mas dependendo de onde você falar que gosta de YA... nooosssaaa... parece que você está cometendo um crime.
    Leitura é pra instruir, mas precisa ser prazerosa também. E se o livro for realmente mal escrito, pelo menos serve de exemplo do que não fazer.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PURA verdade isso que voc~e falou, Helaina
      Sim
      você é super criticado hoje em dia pelos pequenos gostos que se permite ter, isso é tão errado...

      Excluir
  18. Oie!
    Isso é algo bem ruim mesmo, esse julgamento do que é o "melhor" ou não, em relação as leituras, porque cada um tem um gosto, tem um gênero preferido... o que importa é que a gente consiga ler, e que seja um momento prazeroso e de aprendizado pra gente!

    Confesso que tinha também um certo "preconceito" em relação a alguns gêneros, mas hoje em dia eu penso que cada um deve ler o que o faz feliz, e eu não tenho nada a ver com isso kkk
    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Jana hahahahaha
      eu também tenho alguns preconceitos, mas ignoro se a pessoa quer ler, o melhor é fazê-lo :D

      Excluir

Like us on Facebook

Translate