4 dicas para melhorar a habilidade de leitura

Postado em 28 de setembro de 2018 às 06:30

Hey cupcakes! Hoje é dia de uma postagem mais informativa e, de certa forma, auxiliadora e que pode ajudar - e muito! - no desenvolvimento de sua leitura, seja ela de ficção e por diversão, ou seja ela para estudos ou fins profissionais. Vem comigo que as dicas são boas!

Em meio às minhas leituras, procurei por algumas dicas para melhorar a habilidade de leitura e percebi que algumas delas são de fato funcionais e adotá-las realmente melhoram e agilizam. Continua comigo!
  1.  Dizer NÃO!
    Parece bobo? Não é, e te explico por quê: concentração. Quando você diz "não" às outras coisas que tiram sua atenção à leitura, você diz "SIM" ao seu cérebro que vai se concentrar naquilo que está tentando, no caso, a leitura. O dizer "não" é para aquela mensagem nova do Whatsapp no celular, redes sociais, etc. que tiram sua atenção e, quando você vê, o único tempo que tinha para ler ficou no Facebook ou Instagram. Administre bem seu tempo, mesmo que curto, para a leitura. 

  2. Dedicação
    Separe um tempinho para leitura todos os dias. Você só tem 15 minutos na hora do almoço? Então durante esses quinze minutos se dedique à leitura e absorva tudo que puder, faça ser proveitoso, deixando o celular de lado  e prestando atenção à leitura, nem que seja para ler apenas algumas frases. Se puder ser o mesmo período todos os dias no mesmo horário, melhor ainda! Você vai se acostumar e inserir a leitura aos poucos no dia-a-dia.
  3. Compreender para agilizar
    Uma dica muito interessante que encontrei foi perceber ou entender o tipo de leitura que se está entrando e "adaptar" seu cérebro, porque ler uma ficção ou um livro de empreendedorismo não é o mesmo tipo de leitura e você precisa "compreender" de uma forma divergente. Existe  

  4. Leia mais de um livro ao mesmo tempo
    Pode ser que essa dica vá um pouco contra a ideia de "Termine o que você começa!", mas acredite, eu estou falando para o seu bem; quando você lê dois livros diferentes "ao mesmo tempo" você força e trabalha o cérebro para ele abrir mais espaço para novas memórias e ainda por cima ativa a concentração. Além disso, pode ser um escape para leituras extensas, sem parar de ler!

E aí? Gostaram das dicas? Já utilizavam ou perceberam alguma que faltou? Me conta e vamos compartilhar experiências!

Você poderá gostar de:

26 comentário (s)

  1. Amei as dicas, são maravilhosas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey Pâm! Tudo bem?
    Adorei as dicas, e confesso que seguia a maioria delas quando comecei nesse mundo da leitura.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  3. Oi Pâm

    n consigo ler mais de um por vez, acabo misturando as histórias!
    Gosto de me dedicar a cada livro!

    N gosto de livros com linguagem muito rebuscada, é bom qd existem palavras diferentes pra aumentar nosso conhecimento, mas qd é uma escrita muito 'enfeitada' acabo perdendo mt tempo tentando entender o sentido...

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade! Eu tambem mas as vezes eu curto rsrs
      aah te entendo, Fer!!

      Excluir
  4. Oi Pâm, tudo bem? Adorei as dicas, acho válido esse tipo de post tanto para leitores costumazes quanto para aquelas pessoas que não tem o hábito de leitura, é sempre bom refrescar as dicas para melhor a leitura. Sobre as dicas em si, eu evito a leitura de mais de um livro ao mesmo tempo (por mais que esteja fazendo isso no momento), porque senti que a minha concentração e capacidade de captação do conteúdo é melhor absorvida quando me dedico a uma leitura única... isso é comigo, já sei como eu funciono melhor, mas acho super válida a tentativa e não descarto ser necessário essa leitura composta de vez em quando.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo feedback!
      Realmente, acho que ajudam esses posts até pra lembrar, as vezes
      eu estou com algumas ao mesmo tempo mas me dedicando exclusivamente a uma
      te entendo! rsrs

      Excluir
  5. Oi, Pâmzinha!

    Adorei as suas dicas, são super válidas e dão super certo. Ler mais de um livro ao mesmo tempo trabalha a nossa memória e dizer "não" é um dos pontos principais. Só vamos conseguir de fato nos envolver com a história quando nos focarmos apenas nela e darmos toda a atenção que ela merece.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!!

      Simmmmmm isso é pura verdade
      e como tira a atenção a rede social, né?

      Excluir
  6. mt boas dicas! acho bacana ter um livro junto sempre pq a gente aproveita qq tempinho pra ler, e tentar manter uma rotina e ter um ritmo pra leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. E´bom, né?apesar de as vezes dar um tilte na cabeça hehehe

      Excluir
  8. Oi Pamzinha!
    Super concordo com suas dicas, elas são muito úteis para quem está ingressando na vida literária. Eu leio mais de um livro ao mesmo tempo e muitas vezes isso agiliza a leitura pq eu quero terminar logo um para focar no outro, acredita? HAHAHA
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, comigo tb o negocio da leitura , geralmente eu pego outro livro pq o primeiro ta chato, aí acontece do segundo estar mais chato que o primeiro e eu volto pro primeiro kKKK

      Excluir
  9. Oi Pâm, tudo bem??

    Adorei as suas dicas de leitura. Sempre acho que ler dois livros ao mesmo tempo, traz mais concentração. Eu costumo fazer assim. Sobre o tempo para leitura, só tenho a ida e vinda ao trabalho e costumo me dedicar, então nem pego o celular, vou o caminho inteiro lendo. Quando o livro está viciante, o levo até na hora do almoço para ler rs. As suas dicas são valiosas demais. Xero!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Di!!
      Sim... eu super apoio a ideia
      quando eu ia de onibus pro serviço eu super me dedicava mais, agora vou de carro dirigindo... queria que desse rsrsrs
      na hora do almoço é que eu leio hehehe
      obrigada lindona

      Excluir
  10. Oi
    boas dicas, apesar de quase não ter tempo de ler ultimamente consegui ler um pouco hoje, pois qualquer tempo que tenho é para fazer trabalho e estudar para a prova.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Pâm!
    São ótimas dicas! Inclusive comecei a ler dois livros ao msm tempo recentemente, tô curtindo, dá pra ler mais rápido e sem ficar parando, pois qnd u. está chato vc pega o outro hahahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii Pam.
    Das dicas, eu não consigo lidar com a última, mas as outras eu sempre faço.
    Ahh! E sempre desligo a internet para me perder completamente na obra kk
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  13. Amei suas dicas, Pam. Confesso que estou bem em falta com as minhas leituras, faz muito tempo que não leio nada e isso é um hábito que quero mudar!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Subscribe Us