[RESENHA] A Esperança, de Suzanne Collins

23:18

E a última resenha dessa trilogia que eu amo tanto se inicia aqui. O filme saiu no final do ano passado e no fim desse ano vamos encontrar com esses personagens pela última vez nas telonas. Enquanto isso não acontece, vem a resenha do último livro. Se você não leu nenhum dos livros anteriores, para saber minha opinião sem spoilers recomendo ler o último parágrafo. Prometo que não irá ter spoilers. A resenha ficou curta mas eu evitei falar muito... Agora chega de lenga-lenga!


A EsperançaTítulo Original: The Hunger Games - Mockingjay
Editora: Rocco
Páginas: 421
Ano: 2011

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


RESENHA
E aqui venho eu, resenhar o último livro de uma série que se tornou uma das favoritas : Jogos Vorazes. A Esperança é o terceiro e último volume da saga distópica que abalou muitos jovens - me incluo neste meio,sim! Aliás, se você não leu os volumes anteriores (Jogos Vorazes e Em Chamas), não recomendo ler essa resenha pois pode conter spoiler,mas vou evitar ao máximo contar toda história.
Nesse último livro, Katniss sobreviveu aos dois massacres vorazes anteriores. Mas isso não impede de que esteja destruída psicologicamente, apesar de estar inteira por fora. Seu distrito foi destruído e tudo que restou foi sua família, o gato, e mais alguns residentes do Distrito. Peeta? Bom, ele foi capturado pela capital, assim como Johanna, e sabe-se lá quais atrocidades estão cometendo com os dois. E não é pouca coisa.
-(...)E aí eles precisavam de alguém para fazer toda essa coisa entrar nos eixos e funcionar. Eles precisavam de você.
-Eles precisavam de Peeta também, mas parece que se esqueceram disso - digo"
Pág. 37
Então Katniss tem que resolver isso, e salvar a todos - ou pelo menos a maior parte - e se torna literalmente o simbolo da revolução, o Tordo. Uma coisa que ficou mais forte foi a mídia com o Tordo, porque é o que é necessário, e você logo perceberá isso nas primeiras páginas. O início do livro não é maçante, mas chega a ser um pouco parado - e no filme também - mas isso é necessário, porque a Catnip precisa se preparar e estar preparada para o que está por vir.
– Custa sua vida – diz Caesar.
– Ah, não. Custa muito mais do que sua vida. Assassinar pessoas inocentes? (...) Custa tudo o que você é.
Casamentos, guerras, bombas, explosões e muita ação tomam conta das páginas, e vemos um personagem ter alterações no enredo. O romance fica mais ao fundo e poucas vezes. Tia Suzanne construiu um massacre ao longo da série e o desse livro é com toda a certeza, o mais doloroso. E é tudo que eu posso dizer sobre isso, mais que isso é spoiler.
O último livro não me decepcionou, muito pelo contrário. Suzanne escreveu personagens que cresceram, que mudaram, que encantaram. Katniss com seu jeito duro e sério, Peeta todo doce e desapegado, Gale com força e coragem. É difícil ter que me despedir deles ao mesmo tempo que sempre posso encontrá-los logo ali, na minha estante. Cornucópia, Distrito 12. Personagens que fazem parte do meu mundo. Obrigada Suzanne, por descrevê-los e desenvolvê-los. Eles fizeram muito bem pra mim. Assim como pra muita gente.

E vocês gostaram da série? Leram? Pretendem?


Você também pode gostar

6 comentário (s)

  1. Pam! Eu amo Jogos Vorazes! Apesar de achar os filmes bem fieis aos livros, nao acho q ele passa todo o sofrimento dos Jogos ... Esse ultimo livro eh o meu preferido, e qnd terminei fiquei com aquela depressão nao soh por dar tchau a katniss, mas pq apesar de toda aventura, se vc pensar eh uma historia muito triste q deixou muitas marcas...
    Saudade daki Panzinha!!!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam,
    Pois então, eu tenho um "relacionamento" meio complexo com JV.
    Li o primeiro livro e não achei grandes coisas, mas no segundo a trama me conquistou.
    A meu ver, a autora tinha uma grande estória em mãos para contar, mas ela não conseguiu explorar todo o potencial no último livro.
    A estória era mto maior que a katniss e por causa da narrativa em primeira pessoa, ficamos limitados a sua visão.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Pâm! ^^
    Eu já li esse livro sim e adorei o desfecho da trilogia. Fazia tempo (acho que desde Harry Potter) que eu não encontrava algo tão bom pra ler. A história me prendeu de verdade e o final, fiquei feliz com ele. A Suzanne soube terminar direitinho a história de uma forma bem realista, mas que ao mesmo tempo não te deixa angustiada.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  4. Já li a trilogia e gostei bastante. O último livro, A Esperança, é o meu favorito da série. Só acredito que a série ganharia mais, como um todo, com uma narração em terceira pessoa.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um massacre esse livro, e é só do que eu me lembro D: ahauah lot of blood e do final, apaguei o restante :( mas que bom que você gostou desse último volume, apesar dos pesares

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Mundo da Luna" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei MUITO da série e o terceiro livro, mesmo recebendo tantas críticas negativas, me agradou bastante também. O começo é um pouco lento, mas do meio pro final, é um massacre e os personagens realmente amadurecem ao longo da narrativa, sem falar nas surpresas que a autora nos proporciona ao longo da leitura desse ultimo livro. Gostei muito do desfecho, acredito que foi condizente para uma trilogia distópica <3 Agora é aguardar o ultimo filme nos cinemas ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate