Por que eu uso óculos?

Postado em 21 de abril de 2015 às 20:36

Hey pessoal! Hoje a postagem é um pouco mais pessoal e menos literária do que de costume. Eu uso óculos como vocês sabem, e antes de começar nesse mundo terrível de miopia, falta de foco, lentes que engorduram, riscam e caem, eu mal sabia porque meu pai usava - só sabia que ele precisava e fim. Ja fiz uma postagem sobre miopia, mas esses dias eu vi meus óculos abandonados e achei interessante comentar sobre algumas diferenças e como surgiu a história de usar óculos aqui em casa.


Eu sempre tive a visão muito boa. Enxergava tudo de longe, nitidamente, perfeitamente, incrivelmente. Só que com o tempo, e a tendência de usar óculos que vem de família, eu ainda não achava que pudesse entrar para o time dos quatro-olhos. Mas tudo que é bom dura... Bom, como eu comecei a usar com quase 16, eu não considero um tempo muito pequeno.


Mas, depois de começar a fazer técnico em informática e ficar a maior parte dos meus dias atrás do computador tentando aprender linguagens de programação, lógica de programação e mais uns pares de matéria que você precisa aprender para passar de módulo, eu comecei a sentir dificuldade em enxergar a lousa do colégio. Começava a embaçar e eu tinha que ficar forçando os olhos até que eles ficassem bem pequenininhos para que eu pudesse enfim enxergar que não era matica que estava escrito e sim matemática.
Ó vida!
 Então eu fui sim para o oftalmologista e o diagnóstico não poderia ser outro: miopia nos dois olhos com 0.75 de grau. Quase um grau logo de cara! Pode parecer pouco, e realmente é pouco, mas para quem nunca usou óculos, era bastante e fazia muita diferença. Eu chegava a ter que ficar olhando por baixo do óculos para não pisar errado no degrau, sentia a vista zonza (como sempre fica quando o grau aumenta) e às vezes até forçava os olhos mesmo usando o óculos.
O problema não era ver de perto, porque pra miopia o problema não é perto, o problema é o longe, tudo fica embaçado. Sabe a ideia da fotografia que você desfoca o fundo para trazer em destaque o objeto em questão? Embaçar é o mesmo caminho, só que esse embaçado é a sua visão principal, ou seja, dá uma vontade de correr para colinas...


Faz de conta que vocês tem a minha visão. Tá vendo essa imagem da esquerda? Eu enxergo embaçado assim sem óculos. Na imagem da direita, ta tudo nítido. Na imagem da esquerda, pra mim só a minha unha realmente ficou nítida, o resto ficou tudo embaçado. Na direita, é como eu enxergo com óculos.

Então, depois de diagnosticada, fui escolher um óculos. Naquela época, eu pensava assim: quanto mais discreto, melhor. Meu primeiro modelo acabou sendo um rosinha, pequeno, fininho e muito básico que se escondia no meu rosto. Eu gostava dele, até. Digo com esse "até" no final porque hoje eu gosto muito mais do meu óculos de hoje do que antigamente, eu me acostumei muito e até hoje não dei uma chance para as lentes.

Eu não gostava nem um pouquinho - não achava que poderia ter o meu estilo com um óculos. Só usava para enxergar a lousa e ponto. Depois o guardava na minha caixinha e não queria nem saber dele. Só que eu fui sentindo cada vez mais dificuldade em enxergar e o período que era apenas para as aulas, começou a se estender para dias inteiros.
Só que logo meu grau aumentou, e um ano depois,estava eu trocando de óculos novamente, dessa vez um modelo maior que permitia um maior campo de alcance e em armação preta. Só que a armação estourou, e a ótica teve que pagar por outro. Esse foi minha paixão por muito tempo. E ah, o detalhe dele vinha do ladinho....
O problema foi que ele quebrou também, bem na ponte com o nariz. Aí não teve jeito, tive que escolher outro. E o escolhido da vez, foi um modelo com notas musicais nas perninhas, branco por dentro, e geek do jeito que eu curto.
Ele não quebrou, mas não é o meu modelinho atual. O meu modelinho atual pode ser usado como óculos de sol, e é só um pouquinho mais largo. Consegui me acostumar muito com ele. Esse tem uma pintura fosca que os outros não tem, e é o mais simples na questão de desenho porque é simplesmente todo pretinho.

Agora eu gosto muito de usar óculos mas estaria mentindo se dissesse que não sinto falta da época de não ter que usar nenhum apetrecho para ver de longe. O meu longe antes se limitava a lousa a certa distância, hoje não enxergo nitidamente nem o teclado do computador.
Mas não é só pela miopia que as pessoas podem usar óculos, esse é só o meu caso. Tem a hipermetropia, o astigmatismo, vista cansada dentre outros motivos que você pode usar óculos. Vocês usam? Gostam? Abusam dos modelos?

Você poderá gostar de:

8 comentário (s)

  1. Pâm, amei o post, esse texto deveria ser lido por todos porque desmistifica os problemas de visão, eu uso óculos, pois tenho miopia ( 1.00° em cada olho), e eu fiz a mesma coisa que você, no primeiro óculos eu escolhi um bem fininho e retangular também, mas depois eu fui me acostumando e agora é um modelo bem geek, preto e grande.
    P.S: Com o óculos vem o Toc de limpar a lente a cada risquinho que surge rs

    http://comosolhosnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. PAMPAMPAM! Gostei do post! Nunca tinha visto alguém fazer algo assim sobre óculos HAHAHA
    eu uso óculos desde os 6 anos então não tenho de jeito nenhum todas as armações aqui em casa :( talvez tenha fotos e dê pra fazer uma linha do tempo... quem sabe? HAHAH

    particularmente, meu modelo preferido entre os seus foi o último mesmo :D

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Entendo bem esse lance de enxergar pouco! Quando descobri que era míope, com 12 anos, já tinha 3.25 graus em cada olho. Nem sei como conseguia viver daquele jeito!
    Aos 13 anos já comecei a usar lentes de contato e não parei mais, desde aquela época já não tenho mais óculos. Nunca tive grandes problemas com as lentes!
    Com uns 18 anos descobri que tenho também astigmatismo, mas bem pouquinho.
    Quero operar assim que estabilizar!
    Adorei o post!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Pâm!

    Adorei o post de hoje. Assim como você, tb comecei com um modelinho mais discreto, e hoje tenho um parecido com o seu atual tb... mas azul... eu adorooo esse azul!
    Eu comecei só com o astigmatismo, mas com o tempo a miopia apareceu (isso parece conversa de drogado) E com a miopia algumas "moscas volantes" apareceram, vc tem moscas volantes, Pâm? è muito chato, mas até que não tenho muitas! São uns pontinhos pretos que aparecem no meio da visão... enfim! Eu tb preferiria não ter que usar nada, eu sou como uma música dos Paralamas do sucesso que diz "Se eu tô triste eu tiro os óculos, eu não vejo ngm!" Quando me dá na telha eu não uso é nada! hauahuaha

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  5. Quando decidi fazer óculos eu tava com 1,5 já kkk mas porque eu odiava usar, não queria de jeito nenhum, daí acabou que não tive escolha. Eu uso um parecido com esse seu rosinha, gosto desses mais discretos, acho que esses grandes vão tampar minha cara toda haha mas pra você realmente esse preto combina bem mais! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Jogo Infinito", vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pâm!
    Eu também tenho miopia! Toca aqui! Yes!... só que não... não é nada lega, né?
    Comecei bem antes de você... desde o primeiro exame de vista foi detectado uma miopia discreta, isso antes dos 10 anos, não valia à pena usar óculos, não faria muita diferença. Mas quando eu cheguei aos 12 anos, com 0,5 na esquerda e 0,75 na direita as lentes passaram a "enfeitar" meu rosto.
    Acho que por um tempo até gostei da novidade, mas hoje já passando dos 30 e acumulando 1,5 e 1,75... é, minha miopia aumenta muuuuuito devagar graças à Deus... tem dias que eu adoro os óculos, mas tem dias que eu detesto. Uso uma armação sem aro em volta das lentes porque não gosto de cobrir minha sobrancelha com nada. A armação é "basiquinha", estilo moderna com hastes cor de rosa (cor que eu adoro).
    No entanto o verdadeiro inimigo da minha visão é o astigmatismo. Não sei quantos graus eu tenho, só sei que dias lindos e ensolarados são um terror (apesar de serem lindos). Me sinto como um vampiro sendo exposto á luz do dia e tendo que cobrir os olhos.
    Já pensei em fazer cirurgia pra corrigir a miopia, mas depois que uma amiga reclamou que os olhos dela ficaram muito mais sensíveis à claridade desisti de vez. E já faz tempo que ela operou. Se essa sensibilidade pode acontecer, não quero correr o risco senão terei que viver eternamente de óculos escuros. Mesmo à noite. rsrsrs...

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pam... também uso óculos, acho que descobri a miopia com uns 16 também, tinha 0,50. Lógico que não usei. Lá pros 20 fui novamente ao oculista e descobri que tinha 0,75, fiz o óculos. Usava só na frente do computador e nas aulas. Mas com o passar dos anos ele foi se fazendo necessário para enxergar os ônibus, por exemplo...e quando vi não tirava mais os óculos do rosto, isso já com 1 grau. Hoje vivo de óculos, tenho 1,75 no esquerdo e 1,25 no direito, meu grau demora para subir (Graças!!!), não me importo de usar óculos, mas as vezes cansa. Eu tenho preguiça de colocar lentes...kkk

    bjoesss,

    www.papuff.com

    ResponderExcluir
  8. eu tenho que usar oculos e estou com medo de acbar piorando!

    ResponderExcluir