[RESENHA] Longe Deste Insensato Mundo, de Thomas Hardy

Postado em 22 de setembro de 2021 às 06:30

 Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do livro Longe Deste Insensato Mundo, um clássico do autor Thomas Hardy publicado pela Pedrazul Editora. Hoje em dia não é possível mais comprar a edição física, mas tem ele disponível em edição digital. Bora conferir?


 Título: Far From the Madding Crowd  (Longe Deste Insensato Mundo)
 Série: -
 Volume: 1
 Autor: Thomas Hardy
 Páginas: 421 (e-book)
 Editora: Pedrazul
 Gênero: Romance /  Clássico / Literatura Estrangeira

 Sinopse Longe Deste Insensato Mundo se passa na Inglaterra Vitoriana e narra a história de Bathsheba Everdene, uma espirituosa moça que chegou a Weatherbury como herdeira de uma vasta propriedade rural. Gabriel Oak era apaixonado pela bela, independente e enigmática Bathsheba, mas a jovem é também pretendida pelo sedutor sargento Troy e pelo respeitável agricultor de meia-idade Boldwood. Ao mesmo tempo em que os destinos destes três homens dependem da escolha de Bathsheba, ela descobre as terríveis consequências do seu coração inconstante. Um romance de paixão, com descrições da vida rural e paisagens idílicas, apresenta ao leitor uma obra-prima com extrema honestidade sobre as relações sexuais.
RESENHA

Longe Deste Insensato Mundo tem uma relação de anos comigo: uma vez vi a adaptação na televisão e lembro que amei e odiei, o primeiro numa proporção um pouco maior do que o segundo, e depois fui descobrir que era a adaptação do livro e falei: um dia lerei essa história. Alguns anos se passaram, depois descobri que a Pedrazul havia publicado, mas acabei comprando esse ano numa promoção da Amazon o e-book, e não me arrependi.

Estava no período mais brilhante do crescimento masculino, com seus intelectos e emoções claramente separadas. O tempo no qual a influência da juventude indiscriminadamente se misturava à impulsividade havia passado, e ainda não havia chegado à fase em que elas se uniam novamente, pela ingerência de uma esposa ou da família. Resumindo, estava com vinte e oito anos e solteiro.

Longe deste Insensato Mundo é um romance de Thomas Hardy e, sim, eu já tinha ouvido falar muito do autor, mas nunca tinha me aventurado pelas páginas dele. Claro que a obra mais famosa dele fica por conta de Tess D'Ubervilles, que também está na minha curiosidade, mas comecei pela minha adaptação queridinha. 

Em Longe Deste Insensato Mundo, vamos conhecer Gabriel Oak, que é um pastor de 28 anos, solteiro, que sabe cuidar das ovelhinhas como ninguém. Ele é muito bem-quisto pelas pessoas e bonzinho. Eu, como a garota que ama um personagem bonzinho (eu sei, eu sei, eles costumam ser sem graça, assumo minha parcela de culpa 😂 Só que tudo que Gabriel não foi pra mim é sem graça 😍), já me apaixonei de cara por Oak, porque apesar dele ser um "bonzinho", ele tem suas opiniões e bate de frente quando necessário, ALÉM de deixar claro seus sentimentos e decisões desde o início. Só que o dono da fazenda para qual Oak trabalha falece e a herdeira é  sua sobrinha, Bathsheba Everdene.

“É uma moça muito bonita”, disse ele a Oak. 

“Mas tem seus defeitos”, comentou Gabriel. 

“É verdade, fazendeiro.” 

“E o maior deles é — bem, o de sempre.” 

“Regatear? Sim, é mesmo.” 

“Ah, não.” 

“O que é, então?” 

Gabriel, talvez um pouco ressentido pela indiferença da viajante, olhou para onde havia testemunhado a atuação dela pela cerca e disse: “Vaidade.”

Bathsheba Everdene chama a atenção de Oak desde o primeiro instante e ele deixa logo de cara muito claro sobre o que está sentindo por ela, mas Bathsheba não quer o bom moço do campo que lhe fala boas verdades, Bathsheba é independente, sonhadora e quer um homem que dome seus sentimentos e seja ...Mais. É aí que a história começa a desenrolar e vamos entender um pouco do espírito livre de Bathsheba e que talvez o que ela quer dos homens, seja muito diferente do que ela realmente precisa.

Para criar uma visão, colorimos e modelamos de acordo com nossos desejos íntimos o que quer que nossos olhos nos traga.

Se eu me apaixonei pelo Oak facilmente na telinha, claro que eu já ia gostar dele logo de cara. Ele é simples, sincero, esforçado, inteligente, empático e é bonzinho, além do quê, ele tem 28 anos e sabe distinguir muito bem suas ações e sentimentos. Meu mocinho perfeito dos clássicos e sensato, não tem como negar. Bathsheba, ao mesmo tempo que foi muito irritante, bem, eu me vi um pouco nela em alguns momentos, mas certamente ela não é a minha favorita desse livro. Só que eu devo confessar que ela me trouxe muitas surpresas porque não me lembrava de algumas atitudes que ela teve no livro, no filme. 

“Creio que salvou a minha vida, Miss... não sei o seu nome. Sei o de sua tia, mas não o seu.” 

“E o meu não é... Parece que gosta do seu ao dizê-lo tão decisivamente, Gabriel Oak.” 

“Veja, é o único que tenho e devo tirar o máximo de proveito dele.” 

“Sempre acho que o meu parece estranho e desagradável.”

 “Creio que deva arranjar outro logo.” 

“Misericórdia! Quantas opiniões sobre outras pessoas você tem, Gabriel Oak!”

“Eu não lhe diria tão rapidamente, não tanto. Não há motivo ou por que eu deveria, pois você provavelmente nunca terá muito contato comigo.” 

“Mesmo assim eu gostaria de saber.”

A narrativa de Hardy apesar de ser dos anos 1800, tem um desenrolar que beira entre o divertido, irônico e podemos encontrar ainda na realidade e, 𝐩𝐨𝐫 𝐯𝐞𝐳𝐞𝐬, 𝐝á 𝐮𝐦 𝐭𝐚𝐩𝐚 𝐧𝐚 𝐜𝐚𝐫𝐚. Gostei muito do estilo de escrita do autor, mas vi algumas pessoas falando que esse é um livro à parte dele, por isso gostaria de ver como foi Tess D'Ubervilles. 

“Não seria possível, Mr. Oak. Quero alguém que me dome. Sou independente demais. Você nunca conseguiria, sei disso.”

Longe Deste Insensato Mundo é uma narrativa bucólica, que traz aquele toque do interior e ao mesmo tempo, traz alguns temas bem atuais: traição, família, conceito que temos das coisas e das pessoas, a simplicidade da vida.  E sim, fala-se muito das relações e atrações. Gostei muito da leitura - não é a toa que eu tive nada mais e nada menos do que 193 marcações na edição digital 👀 E vocês, gostam de se aventurar por clássicos ou ler adaptações?

Classificação: ⭐⭐⭐⭐


Você poderá gostar de:

22 comentário (s)

  1. Amei a resenha. não conhecia esse livro e já gostei da vibe dele.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vi o filme e li o livro. Adorei os dois! <3 A resenha está maravilhosa, parabéns :)
    Beijinhos e boas leituras!
    https://escritosdemartasousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gosto de romances de época e
    pela que li de sua resenha esse é ótimo!
    Obrigada por mais esta dica!

    Beijos! :-D

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pamela. Como vai? Me parece ser uma leitura muito boa, não é mesmo? Que bom que gostou da obra. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Pam,

    Não sabia que tinha adaptação da obra, que bacana!
    Confesso que a história não me chamou atenção a ponto de ler o livro, mas já adaptação estou aberta a conferir.
    Vou anotar como dica.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Pamzinha, tudo bem?
    Deve ter sido muito legal a experiência de retornar a essa história por meio de outro tipo de mídia. E que bom que foi positiva a leitura! Eu gostei da premissa e, tendo a chance, certamente leria.
    AH! Não se sinta sozinha: também sou total #TeamGoodGuys hahahahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Prih!!!
      simmmm
      foi uma experiência bacana ♥
      OBAAAAAAAA
      AMO UM GOOD GUY KKKKKKK

      Excluir
  7. Oi Pam, tudo bem?
    Eu preciso dizer que eu também gosto do personagem bonzinho e fico muito bolada quando o que eu gosto não é escolhido q hahahahh
    Amo clássicos, gostaria muito de ler mais deles. Anotei sua dica aqui. Já aconteceu comigo algo parecido, quando mais nova gostava muito da novela as pupilas do senhor reitor. Alguns anos depois consegui ler o livro e foi uma experiência ótima.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Emi!!
      ai ai, sempre acontece isso comigo viu KKKKKKK
      EXATAMENTE ISSO!!!!

      Excluir
  8. Oie, ainda não conhecia a obra, ultimamente estou me aventurando mais pelos livros contemporâneos, mas gosto de dar uma olhada em uma ou outra obra clássica que pode me agradar futuramente. Adorei que o ebook esteja baratinho e quantas marcações!!!! Fiquei curiosa haha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pamela.
    Confesso que não seria um livro que me atrairia logo de cara, e o quanto não podemos julgar um livro pela capa né.
    Eu amo uma leitura com uma pegada mais bucólica, e que bom saber que a leitura te conquistou nesse nível.
    Beijos

    https://tecontopoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quando eu crescer, quero ser que nem você, Pamzinha!
    Toda dedicadae e inteligente, lendo clássicos. Mas enquanto eu não consigo me aventurar no gênero, bora continuar nos romances dramáticos e darks da vida! kkkkkkkkkkk
    Pois é, você me apresenta livros que eu nem conhecia!
    beeeeeeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bora bora bora bora Ale ♥
      eu que me inspiro em você para ler livrões ♥♥♥

      Excluir