[RESENHA] Quando um amor floresce, de Uiara Barzzotto

Postado em 25 de janeiro de 2021 às 05:44

Hey cupcakes! Como vocês estão? Hoje é dia de resenha do livro Quando Um Amor Floresce, da autora Uiara Barzzotto, publicado agora dia 21/01.

Título: Quando Um Amor Floresce
Série: -
Volume: 1
Autor(a): Uiara Barzzotto
Páginas: 328
Editora: Amazon
Gênero: Romance / Drama / Literatura Nacional

SinopseAlex

Lembro perfeitamente da primeira vez que vi Heloísa, naquela época, ainda tão jovem, não soube identificar direito o motivo do meu coração e pulso acelerar diante da irmã do meu melhor amigo. Os anos passaram e finalmente pude entender o que estava acontecendo: eu estava apaixonado pela primeira vez na vida, por uma mulher que tinha doze anos a mais que eu.
Agora, após um período fora do país, decidi que é o momento de voltar para o Brasil. O reencontro entre nós era inevitável, o que eu não sabia é que, reencontra-la depois desse tempo mexeria tanto comigo e que, trouxesse a tona sentimentos que descobri estarem apenas adormecidos.

Heloísa
Achei que minha vida estava no caminho certo; finalmente a tão sonhada promoção no trabalho e um namoro estável. Mas a vida não segue roteiros e insiste em nos dar rasteiras. Só soube disso quando fiquei sabendo que Rafael, meu namorado tinha outros planos para sua vida, planos esses nos quais eu não estava inclusa. O baque foi grande, porém, não me deixei abater e me segurei nas realizações profissionais para seguir em frente.
O que eu não imaginei é que a mesma vida que muda nossos destinos sem aviso prévio, havia me preparado um novo capítulo para minha história...

Continue lendo para conferir a resenha!

RESENHA 

Hoje é dia de resenha do novo lançamento da autora Uiara Barzzotto, o livro Quando Um Amor Floresce. Em QUAF vamos conhecer Alex, o melhor amigo de Pedro que é irmão da Heloísa, a qual conquistou o coraçãozinho de Alex. A paixão nunca passou de algo platônico, uma vez que ela é mais velha e está fora do seu alcance. Só que o destino tem a sua própria história.... Quando Alex volta, anos depois, para o Brasil, ele reencontra uma Heloísa mais madura, que finalmente o vê nos corredores da vida e recomeça uma amizade do passado que não foi tão deixado para trás. Mas o que o futuro pode reservar para eles? Algo mais? Mesmo que tenham algumas... Questões em jogo?
Eu não deveria, mas vou te desejar boa sorte, pois a vida se encarrega de cobrar caro pelo mal que fazemos aos outros.
À medida que eles vão se (re) conhecendo, o passo vai sendo deixado para trás, mostrando um amadurecimento muito bonito ao longo da narrativa. Às vezes, precisamos, infelizmente, ignorar algumas vozes tão importantes em nossas vidas, para dar o próximo passo em um novo dia, em uma nova... Vida. E é interessante ir percebendo como tudo isso se torna importante para a construção dos personagens.
Acho que, além da maquiagem, a felicidade nos deixa mais bonitos.
Alex é um homão, desculpem a palavra. Heloísa tem ciência dos seus objetivos e ao mesmo tempo ela tem uma insegurança que, se você é mulher, vai entender bem o que ela está passando e é fácil se colocar no lugar da personagem.  Pedro, meu amorzinho, dá vontade de abraçá-lo demais. E ao mesmo tempo que é ficção, os personagens são reais - eles tem todas as suas imperfeições que também nós temos e isso aproxima o romance da realidade, ele pode sim ser a história de alguém que você conhece ou a sua, ou a minha. Uma história de amor que pode acontecer mais perto do que a gente imagina. 
Nesta vida ninguém perde por ser honesto com seus sentimentos.
Outro ponto importante: às vezes as pessoas que a gente menos espera, podem ser as pessoas que mais nos ajudam, e vice-versa e gostei muito como Augustine apareceu nessa história, deixando sua marca de forma muito especial. 

PODE CONTER SPOILERS

Confesso que, particularmente, eu ainda não tinha lido uma história onde o age gap (a diferença de idade entre os protagonistas) falasse de uma forma tão real sobre a opinião da sociedade. Já li alguns onde acabou ficando de lado ou nem era importante e sabemos como as pessoas podem ser cruéis a respeito desse tema. Outro ponto foi que, eu nunca tinha lido um romance que falasse sobre a importância do tratamento da endometriose - sinceramente? Achei muito pertinente, muito necessário. É um assunto que fica, muitas vezes, escondido, e sem o tratamento, pode ocorrer complicações que são muito bem explicadas no livro.

Desculpem-me, mas Rafael é um safado. Algumas justificativas não colam, meu bem, não colam! Outro ponto que é abordado no livro de forma muito delicada é a violência contra a mulher, é um tema complicado, mas infelizmente, também muito atual e nós, mulheres, precisamos ter cuidado, precisamos denunciar, precisamos trazer isso à tona para termos força, para incentivarmos outras mulheres a denunciar também, quando necessário.

E vale ressaltar outro ponto: algumas mulheres não tem limites ao dar em cima de homens comprometidos. Ê laiá! E juro que uma última coisa: tem um tema no final do livro que também é muito difícil na vida real, mas a autora conduziu de uma forma tão bonita que meu coração ficou quentinho. A escrita de Uiara é 

ACABARAM OS SPOILERS

Em capítulos curtinhos que dão mais dinamismo à leitura, Uiara construiu uma bela história de amor, recheada também com drama, lições e momentos de descontração. Outra coisa é que tem uma linda surpresa no final do livro que achei GENIAL. Mas não posso falar. 
Exatamente, o lema é: Aproveite cada momento sem pensar no que virá depois.
Ah, e para se familiarizar com a história, que tal ouvir a playlist do livro? Te garanto que passei boas horas ouvindo e conhecendo novas músicas também - uma coisa muito boa é ouvir a música com o respectivo capítulo. Tão bonito!
Viver é enfrentar longas batalhas, elas nunca cessam.
QUAF tem uma história maravilhosa, que me deixou curiosa para saber o desenrolar dos personagens, dos relacionamentos entre eles e entre os secundários que também são importantes para o desenvolvimento da história principal. Os personagens passam por vários obstáculos, várias coisas que a vida insiste em nos bater e vemos, através de cada página, como é importante levantarmos o queixo e seguir em frente. Deixar o destino acontecer e também lutar pelos nossos objetivos e nem sempre temos que seguir as opiniões alheias para alcançar. Não deixe de conferir e também se apaixonar com essa história! 💓
Qual é a graça de tudo dar certo sempre? São os altos e baixos que nos ensinam a ser melhores sempre.
Classificação  ⭐⭐⭐⭐⭐

Vocês gostam de um bom drama e/ou um romance gostoso para acompanhar? Já conheciam a autora? Já leram algum livro em que os principais tenham uma diferença de idade? Me contem!




Você poderá gostar de:

20 comentário (s)

  1. Oi, Pâmela. Como vai? Os livros da Uiara são maravilhosos! Este aí eu não li, mas certamente é uma obra que me agradará. Que bom que curtiu a leitura. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um romance gostoso, maduro e pode acontecer na vida real, mas não é só o romance, né? Mt bom!!!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Já tinha visto dica desse livro, parece ser bem legal, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Já estou querendo ler esse livro por ter situações bem reais e com personagens que poderíamos conhecer de verdade.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. De acordo com a sua resenha, achei esse livro muito verossímil, com personagens que é possível ver fora dos livros e na vida real. Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre esse lançamento, apesar de não ser fã de romances, esse é um livro que eu leria.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem real, mesmo!! Uma delicia, a gente fica pensando, e se?

      Excluir
  5. Olá, Pâm.
    Eu não lembro de ter lido um livro onde a diferença de idade é com a mulher sendo a mais velha, Já vi o contrário. E também não lembro de ter visto nenhuma história falando sobre endometriose. Achei muito bacana. Mas no momento não leria porque não estou muito no clima de livros de romance/drama. Quem sabe futuramente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente é o contrário mesmo, né Sil?
      quem sabe não vai pra listinha logo? :D

      Excluir
  6. Looks like a beautiful book.
    By the way, I will follow your blog and I will also wait :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Its a beautiful and a great book ♥
      I'll follow you too, ma dear ♥

      Excluir
  7. Oi, Pâm! Tudo bom?
    Acho que li poucos livros onde a diferença de idade é maior pra mulher, é legal quando se subverte essas coisas em histórias assim.
    A temática e o gênero do livro não tão entre meus mais desejados pra leitura agora, então acabei não me interessando taaaaanto assim pelo livro. Mas quem sabe um dia!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! É diferente do que estamos acostumadas,né?
      Um dia leia sim ♥

      Excluir
  8. Oi, Pamzinha!

    Fiquei super curiosa com a história!! Adoro romance, ainda mais desses onde os personagens se reencontram depois de muito tempo, já maduros, com uma relação bem mais envolvente. Quero ler!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU AMOOOOOOOOOOOOOOO CAROLZINHAAAA ♥ ♥ ♥
      Leia sim e depois me conte!

      Excluir
  9. Oi, Pâm!

    Parece ser uma história apaixonante cheia de altos e baixos. Gostei de saber que os personagens secundários tem propósito na história. Isso deixa tudo mais interessante.
    Gostei!

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir