[RESENHA] Rainha do Ar e da Escuridão, de Cassandra Clare

Postado em 2 de dezembro de 2020 às 05:16

Hey cupcakes! Como vocês estão? Hoje é dia de resenha do livro Rainha do Ar e da Escuridão, da autora Cassandra Clare, publicado pela Galera Record aqui no Brasil.

TítuloRainha do Ar e da Escuridão (Queen of Air and Darkness)
Série: Os Artifícios das Trevas
Volume: 3
Autor: Cassandra Clare
Páginas: 742
Editora: Galera Record
Gênero: Romance / Fantasia /Literatura Estrangeira

SinopseSangue inocente foi derramado nos degraus do Salão do Conselho, e o mundo dos Caçadores de Sombras se encontra à beira de uma guerra civil. Parte da família Blackthorn foge para Los Angeles, em uma tentativa de descobrir a origem da doença que está acabando com os bruxos. Enquanto isso, Julian e Emma tomam medidas desesperadas e embarcam em uma perigosa missão para o Reino das Fadas a fim de recuperar o Volume Negro dos Mortos. O que encontram é um segredo capaz de destruir o Mundo das Sombras e abrir um caminho tenebroso para um futuro que nunca poderiam ter imaginado. Em uma corrida contra o tempo, Emma e Julian devem salvar o mundo dos Caçadores de Sombras antes que o poder mortal da maldição parabatai destrua tudo o que amam.

Continue lendo para conferir a resenha sem spoilers!

RESENHA
O que é um livro? É a encadernação, a tinta, as páginas ou a soma das palavras nele contidas?
Pág. 257
Em Rainha do Ar e da Escuridão começamos com os últimos acontecimentos de Senhor das Sombras - eu esperava que o desfecho da trilogia fosse eletrizante e surpreendente, mas não tanto - foi perfeito (COM EXCEÇÃO DE ALGUNS DESFECHOS QUE FICAM ABERTOS AINDA, AI!!!!!). As páginas voaram de uma forma que nunca tinha acontecido com Cassandra Clare e eu antes: eu sempre acho a leitura densa porque minhas emoções afloram, eu vivo aquele universo, aqueles sentimentos, mas esse eu não conseguia largar, a leitura desse foi muito fluida e fiquei ansiosa para outras leituras da autora. Eu estava com muita saudade do universo dos Caçadores das Sombras e não sei dizer se foi isso que fez a leitura fluir de maneira tão gostosa, lendo em menos de 7 dias, o que foi um recorde pessoal pra mim: eu respirava esse livro em todos os momentos que podia. 

COMEÇARAM OS SPOILERS

Apesar do livro focar no romance dos protagonistas, não temos apenas eles na história e Cassandra fez questão de dar um bom andamento para Dru, Ty, Kit, Helen... Confesso que não gostei de alguns "desfechos" de alguns personagens e acredito que seja gosto pessoal e unicamente meu: uma disposição simples para algo que seria mais complexo em minha opinião. Outra coisa que aconteceu foi que uma morte em especial que ocorreu em Senhor das Sombras abriu um universo de possibilidades que, inclusive, tem a sua consequência no último capítulo do livro que faz bater aquele desespero e encher os olhos de água - ainda não acredito que a Cassandra fez isso. Ela sempre faz algo que eu não estou esperando. Você vai perceber que não deixei minha nota cair - foi tão bom que eu posso passar pano para as coisas que não gostei, porque todas as outras compensaram. 
Disseram que às vezes a mente sabia o momento de se desligar e se preparar para o processo de cura. 
Pág. 16
Uma dica? Não procure spoilers desse livro. O que você vai encontrar, é melhor explicado no livro e mais desenvolvido. Não perca a chance de viver essa experiência pela primeira vez no meio do monte de quotes que ele te proporciona.
Ele precisava liberar as lágrimas, pensou, mas, depois de tantos anos engolindo o choro, não sabia mais como fazer.
Pág. 33 
Gosto especialmente de alguns personagens e da citação de outros que vamos conhecer, por exemplo: já temos uma menção a Cordelia Carstairs do lançamento Corrente de Ouro, temos menção a William Herondale de As Peças Infernais, Tessa está muito presente nesse livro de uma forma mais madura, mais cansada também (no universo paralelo principalmente, mas gostei muito dela lá) e também em uma situação nova pra ela e todos os feiticeiros. Magnus, ah, Magnus? Cada livro que passa sua presença nos alegra, faz a gente sempre torcer por você. E agora seus pequenos. 
Eu a perdi, depois eu a ganhei, e aí perdi de novo. É mais como se tê-la fosse um breve sonho. 
Pág. 116
O mundo das fadas vamos conhecer um pouco mais dos dois lados e nos aventurar pelos dois sob a visão de Julian e Emma e também de Kieran. O que cada um tem que viver são coisas distintas, mas de grande importância para o decorrer da história. Falando em Julian e Emma, o que esses dois precisam passar, não só aqui, como na série inteira, não é brincadeira, hein? Ser protagonista dos livros da Cassandra Clare não é fácil não, minha gente.
O que seria pior: lembrar ou não?
Pág. 35
Julian foi um pouco egoísta com a sua decisão? Foi. Mas ele sofreu tanto também... E a Emma? Meu Deus! Em alguns momentos parecia que não tinha valido de nada, mas entendemos que são experiências, que foram obstáculos para chegar à saída. Apesar de tudo, sou apaixonada pelo desenvolvimento e crescimento que eles tem. Algumas coisas não gostaria que tivesse acontecido? CLARO. Mas a forma como eles crescem até o final, deixa tudo maravilhoso. Ai, ai...Ele fala cada coisa apaixonante, que eu não tenho como não gostar dele. 
É a escolha de cada um ser livre ou aprisionado.
Pág. 693
Outro tema que é tratado aqui de forma muito relevante é a forma como as pessoas lidam com o luto: a aceitação ou negação do que aconteceu ocorre de forma muito diferente para cada um, ainda isso é mais sentido conforme o grau e a ligação com o ente querido. É um dos tantos pontos principais do livro que me chamaram a atenção. A válvula de escape de Ty talvez não tenha sido a melhor das escolhas devido ao impacto que ainda pode acontecer para todos os outros personagens.
Portanto, todos votaremos, como um lembre de que todas as vozes são importantes, e quando você opta por não usar a sua, está se permitindo ser silenciado.
Pág. 685
Pontos que também foram interessantes: o ritual dos Parabatai, o desenvolvimento e a maldição deles; a diversidade com personagens gays, transexuais, a manifestação do amor através do poliamor, a abordagem do autismo: coisas completamente diferentes que fazem parte do fantástico universo dos Caçadores das Sombras e está tão presente no nosso universo, trazendo um pouco da realidade para as páginas com um cuidado muito bonito. Aliás, tem muito mais coisas que eu poderia ficar falando, mas acho que já discorri demais. Só leiam! rs 

ACABARAM OS SPOILERS

Rainha do Ar e da Escuridão foi uma surpresa pra mim - não só porque trouxe sentimentos diversos e adversos, permitindo que eu fique triste, feliz, exultante apenas lendo-o. Surpresa com a tomada de cada acontecimento... Fiquei estarrecida com essa história. Se você já pode lê-lo, recomendo entrar na vibe de fantasia e se aventurar pelo querido universo dos caçadores de sombras.
Só podemos prender as pessoas pelo que elas fazem, e não pelo que elas pensam. 
Pág. 722
Apesar de não conter o meu personagem favorito - porque o mesmo está na série As Peças Infernais - a trilogia dos Artifícios das Trevas tem muitas reviravoltas, brigas políticas, traz os preconceitos em muitos cunhos e também a diversidade em diversos pontos contribuindo para um desfecho eletrizante dessa trilogia pós Instrumentos Mortais. É um livro bem completo e cheio de ação, sangue e espadas, intrigas, traições, e meu Deus! Um final que te faz ficar esperando o próximo, que fiquei sabendo que só vira depois de 2021... Sério???????????????? E como ficar até lá?
Esta é a natureza de ter uma alma,(...). Todos tropeçamos no escuro, causamos dor e tentamos consertar isso da melhor maneira possível. Todos ficamos confusos.
Pág. 247 
Outras resenhas da série:
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐


Às vezes você precisa proteger as pessoas contra as coisas que elas querem, do mesmo modo que as protege das coisas que elas temem.
Pág. 277

Você poderá gostar de:

10 comentário (s)

  1. , Pâmela. Como vai? Este livro é maravilhoso não é mesmo! Que bom que gostou da leitura. A capa deste livro é magnífica. Muito boa sua resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Nunca li nada da Cassandra, mas ela me chama muito a atenção.
    Esse livro parece ser muito bom e a capa está lindíssima. Vou colocar a autora em alerta para ler os livros.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente, gostei muito rsrsr
      apesar das minhas ressalvas, eu fiquei muito apaixonada!

      Excluir
  3. Oi!

    É sensacional quando as páginas do livro voam pra gente. Para mim, é o mínimo que um livro precisa ter para que eu não pare já no começo. Às vezes eu até tento insistir, mas o meu cérebro me abandona...rsrsrs. Não sei se um dia vou ler essa trilogia, mas é bom saber que ela existe.

    Até!
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo, sabe? rsrsrsrssrrs
      É melhor assim
      Ficar insistindo em algo que não está fluindo, não é legal

      Excluir
  4. Oi, Pamzinha!

    Acredita que tô mega travada com esse livro? Amo os livros da Cassandra e é a primeira vez que isso acontece comigo. Acho que pela quantidade de páginas, pelo kindle parece que eu leio, leio e não saio do lugar hahaha sei lá, mas quero muito conseguir prosseguir a leitura logo!! A escrita dela é perfeita demais <3

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Carolzinha? Puxa!!!
      É que ele é grandão e tem uma parte que eu achei que trava mesmo, em que parte vocÊ tá? Eu li ele físico, mas deve ser isso mesmo! kkkkkkk
      Boa leitura, querida ♥

      Excluir
  5. Eu precisava ler Cassandra Clare, mas cadê a vontade, Pamzinha? ME DIZ?
    Julgo ela até hoje por uma única série e não posso mais fazer isso, né?
    Estou grandinha demais e preciso tomar vergonha na cara. E olha que tenho o livro 1 dessa trilogia aqui em casa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      É que você não conheceu ainda meu Will , o docinho da minha vida kkkkkkkkkk
      mas não te julgo, porque a tia Cassie é fogo pra mudar as coisas e andamento dos personagens

      Esse livro 1 é sofrência, meu Deussssssssss

      Excluir