Words Challenge 2020 - 1945: Segunda Guerra Mundial

06:00

Hey cupcakes! Como vocês já sabem, eu e a Alê do blog Estante da Alê anualmente preparamos com muito carinho um desafio de palavras durante o ano todo, onde podemos nos desafiar e trazer um texto diferenciado no conteúdo dos nossos blogs. Quando eu escrevi, eu estava lendo Cavaleiro de Bronze e... Pode ser que tenha sido um pouco influenciada 😅


O quarto ano escolhido 1945 com a Segunda Guerra Mundial. Eu não queria parar de escrever! Continue lendo para conferir e não deixe de conferir também no Estante da Alê! 😍


Palavras: oliva, único, musical, resultado, coruja e caneca


Desafio Abril/2020
Eu estava contando os dias desde que estávamos sofrendo com a escassez e a necessidade de provisionar a todo momento cada alimento que colocávamos na boca. A fome apertava meu estômago e bebi um copo de água, enquanto apertava uma casa no cinto. Meus braços estavam mais magros e eu podia ver a nova família que estava chegando para se acomodar também em nosso lar. O calendário ainda marcava novembro.

A nova família era do melhor amigo de meu pai e em nosso sobradinho, já somávamos agora três lares em um só. O senhor mais velho abraçou meu pai com carinho e pude ver por cima do meu ombro suas lágrimas enquanto preparava uma sopa com algumas cenouras e batatas que havíamos guardado de alguns dias atrás. O casal que morava conosco havia perdido os filhos para a guerra e agora a senhora Yvizgit me ajudava no jantar. 

- Menina Rosa, você os conhece? - Ela me perguntou enquanto eu salgava o mínimo para sentir o gosto, mas ao mesmo tempo guardar o tempero para outros dias. Acrescentei uma pitada e mexi mais um pouco. Um pouquinho de farinha para engrossar... 

- Eu acho que já ouvi falar.... Meu pai costumava compartilhar com o seu Edgard o único motivo pelo qual mamãe sempre ficava brava com ele: um pacote de pão torrado com orégano e azeite de oliva. - Sorri com a lembrança de tempos mais fáceis. - Minha mãe odeia orégano e sempre faz cara de coruja quando percebe que colocamos um pouquinho dele na comida.

Fiz a senhora Yvizgit sorrir com a memória não vivida e percebi meus pais me chamando para cumprimentá-los. Eu me recordava deles, mas o rapaz, que parecia um pouco mais velho do que eu, me falhava na lembrança. Eu me lembraria daqueles olhos azuis, o cabelo tão negro e espesso e cílios grandes que o faziam parecer curioso e gentil. Apertei a mão de cada um e voltei logo para o preparo do jantar. Aqueles olhos amáveis não pareciam tão desconhecidos, mas era melhor que permanecessem assim.

O rádio que antes tinha apenas o fim musical, hoje perdera a função e anunciava outro ataque alemão à Moscou. A cidade não ficava tão próxima da nossa, mas o coração retumbava com as bombas que caíam às oito e meia da noite em ponto - como se o Führer também pudesse estar ali. O resultado daquele líder alemão no poder se tornava cada dia mais catastrófico e nosso único problema era aprender a sobreviver.

O jantar foi silencioso, apesar de poder sentir no ar a alegria dos meus pais por reencontrarem seus amigos com vida. O olhar cor de um lago que eu já não via há algum tempo com a neve incessante que caía lá fora, não parava de me encarar. Terminei minha sopa e já me pus a lavar a louça com cuidado para evitar as duas piscinas que desaguavam em mim. Qual não foi minha surpresa ao ser deixada de lado por todos os residentes para colocar a conversa em dia.

- Posso te ajudar?

O rapaz me encarava sério, já pegando o pano de prato.

- Sim, claro. - Tentei soar simpática, mas senti minha voz falhar surpresa no último instante. Lavei alguns pratos com mais cuidado do que o comum. Ouvi uma gargalhada de minha mãe ao fundo e ardeu no peito a esperança de poder vê-los felizes outra vez. A presença do rapaz ao meu lado não evitava a estranha sensação de familiaridade que ele me trazia, apesar de ter certeza de nunca ter o visto. Em dado momento, ele encostou seus dedos em meu cotovelo e tremi de nervoso. Com o efeito, a caneca escorregou de minha mão, estilhaçando no chão.

O rapaz de olhos azuis prontamente me ajudou com os cacos, antes que o corte aumentasse. Quando ele tocou em minha mão machucada, senti tudo queimar e uma lembrança antiga em minha mente tornou real a familiaridade. 

- Dimitri... Eu... Eu não percebi que era você.

O seu sorriso de lado denunciava a sua lembrança. O meu sorriso tímido denunciava que eu me lembrava de tudo. E agora a minha esperança se renovava mais uma vez.
• • •

Você também pode gostar

19 comentário (s)

  1. Oi, Pâmela como vai? Menina que escrito maravilhoso, ficou muito bom. Parabéns! Escreves muito bem. Eu particularmente acho esses desafios literários sensacional. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto. Original. As palavras selecionadas foram interessantes.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, né? A gente só sente e escreve e escolhe
      Depoiis a gente senta e escreve e se surpreende também

      Excluir
  3. Ai Pamzinha. Esses textos dão um orgulho. Esse ano está sendo o mais difícil de todos, mas é tão gratificante ler textos assim... Você é maravilhosa! ♥
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós somos maravilhosas e cada um é mais desafiador que o outro, meu Deus kkkkkk

      Excluir
  4. Demais Pâm! Deu vontade de continuar lendo, de saber o que vai acontecer em seguida... :)

    ResponderExcluir
  5. Mas, Pam. Como tu faz um desafio para parar aí? Eu queria saber o que acontece :(
    Menina, tu escreve bem demais. Me prometa que um dia você termina esse, fiquei curiosa, hahaha.

    Texto excelente! Parabéns!
    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  6. adoro acompanhar esse desafio Pam! e gosto mt dessa temática da segunda guerra, adorei seu texto

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Livia!
      Eu também adoro essa temática, viu, muito boa!

      Excluir
  7. Ai, acho que já devo ter te tietado por conta de seus textos por aqui. Tão delicado e ao mesmo tempo nos fazendo sentir as dificuldades e o medo de sobreviver durante uma guerra. Adorei mesmo, ainda aguardo por um livro seu <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult | @paragrafocult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada obrigada obrigada, Lari!

      Quem sabe um dia? Quero!

      Excluir
  8. Poxa, o texto nos deu assim, aquela sensação totalmente ambígua de tempos de guerra: você está em paz, mas as notícias te fazendo à todo momento temer o que pode acontecer. Enquanto isso, todo mundo se ajunta, tentando levar a vida sem pirar da cabeça rs
    Muito bom, beeijos

    https://www.rapeizedinamica.biz Um blog de entretenimentos digitais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lincoln!!!!
      Engraçado como foi escrito bem antes de tudo isso e casa... Engraçado, mas não é engraçado, é triste...

      Excluir

Like us on Facebook

Translate