[RESENHA] O Cavaleiro de Bronze: Tatiana & Alexander - Livro III, de Paullina Simons

Postado em 1 de abril de 2020 às 06:09

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do livro Tatiana & Alexander, o último livro da trilogia Cavaleiro de Bronze da autora Paullina Simons, publicado pela editora Novo Século aqui no Brasil.

Título: Tatiana & Alexander
Série: Cavaleiro de Bronze
Volume: 3
Autor: Paullina Simons
Páginas: 544
Editora: Novo Século
Gênero: Romance / Segunda Guerra / Literatura Estrangeira
Sinopse: A saga épica de amor e guerra continua nesta arrebatadora sequência do best-seller de Paullina Simons, O Cavaleiro de Bronze. Tatiana agora tem dezoito anos. Viúva e grávida, ela foge da devastada Leningrado para começar uma vida nova na América. Mas os fantasmas de seu passado não descansam facilmente. Ela passa a ser consumida pela crença de que seu marido, o general do Exército Vermelho Alexander Belov, ainda está vivo e precisa desesperadamente de sua ajuda. Enquanto isso, a oceanos e continentes de distância, Alexander é forçado a liderar um batalhão de soldados considerado dispensável pelo alto comando soviético. No entanto, Alexander está determinado a conduzir seus homens pelas ruínas da Europa, numa tentativa desesperada de escapar da máquina de morte de Stálin e, de alguma maneira, encontrar o caminho que o conduza a Tatiana mais uma vez. Deixe-se envolver pela escrita encantadora de Paullina Simons neste romance atemporal aclamado em todo o mundo.

Continue lendo para conferir a resenha com spoilers e sem spoilers!

RESENHA
o cavaleiro de bronze paullina simons

Vamos começar a resenha avisando que UMA PARTE contem spoilers visto que é o terceiro livro da trilogia, mas uma parte pode ser lida sem problemas porque os contive. Tatiana & Alexander é o terceiro livro da trilogia Cavaleiro de Bronze, uma série que se passa no período da Segunda Guerra Mundial, mas do lado da Rússia e nos apresentará a história de amor de Tatiana, uma jovem russa, com Alexander, um soldado americano. Uma história evolutiva e um turbilhão de emoções que você só vai saber lendo.
Enquanto houver o estado, não haverá liberdade. Quando houver liberdade, não haverá Estado.
COM SPOILERS:

Depois do final do segundo livro, Tatia conseguiu ir para os Estados Unidos e agora está com seu pequeno, trabalhando como enfermeira e tentando seguir em frente com sua vida, agora que está viúva. Mas tem algo que a incomoda de verdade, que faz com que custe acreditar no que aconteceu com Shura. Poderia o seu coração falar mais alto que a razão? E estar certo sobre tudo?
É verdade que a liberdade é preciosa. Tão preciosa que precisa ser racionada.
É interessante porque o livro alterna presente e passado de uma forma muito intrincada. Muitos dos acontecimentos passados nos livros anteriores vemos a origem aqui e isso constrói partes de um quebra-cabeça gigantesco, e que há mais do que a superfície que parecia ser.  O início é mais difícil do que o primeiro livro, algumas partes detalhadas demais que tornaram para minha leitura até pouco menos da metade do livro mais cansativa. No entanto, é necessário para entendermos algumas coisas que estão passando nesse momento na Rússia e nos Estados Unidos.
É preciso ter paciência. As mudanças não acontecem da noite para o dia.
Tatiana está ainda mais madura e teimosa do que antes. Seu instinto materno ou feminino, cada vez mais aguçando a sua inteligência, ela, sem dúvidas, é uma personagem para nos inspirarmos pela sua força, destreza e amor que carrega no peito, não somente por Shura, mas pelo próximo. Ela continua uma enfermeira e mãe dedicada, porém a sua insistência com o seu sexto sentido é um dos grandes focos deste volume. Alexander sofre muito nesse livro e meu coração se despedaçou diversas vezes com ele e os castigos de guerra são descritos com precisão. Dimitri deixou seus rastros por aqui também. Outra coisa legal que o livro mostrou foi a amizade - às vezes precisamos deles, para segurarem nossa barra enquanto lutamos fora do campo de batalha temporariamente.
Dizem que terminamos como nossas mães, você acredita nisso?
ACABARAM-SE OS SPOILERS.

Particularmente, essa foi uma série que simplesmente me apaixonei e não consegui largar. Li os três livros em sequência e não me arrependi em momento algum. O tema de romance em segunda guerra sempre foi algo que me chama a atenção, e as descrições precisas e os desenvolvimentos alucinantes deixaram a história correr num ritmo ótimo, onde os personagens amadurecem, lutam pelo amor e por suas vidas, lutar por cada dia. Retrata de forma magistral as cenas de guerra, as cenas por trás do que a guerra traz.
- Preciso de prova para ter fé.
- Mas, querida, caso tivesse alguma prova, então não seria fé.
Não tive grandes problemas nesta edição com a questão de diagramação e correção, como tive com o segundo volume, porém a escrita da autora que demorou o engate nesse volume, de fato, pra mim, claro. Mas não o li físico, então não sei informar sobre essa parte.
A guerra define você. Você sempre soube quem era durante a guerra.
Li diversas resenhas antes de começar a leitura e é o que recomendo também: esse é o tipo de série para ler em um fôlego só, se possível, já tenha os três exemplares quando iniciar o primeiro. Os acontecimentos são corridos e a autora não fica retornando no passado a todo o momento, então é bom tê-los ainda frescos na memória. E você, com certeza, vai querer saber o final dessa épica história de amor que transcende barreiras e os canhões de guerra!

Classificação: ⭐⭐⭐⭐(4,5)

Você poderá gostar de:

7 comentário (s)

  1. Oi, Pâmela como vai? O cunho histórico dessa série é o que chama mais minha atenção, pois gosto de livros com História contidas na obra. A capa é bastante atraente,embora simples. Gostei. Gostei também da sua resenha, ficou bem explicadinha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uau, eu amo esse gênero e lendo sua resenha é impossível não querer conhecer esse livro. Quero pra ontem! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. omg, preciso mesmo ler essa trilogia, a cada resenha minha curiosidade aumenta :0
    Amei o post ♥

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  4. Pam, não sei se você sabe, mas esse não é o último livro da serie. Aqui no Brasil eles dividiram o primeiro livro em dois volumes, em inglês tem The Bronze Horseman, Tatiana e Alexander e por ultimo Summer Gardner (que não foi publicado e acho que não será)... :(

    ResponderExcluir