Diário de Viagem: City Tour Puerto Iguazu - Foz do Iguaçu/PR

05:07

Hey cupcakes!  Hoje vou falar um pouquinho mais da Viagem que fiz pra Foz do Iguaçu em Dezembro/2019 e venho mostrando, ao longo das postagens, um pouco dos lugares que conheci na minha curta viagem de uma semana por Foz do Iguaçu. Esse é o quarto post e eu fiz esse passeio no meu quarto dia por lá. Durante o período da manhã fomos no zoológico da cidade e no período da tarde e noite fizemos o City Tour. Vem que eu vou te dar algumas dicas para curtir esse passeio!
city tour puerto iguazu diario de viagem

Continue lendo para conferir!

Fizemos o passeio de City Tour por Puerto Iguazu com a empresa Iguassu City Tour, mas que eu comprei pela Ticket Loko, no entanto, no site da empresa você pode encontrar outras promoções, passeios e descontos. Fomos no sábado passear pelo City Tour e foi uma ótima escolha, como fomos por volta das 16h, a Aduana Argentina foi tranquila, ficamos cerca de 40 minutos na ida - eles entraram no ônibus e contaram a quantidade de passageiros. Depois de tudo certinho, seguimos caminho para Puerto Iguazu. O ônibus alto e sem janelas fez a gente sentir um ventinho delicioso no rosto, e o dia estava muito bonito para nossa sorte.
Ponte Tancredo Neves - lado brasileiro
Como já tínhamos ido nas Cataratas Argentinas no dia anterior, a Ponte, também chamada de Ponte da Fraternidade, já era uma velha conhecida, mas não deixou de no encantar da mesma forma sobre o rio Iguaçu.
Aqui já estávamos do lado argentino. Veja que a bandeira
O City Tour de Puerto Iguazu tinha três destinos: La Aripuca, Marco das Três Fronteiras Argentino e a Feirinha de Puerto Iguazú. Gostei muito de ter ido como uma turistona no ônibus e ter feito tour: o guia foi nos contando curiosidades ao longo do passeio e detalhes que eu não saberia se tivesse ido simplesmente por conta, fora a segurança de ir e vir.

A entrada da La Aripuca vai te mergulhar na cultura indígena. Nosso guia do local falava português, pela maioria no nosso passeio serem brasileiros. Ele fez uma pequena introdução ao local e depois deixou a gente passear por lá, falando que teria uma grande arapuca e depois poderíamos ver os artigos artesanais e comprar e experimentar doces, como por exemplo o doce feito de madeira.

Para entrar na Argentina, é necessário portar RG ou Passaporte para passar pela Aduana, então, antes de sair, não deixe eles em casa! Se você for brasileiro, só o RG já basta.
As raízes das árvores por lá são enormes!
Nós podíamos ficar apenas um pouco, tomar um sorvete de hibisco (diz a lenda que emagrece 😛) e ver algumas artes deles por lá, porque ainda teríamos dois destinos. Claro que tinha a arapuca gigante que dá nome ao lugar e pesa toneladas. Essa aqui debaixo da foto:

Claro que eu não podia deixar de turistar por lá, né?
Quem vê até pensa que eu sou cheia das poses turistas
As construções de toras de madeira são realmente gigantes e impressionantes:

Se você quiser conseguir um preço um pouquinho mais camarada nos seus passeios por Foz,  inclusive esse, recomendo comprar pelo Ticket Loko - aqui você clica para conferir as ofertas que estão disponíveis hoje -, e o legal é que você pode comprar com eles pelo Whatsapp e depois eles entregam o seu ingresso em mãos no próprio hotel: é totalmente seguro, existem diversos quiosques pela cidade e nos shoppings também.

Turistona ela com câmera e camiseta do Marco das Três Fronteiras BR
As madeiras foram utilizadas de árvores caídas e os nomes foram escritos nas mesmas, madeiras centenárias e cheias de histórias.

A lojinha por lá tinha alguns artesanatos e chaveiros

Consegui falar espanhol com as moças da lojinha e compramos doce de madeira e doce de hibisco. Depois, tomamos um sorvete de casquinha de hibisco. Uma delícia, super recomendado! Ah, eles aceitam reais! Até preferem... O peso argentino vale muito pouco (a cotação do dia era R$0,07 para 1 peso argentino) pra eles. Outra dica foi pagar em real também.
Doce de madeira e hibisco(rosella, em espanhol), respectivamente:

Se você quiser arriscar no espanhol, eles vão ser mais simpáticos ainda com você. Mas eles adoram arriscar o português deles também, então não há problema algum falar pt-br por lá.
Deu tempo de pegar um arco-íris para um clique!
Uma dica para suas fotos saírem legais? Se você for de câmera fotográfica, prefira, quando pedir à alguém, para que tirem com a sua câmera do celular, assim garante que tenha um pouquinho mais de estabilidade (reforçando essa ideia porque eu tinha passado isso no Marco) e geralmente as pessoas já estão acostumadas. Algumas fotos que tiraram para mim ficaram tremidas - a menos que a pessoa tenha câmera - eu comecei a emprestar apenas meu celular para tirar fotos. Aliás, achei lá bem seguro por ser bem turístico, mas não dê chance ao azar e ande com suas coisas próximo de si, é claro e sempre vale lembrar. Pela argentina, você pode pedir "Puede sacar una foto, por favor?" ou apenas mostrar o celular já na câmera. Te garanto que as pessoas vão ser simpáticas com você 📷
Entrada do Hito de las Tres Fronteras Argentina - sim, o ônibus era alto e não tinha janelas - um ventinho tão bom...
Depois de La Aripuca, fomos para o destino que eu mais queria desse City Tour: o Marco das Três Fronteiras Argentino, mas que no final me deixou uma lição: o lado brasileiro é muito melhor, los hermanos que me perdoem! Mas ainda assim, tem algumas coisinhas legais por lá. Como as plaquinhas de distância.

O Marco das Três Fronteiras, bem parecido com o lado brasileiro, mas bem diferente do lado Paraguaio - e tem um porquê disso que fiquei sabendo pelo guia, que foi tudo por causa da Guerra do Paraguai.

Claro que eu quis uma foto do lado desse Marcão HAHA
Eu já tava acabada nessa foto, mas mesmo assim eu gostei muito dela
Confesso que, apesar de não ser nada especial como o lado brasileiro, o lado argentino tem seu charme em minha opinião pela língua e pela vista.

No período noturno até tem um show de luzes e fonte, mas pelo que vi na internet, o lado brasileiro ainda ganha em disparada devido ao show de dança dos três países da tríplice.
Um dos meus guias favoritos: Elmo! A família toda quis uma foto, e ele fez a gente rir na foto!
O nosso guia Elmo foi muito paciente, prestativo, educado e divertidíssimo. Adoramos conhecê-lo! Ele fez o nosso tour mais legal - ficamos sabendo de muitas coisas que não saberíamos, além de termos ganhado um "ar condicionado" portátil HAHA
Vista do Paraguai, direto da Argentina
Vista do Brasi direto da Argentina
No período da tarde ainda há o passeio de barco Kattamaram II,feito perto do horário do pôr-do-sol, e do ônibus consegui roubar um clique dele. Você pode ver os preços no Ticket Foz dele também - pôr do sol com jantar nessa lindeza.

O caminho para o nosso terceiro destino e a parada mais esperada para compras era a feirinha de Puerto Iguazu tinham alguns pontos interessantes no meio. Encontrei algumas casinhas bonitas:

Um centro da cidade cheio de atrativos e pessoas passeando:

Lá fora, você terá sinal de celular se o seu chip for Claro e, mesmo assim pode se tornar um pouco escasso, mas o guia vai combinar um horário e local para as paradas. Na feirinha de Puerto Iguazu, chegamos lá por volta das sete e ficamos mais ou menos duas horas por lá. Recebemos muitas dicas para comprar seguro na feirinha. Algumas delas foram:
  • Não comprar o doce de leite Havanna em pote de papelão, apesar de ser mais barato, não é  o original - se você comprou, me diga se foi bom que eu atualizo o post aqui!
  • O alfajor da melhor marca e que é um alfajor mesmo é o Cachafaz, os demais, a maioria, são biscoitos de chocolate. Apesar disso, os da Milka são deliciosos!
  • O azeite mais amarelado tem muito óleo, e não é um azeite original. O azeite original é mais esverdeado e o cheiro é inconfundível. A marca Valle Viejo é muito boa e parece que espremeram azeitona dentro da embalagem, é incrível!
  • A marca de doce de leite, que se tornou o meu favorito, que era vendido original, é a Vacalin. Maravilhoso!
  • O tempero de chimichurri com o azeite argentino podem deixar um sabor especial na carne
Além disso, há muitas promoções... Você pode comprar alfajores mais baratinhos, 3 ou 4 por R$10, caixas a R$25 com mais de 6, e por aí vai. Só pesquisar um pouquinho! O azeite pagamos em torno de R$20 um litro e conseguimos muitos alfajores por um preço em conta pra trazer pra casa. Ah! Lembrando que a feirinha começa a partir das 16h se estendendo pelo horário da noite, até por volta das 23h. É uma feira de rua, então não há tanto requinte e mordomias, porém há simpatia e preços interessantes sim.
Cansada na Argentina 😂
Paramos para comer na Frappe Heladería - eles tinham um combo de croissant + suco por R$11 e aceitavam reais. Eu estava indo bem no espanhol, até perguntar quanto custava em reais.... Mas tudo bem, porque eles são muito atenciosos e super simpáticos, além de terem muitos sabores de sorvete. Você deve provar o dulce de leche, que é o sorvete de doce de leite mais gostoso que eu já provei!
Adorei como as cores ficam vivas! Nessa restaurante da foto, tinha uma ótima opção de jantar por um combo de R$60/pessoa, porém queríamos algo mais rápido, barato e refrescante. E dica? Leve dinheiro. Cartão não é qualquer lugar que aceita, além de ficar mais caro por causa do IOF depois.
E pra completar, esse moço de camisa na foto, quando eu cheguei na cidade e estava filmando, o danado ficou DANÇOU pra mim. Isso mesmo! HAHAHA Eu fiquei tão sem graça depois... Quando fomos comer, ele estava do ladinho.
 Acho que a coisa mais chata e triste desse passeio, é que as crianças passam fome e ficam a toda hora pedindo monedas ou alguma coisa. Às vezes a mesma criança vem pedir três, quatro vezes pra você. Vimos algumas cenas bem chocantes, assim como em toda cidade, mas por ser um bairro pequeno, você vê a todo momento e, infelizmente, se torna comum.

Os croissants estavam fresquinhos e deliciosos e era uma porção generosa com um suco delicioso. E os sorvetes... Ah! Os debaixo são de doce de leite e frutas vermelhas.

Confesso que andar por Foz à noite em pleno dezembro é um espetáculo à parte. A cidade é toda iluminada e cheia de decorações lindas de Natal:

🕗

Horário de Funcionamento: Saída às 16h na Av. Brasil, retorno de acordo com o guia

🎟️

Ingressos: R$85 (inteira) por pessoa e você pode comprar online
ainda é possível pagar meia para crianças de 4 a 11 anos e até 3 anos as mesmas são isentas.

📸

Clique certo: Marco das Três Fronteiras Argentino e a Arapuca de La Aripuca.

🚕

Como chegar lá? A melhor saída em Foz é andar de 99, visto que o Uber não conseguíamos fechar a corrida. Todos os motoristas que andamos fazem os passeios turísticos principais da cidade e isso é ótimo. Mas para passeios fora da fronteira nacional, eu preferi fazer com

Atualizado em Abril/2020.

Outras postagens da Viagem:
  1. Marco das Três Fronteiras
  2. Cataratas do Iguaçu Lado Brasileiro
  3. Parque das Aves
Se você já visitou, me conta como foi a sua experiência e, se não, me conte se essa postagem te deixou com vontade de conhecer Puerto Iguazú😉

Você também pode gostar

12 comentário (s)

1. é bem gostoso mesmo conhecer a cidade que a gente visita com um city tour ainda mais assim como Foz que tem as fronteiras com outras cidades, outras culturas

www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

ResponderExcluir
  2. Oi, Pâmela como vai? Eu não conheço Puerto Iguazu, mas certamente é um lugar encantador não é mesmo! As fotos ficaram maravilhosas. A natureza é tão fascinante, que nesses tempos é um bálsamo para alma poder ver lugares onde a natureza é esplêndida. Adorei o post. Abraço!

3. Olá!
    Viajar é muito bom e gostei demais das suas fotos. Ficaram incríveis e as lembranças que trazemos são essenciais para nossa evolução.
    Beijocas.

ResponderExcluir
  4. Pamzinha, como é bom lembrar de momentos felizes, né?
    Renova nossa fé nesse momento difícil, parece que é um incentivo para enfrentarmos essa quarentena. Haverá um futuro que poderemos aproveitar a vida novamente!

beeeeeeijos

5. Hey Pâm! Tudo bem?
    Eu viajei junto com vc nesse post! kkk
    É um dos passeios que quero muito fazer!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

| Blog Misto Quente |

Respostas
    1. AAAAH QUE DELICIA poder proporcionar isso, adorei esse comentario hehehe

Excluir
  6. Oi Pam ♥
    Uau que viagem incrível, amo lugares rústicos! Nos trás uma conexão maravilhosa com a natureza né, eu adorei suas fotos no Frappe também, é um decoração linda..