[RESENHA] O Cavaleiro de Bronze: O portão dourado - Livro II, de Paullina Simons

05:04

Hey cupcakes! Hoje é dia de resenha do segundo livro da trilogia Cavaleiro de Bronze da autora Paullina Simons publicado pela Novo Século. Não leia a sinopse se não quiser spoilers!

o portao dourado cavaleiro de bronzeTítulo: O Portão Dourado
Série: Cavaleiro de Bronze
Volume: 2
Autor: Paullina Simons
Páginas: 432
Editora: Novo Século
Gênero: Romance / Segunda Guerra / Literatura Estrangeira
Sinopse: No início da guerra, em 22 de junho de 1941, o dia em que Alexander e Tatiana se conheceram, havia três milhões de civis em Leningrado. Na primavera de 1942, apenas um milhão de pessoas permaneciam ali. E o cerco não havia terminado. Depois de deixar Tatiana e Dasha Metanova dentro de um caminhão que seguia pela Estrada da Vida com destino a Molotov, Alexander não tinha nada além de esperanças. Não havia uma única correspondência sequer de Dasha ou Tatiana, nada que indicasse que ambas haviam chegado em segurança a seu destino. Na segunda parte de uma das maiores sagas de amor de todos os tempos, será praticamente impossível conter a emoção ao acompanhar a busca obstinada do ilustre oficial do Exército Vermelho, Alexander Belov, por sua Tatia. E ainda mais arrebatador presenciar se eles conseguirão viver esse intenso amor diante de tantas ameaças, em meio ao cruel cenário da Segunda Guerra Mundial.

Continue lendo para conferir a resenha com e sem spoilers!
RESENHA

O portão dourado é o segundo livro da trilogia Cavaleiro de Bronze, e devo dizer que essa resenha tem uma parte com spoilers e uma parte sem spoilers porque simplesmente é a continuação do primeiro volume e preciso comentar algumas coisas. O livro é uma série que se passa no período da Segunda Guerra Mundial, mas do lado da Rússia e nos apresentará a história de amor de Tatiana, uma jovem russa, com Alexander, um soldado americano. Uma história evolutiva com um turbilhão de emoções que você vai sentir ao ler.
- As palavras têm significado, sabia? Até as palavras que você não quer que tenham significado.
pág. 70
COM SPOILERS:

Assim que o primeiro livro acaba, você imediatamente pensa: E agora? Leningrado foi deixada para trás junto com o inverno e a irmã Dasha, mas Alexander não faz ideia. E é por isso que Tatiana pede a Dimitri para avisá-lo. Mas nem tudo sai como o planejado, quando Dimitri encontra Alexander e diz à ele não ter notícias das meninas russas. Só que ele não é convencido facilmente e pede ao comandante, após alguns dias intensos de guerra, para que pudesse tirar um tempo de folga e como ainda lhe resta alguma esperança, ele vai para Lazarevo em busca das garotas.
- Talvez seja isso que vocês, homens feitos, fazem.... quando estão sozinhos conosco, olham-nos de um modo e, então, nos ignoram abertamente em público, como se nós não significássemos absolutamente nada.
pág. 73
Qual não é a sua surpresa ao perceber que apenas Tatiana chegou viva ao seu destino e agora vive com algumas senhoras que o conhecem por 'Alexander de Dasha' e pensam que ele está ali por um motivo completamente diferente do que é. E cada vez que ele tenta se aproximar de Tatiana, parece que dá dois passos para trás, pois ela se tornou ainda mais fechada depois do seu último encontro com palavras erradas. Eles poderão se acertar a tempo, antes da guerra recomeçar?
Você é que era de todo mundo. Mas eu era apenas seu.
pág. 135
Eu, particularmente, sou muito fã e apaixonada por Tatiana e por Alexander. Cada um tem suas características e suas forças e achei muito bonito como eles foram crescendo e amadurecendo e, ainda assim, mantiveram suas características. Tatiana/Tania/Tatiasha/Tatia está cada vez mais madura e também na sua, mas não abandona a sua teimosia e insistência. Isso me deixou um pouco louca nesse livro, mas também achei ótimo ter feito isso. Do outro lado, Alexander/Shura, que ora eu acho que é duro e gosta de impor algumas coisas para Tatia, que o põe em seu lugar e ao mesmo tempo se põe em seu lugar. Ele também tem seus motivos, que não são tão ruins, para agir do jeito que precisa agir. Duas almas maltratadas pela guerra, machucadas pelas bombas, pela fome e por aquele terrível nazista que assola sua liberdade e sua paz.
- (...) Porque agora você é minha, e toda vez que eu olhar para você, preciso constatar que você é minha em seus olhos.
pág. 155
As cenas de ação continuam ainda mais emocionantes e as cenas de romance ainda mais interessantes, mas não posso dizer que são muito leves. Tem descrições quentes assim como as cenas de guerra que podem acontecer em momentos que você não está esperando necessariamente e podem conter coisas que você não quer ler. Mas a guerra é assim, não é? Acontece quando não queremos, faz o que não deveria fazer
E é esse o meu ponto: todas as coisas dignas de mérito exigem grande sacrifício e valem a pena.
pág. 189
ACABARAM OS SPOILERS.

O livro é dividido em duas partes, como se fossem duas estações completamente distintas, e acho que esse foi um ponto crucial para o desenvolvimento da história. A primeira parte é calor e verão, a segunda parte é fria e puro inverno. Na minha leitura, ambas as partes foram rápidas demais apesar das mais de 400 páginas. Só que, vou recomendar aqui: tenha os três volumes antes de começar a série. Depois desse, eu simplesmente me dei meio dia para respirar e no seguinte já engatei no terceiro e último livro. Acontecimentos são corridos e não é a todo momento que a autora fica voltando neles para que você possa criar a ideia ou ligar os pontos.
Tudo o que eu tinha ofereci a você. Se você partir, vai levar tudo com você.
pág. 218
Tive alguns problemas com erros de palavras e concordância nessa edição e até agora foi a edição que mais tive problema dos três volumes. Eu tinha que reler algumas frases para entender que seria outra palavra ali. Não sei se foi problema de revisão ou tradução, mas dava para perceber claramente. Apesar de isso sempre ser um defeito pras minhas leituras, pois eu sinto que atrapalha, o livro estava tão gostoso de ler que ignorei e segui em frente com a leitura.
Você é minha granada de mão, meu rifle de artilharia. Você substituiu o meu coração por você mesmo.
pág. 234
Esse, particularmente, foi o meu livro favorito da saga e posso afirmar com toda a certeza. Eu não conseguia parar de ler em nenhum momento. A leitura é fluida, as cenas são cativantes e só te dão margem para algo que nem imaginaríamos que de fato poderia acontecer e gostei bastante disso, porque ao mesmo tempo que você cria expectativa, as coisas desenrolam de outra forma e numa velocidade absurda. As respostas vêm com o tempo e você vai se surpreender com os personagens e com a história. Recomendo muito a história e a série, sem dúvidas! E se eu sinto que falei pouco na resenha? Sim! Mas eu amei tanto que não tenho nem como falar algumas coisas, simplesmente sentir.

Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐ 


Você também pode gostar

12 comentário (s)

  1. Têm resenhas que eu também sinto que falei bem pouco, mas é bem compreensível. Afinal, a gente só consegue sentir e só lendo para entender.
    Não conhecia essa saga. Confesso que no momento, mais do que nunca, estou querendo embarcar em leituras mais leves! Mas depois que passar tudo, acho que posso me aventurar sim. Ah! Quanto aos erros, às vezes, me incomodam também. Só que, às vezes, a história é tão boa, que isso vira mero detalhe mesmo. E eu amei a primeira citação que você colocou. Bem verdadeira, né? :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Carol!

      Simmm
      Eu amo as citações que esse livro tem, eram tantas que eu nem consegui marcar todas aqui!

      Excluir
  2. Oi, Pâmela como vai? Que bom que a leitura tenha lhe agradado. Nào conhecia está trilogia desse livro, entretanto li sua resenha do primeiro livro e agora esse segundo livro me fez ver que a estória é cativante. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pamzinha!

    Confesso que pela capa não é um livro que me atrairia, mas gostei da premissa, e também de saber que esse segundo volume te cativou bastante, é ótimo quando terminamos um livro na ânsia de conferir a continuação

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A leitura parece ser muito boa, adorei a resenha e as frases que você destacou <3

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  5. Quando o livro 2 é melhor que o 1 bate aquela empolgação para ler a série!
    Porque sabemos que é uma crescente, não vai ter a maldição do livro 2 ativa aqui, rs.
    E já dá para emendar as leituras, né? Fiquei empolgada para ler desde que você comentou comigo no WhatsApp!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMm
      adoro que não perde o ritmo queprecisa pra segurar a gente na série HEHEHEHEH
      Espero que você leia, Lelê <3

      Excluir
  6. Oi
    só tinha lido várias resenhas do primeiro livro, parece ser uma trilogia bem envolvente, que bom que gostou da leitura dele apesar dos erros que encontrou, eu só li a parte sem spoiler, já que não li o primeiro livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate