5 dicas para começar a estudar um idioma

Postado em 1 de novembro de 2019 às 05:08

Hey cupcakes! Hoje tô pra falar de um assunto um pouco fora, mas que é uma curiosidade e também venho usando para aprender idiomas e acho que pode ajudar vocês também. Vamos começar o mês já com uma super dica de inglês!

5 dicas aprender idioma

Continue lendo para conferir!
Todo mundo hoje em dia tem a necessidade ou obrigação de, em algum momento da vida, aprender um novo idioma além do idioma materno. O intercâmbio de línguas, ideias e países, nos permitem sonhar com visitar um lugar que vemos nos livros ou que desejamos conhecer por algum motivo muito nosso - além de entender alguns termos não traduzíveis para nossa língua, capisci? E aí, precisamos aprender pelo menos o bendito do inglês, francês, italiano, alemão... E como eu estou estudando duas línguas no momento (não pense que isso é fácil pra mim ou exige menos esforço), eu vejo como uma experiência e vim dar algumas dicas que vem funcionando comigo e pode ajudar vocês. 
5 dicas para aprender idiomas


  1. Estudar todo dia um pouquinho, pelo menos 10 ou 15 minutos
    Para estudar as línguas, estou usando o método Assimil (um dia posso vir falar sobre ele aqui, se vocês quiserem) e existe uma frase no livro que achei exatamente o relacionamento com o idioma:

    "É pela assiduidade que travamos amizade com as pessoas, e o mesmo acontece com palavras"

    Você não precisa ficar horas e horas (seria ótimo! Mas na minha rotina, por exemplo, é praticamente impossível), mas se todos os dias você se comprometer com os estudos e ir avançando neles, aos poucos você vai assimilando as palavras, entonações, forma de falar, ouvir... Pode ser um pouco mais lento, porém você verá resultado. E não se torna impossível incluir na rotina. Sabe aqueles 15 minutinhos na hora do almoço? Já vai te ajudar.
  2. Ouvir algumas músicas na língua-alvo todos os dias
    Eu criei playlists no Spotify e acho que isso me ajuda muito.
    Disponibilizo aqui algumas pra vocês:

    Inglês Fácil

    Treinando o Espanhol

    Italiano para aprender a ouvir
  3. Ter um caderninho e fazer os exercícios e anotações nele
    Comprei um caderno de 10 matérias (um pouco exagerada? Gosto de fazer colagens de páginas e etc.) para fazer meus estudos do Assimil e também fazer os exercícios da segunda onda e também gosto de escrever letras de músicas para aprendê-las - diz-se que a escrita ajuda na memorização e essa é a ideia com o caderninho.
  4.  Pensar e falar sozinho na língua-alvo
    Sei que pode soar estranho, mas falar sozinho e tentar falar na língua que você está aprendendo ajuda muito, porque você vai ter que pensar - inicialmente, pode ser que você queira traduzir muita coisa diretamente do Português, mas depois, aos poucos, você vai começar a pensar já nas palavras da língua que você está estudando.
    Comece contando algum fato do seu dia da escola, faculdade, trabalho, para você mesmo, e veja se consegue falar tal palavra e se houver dúvidas, vá procurando no Google ou mesmo crie anotações para procurar mais tarde.
    Se houver algum nativo ou amigo que queira praticar para conversar, isso é ótimo. 
    talk alone 5 dicas de idiomas
  5. Assistir filmes e séries na língua original
    Pode parecer simples e tradicional, mas sim: aqui você terá uma quantidade grande de vocabulário de um cenário comum (ok que às vezes o cenário no filme não é tãaao tradicional assim...) além do ritmo da língua falada - que é o comumente utilizado no país em que foi gravado, ou ao menos, que todos entendem. Se atente a isso!

Essas são algumas dicas que estou utilizando e que estão super me ajudando e espero que possa ajudar a vocês também. Vocês tem alguma dica? Estudam outro idioma? Tem vontade? Qual/is?

Você poderá gostar de:

8 comentário (s)

  1. Olá!
    Ótimas dicas para aprender e estudar mais.
    Eu preciso praticar o que aprendi e preciso volotar a escutar músicas o que faz relembrar muita coisa.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, um dia ainda começo a estudar francês. Eu fazia 5, 10 minutinhos de aula no Duolingo, é uma dica ótima também para quem quer treinar (e não tem muito tempo)! Beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Pamzinha!
    Se eu conseguir ficar fluente no inglês já vai ser tudo pra mim, hahah
    Eu escuto muitas músicas e vejo muitas séries no idioma, então isso sempre me ajudou muito!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARTIU SER FLUENTE, um dia seremos, com a fé no Pai! rsrs

      Excluir
  4. Oi Pamzinha,
    Queria ter seu foco, você estuda toda bonitinha, eu acho que estou velha demais para isso já... rs
    Filmes e séries me ajudam DEMAIS. Acho que tudo o que sei devo a eles!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir