Uma Amiga Indicou: Pais da Literatura

Postado em 30 de agosto de 2019 às 18:37

Hey cupcakes! Como esse mês de Agosto é considerado o mês dos pais, elegemos no Uma Amiga Indicou desse mês, os paizões e os pais embustes da literatura. Vem conferir?

Continue lendo para conferir!
Sobre o post
Temos aqui nessa postagem uma parceria entre: eu, Prih do Infinitas VidasAlê do Estante da Alê, Carol do Caverna Literária e a Carol do A Colecionadora de Histórias  e a Laís Tigre do Tear de Informações onde teremos uma indicação e traremos a opinião sobre, decidida pelo grupo, aqui no blog e nos blogs das meninas.



Paizão
Alessandra: Sr Bennet - “Orgulho e Preconceito” 
Um exemplo de pai amoroso e compreensivo. Que busca apenas a felicidade das filhas. Um grande exemplo disso é a sua famosa frase que num momento de desespero para Lizzie acalmou seu coração: “se você não se casar com Mr. Collins, sua mãe nunca mais a verá de novo. E eu nunca mais a verei se você se casar”. É ou não é um dos maiores atos de amor, principalmente para a época representada? 

Carol Antonucci: Nate Pullman (Extraordinário) 
Quando se trata desse livro, todos lembram e admiram (com razão!!) a Isabel, mãe de August, mas o pai dele também é extremamente amoroso e companheiro do filho. Ele o incentiva a enfrentar seus medos, lhe dá coragem, e é uma figura paterna inspiradora. Um paizão que merece ser lembrado! 

Carol Cristina: Maverick (O ódio que você semeia - Angie Thomas) 
QUE PAIZÃO! Maverick (pai de Starr, Seven e Sekani) antes de se casar com a mãe dela tinha envolvimento com o tráfico local, mas mudou totalmente de vida. Virou dono de um mercadinho local, e durante o livro soube estimular o senso crítico, dar o exemplo e ensinamentos valiosos para seus filhos. Esse pai sabe quem foi e quem é, não abandona seus valores, é amoroso e presente, luta pela família e por seus semelhantes, passa por injustiças mas nunca desiste! 

Pâmela: Chris Astor - A Menina que Semeava
 Esse pai é maravilhoso e lembra muito os papais que contam histórias antes de dormir para que seus filhos possam ter um bom sono, só que nesse caso não é apenas no sono. Ele passa uma barra com a filha com câncer e aindar ter que lidar com a ex-mulher insuportável…. No entanto, para ajudar a filha a ter esperança, cria um mundo maravilhoso para a mesma viver além da imaginação. 

Priscilla: Sr. Covey - Trilogia Para Todos os Garotos Que Já Amei 
Viúvo e com 3 filhas mulheres, Dan Covey é um grande exemplo de pai dedicado e atencioso, que se esforça ao máximo para entendê-las e ajudá-las. Sempre buscando manter as tradições coreanas de sua falecida esposa vivas na família, o pai da Lara Jean é aquele tipo de personagem que é impossível não gostar. Seria incrível se todos os pais seguissem o exemplo do Sr. Covey e assumissem seus papeis ativamente na criação dos filhos, né não? 

Pai embuste 
 Alessandra: Madoc - O Príncipe Cruel (Série O Povo do Ar) 
 Madoc é o pai adotivo das gêmeas Jude (protagonista da série) e Taryn e também é o responsável pela morte da mãe e do verdadeiro pai das duas garotas. Acho que deu para entender o nível de crueldade desse moço, né? Sim, ele cria as órfãs, porém de uma maneira fria e distante. E nem posso contar as traições que comete no decorrer da obra, pois seria um grande spoiler. 

Carol Antonucci: Donovan O’Neil - Novembro, 9
Um cara famoso, um pai ausente, que só encontra a filha para contar as novidades de sua vida e da nova esposa, sem se tocar no quanto o evento que queimou boa parte do corpo de sua filha, ainda a traumatizava. Temos pais mais embustes que isso, certamente, mas esse ganhou meu ranço. 

Carol Cristina: Anderson (Série Estilhaça-me - Tahereh Mafi) 
PENSEM NUM SER DESPREZÍVEL! Anderson é o pai de Warner na série, e comandante supremo do Restabelecimento. Desgraçou com a vida do meu Aaron Warner, a cabeça do rapaz é toda psicologicamente ferrada por causa das atrocidades que o pai fazia e o obrigava a fazer também. Anderson não sente um pingo de amor por Warner, odeia tudo o que o filho ama e o faz sofrer "para que se torne melhor e mais forte". Esse é um pai que faz coisas inacreditáveis pra tentar fazer do filho um monstro como ele! 

Pâmela: Sr. Thénardier- Os Miseráveis
Ô homenzinho sem-vergonha e insuportável juntamente com a esposa, mas vamos focar no senhor. No final você até fica com um pouco de dó dele? Bem pouco, mas durante toda a obra, ele dificulta a vida de Cosette, Fantine e, mais tarde, Marius, além de ser um exemplo de corrupção em meados de 1800. Além disso, os filhos, por mais que possam parecer arrogantes, na verdade, são apenas necessitados de carinho e de um ombro e até disso eles privam o mais jovem deles. É fogo! 

Priscilla: Jonny Rokeby - Série Cormoran Strike
 O pai de Strike é a personificação da babaquice: o outrora rockstar engravidou uma de suas groupies, Leda, e nunca quis envolvimento algum com ela ou com a criança. Além disso, na única vez em que Strike precisou dele (com um pedido de empréstimo financeiro), Rokeby colocou até advogados para cobrá-lo, sem o menor pudor. Outro aspecto enfurecedor é que ele tem outros filhos, para os quais ele dá suporte - ou seja, o personagem é um retrato bem realista de muuuitos exemplos de pais que encontramos por aí, que ignoram a existência dos filhos e/ou só dão importância para suas novas famílias. Péssimo!

E quem são os paizões e os embustes que vocês se lembram da literatura?

Você poderá gostar de:

24 comentário (s)

  1. Oi Pamzinha,
    Que orgulho dessa postagem, ficou maravilhoso!!!!!!!!!!!!!
    Temos que fazer mais *-*
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam, adorei essa nossa postagem!
    Eu AMO o filme dos Miseráveis e sou doida pra ler o livro tbm 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu já vi esse poste em outros blogs e achei legal a ideia, dos pais embuste eu só li novembro 9 e que homem odiavel.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Não li esses livros, mas quero ler extraordinário e o ódio que você semeia.
    Estou lendo o chamado do cuco, ainda estou no começo e o pai de strike é citado poucas vezes, mas já dá pra ver que é um péssimo pai. E infelizmente é a realidade para muitos filhos por aí. É triste.
    Ótimo post.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  5. essa tag é super legal, mt criativa mesmo! com certeza não tem melhor paizao que Mr Bennet e pior que o Thernadier

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não vou negar, o pai de Extraordinário tem meu coração todo, hahaha. Amei o post.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse post em outro blog, um que você citou acima e amei. Estou querendo terminar de ler Os miseráveis. Parece que vou me emocionar.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Impossível não se encantar com esses paizões, viu? São exemplos!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Pâm, tudo bem?

    Para mim paizão da literatura vai ser sempre Remus Lupin, personagem que eu fiz ser uma figura paterna antes dele realmente ter filhos. Acho que desde Prisioneiro de Azkaban vejo Lupin como um pai, aí quando nasceu Teddy só confirmou o que eu pensava dele. Não vimos Lupin sendo pai nos livros, mas minha imaginação voou nas fanfics! XD E isso é o que importa!

    Pais embustes me lembro de dois, mas não sei os nomes. Um está em O Lado Mais Sombrio e o outro na trilogia Wake. Ambos pais dos cruhes das protagonistas que fizeram a infância dos garotos um inferno.

    Até mais;
    |Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)|

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pamzinha!

    Ficou demais a postagem e a tag, eu então já vou começar a ler Principe Cruel tendo em mente que vou odiar o pai do livro hahaha

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Pâm!
    Muito legal a ideia do post.
    Adorei a escolha dos pais fofos, mas só não conheço o que você citou, haha.
    Eu acrescentaria o pai de Se Eu Ficar. Ele é tão gracinha!
    Dos embustes siiiiiiiiiiim, o Anderson e o Donovan.
    SÓ O ÓDIO!

    Beijooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Teca!
      kkkkkkkkkk
      verdadeeee
      eu não lembrava desses hehehehe

      Excluir