[RESENHA] Quem é você, Alasca?, de John Green

Postado em 13 de março de 2019 às 04:54

Hey cupcakes! Hoje é dia de mais uma resenha e hoje vamos de João Verde com a resenha de Quem é você, Alasca? o primeiro livro publicado do autor. 

resenha quem é voce alasca john green

Então bora conferir, continue lendo!
Em Quem é você, Alasca? conhecemos Miles, um garoto que acabou de chegar em Culver Creek, onde decidiu ir para o colégio interno com a dúvida e a esperança de encontrar o seu Grande Talvez , só que Miles não é um garoto comum: ele coleciona últimas palavras e, em sua memória, ele coleciona as últimas palavras de todos os nomes de figuras importantes para a História. E é aqui em Culver Creek em um colégio interno novo para ele, que conhece seus novos amigos, onde no meio deles está Alasca Young, uma garota peculiar, inteligente, espirituosa e sensual que derrete o coração de Miles... Mas eu já disse que ela tem namorado? Pois é, amiguinhos, as coisas não poderiam ser tão fáceis. E aqui encontramos mais dois amigos novos para a contagem regressiva de Miles. Não entendeu? Eu que não vou dar spoiler, eu hein?
Porque não podemos prolongar para sempre esse tipo de coisa. Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados.
Pág. 7
Nesse livro identifiquei um padrão de escrita e personagem masculino em John Green, apesar de ter sido seu primeiro livro publicado, de fato. Achei Miles com várias coisas em comum principalmente com Quentin de Cidades de Papel, inicialmente, e também com alguns elementos que me lembrou de Colin de Teorema Katherine – garotos apaixonado e inteligente, pega várias referências (e, às vezes, só eles) sentem que não tem saída para sua paixão e se apaixonam por garotas comprometidas – por isso não coloquei Augustus aqui. Alasca, no entanto, diria que tem pouco ou quase nada em comum com Hazel Grace – talvez a inteligência matemática? É um diferencial da garota também -, mas me lembrou muito a Margo de Cidades de Papel, com exceção de que Alasca é mais simpática e mais fácil de criar vínculo com a personagem do que Margo e não fica com essa de pouco caso com Miles, ela o trata como uma pessoa do grupo e o inclui em seus planos – uma garota que chama a atenção, exótica e interessante. Pode Miles realmente descobrir quem Alasca é de verdade
Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia.
Pág. 55
Vou contar meu problema pra vocês, mas vou deixar em branco, para ver apenas quem quiser. Não vou contar o problema de fato, mas vou desabafar.
Acho que o meu grande problema foi ter visto um baita spoiler no Facebook há uns dois anos numa postagem comparativa entre Quem é você, Alasca? e A Culpa é das Estrelas e eu me lembrei do que estava escrito na postagem. Atrapalhou toda surpresa principalmente pela dinâmica que o livro tem: por favor, não vejam spoiler desse livro. Essa é a graça do livro. De verdade.
O medo não é uma boa desculpa! (...) O medo é a desculpa que todo mundo sempre dá!
Pág. 97
Apesar de tudo isso, o livro traz algumas lições muito interessantes (vícios, problemas pessoais e familiares, depressão e amores, amizade e a lealdade sempre presente) e de fato, o livro toma outra forma a partir da metade do livro, apesar de ser um livro curto, de 230 páginas e tem um final realmente surpreendente, ou melhor, um andamento final surpreendente – por isso muitas pessoas o consideram um dos melhores livros do Green. Eu ainda acho que ACEDE tem o pódio, mas por diversas questões filosóficas entendo que sim, QEVA pode ser considerado um livro muito bom. Entrou em questões que eu nem tinha parado pra pensar e por isso, é interessante sim. Detalhe que essa capa que eu tenho, eu acabei pagando bem mais barato no livro na época - vai entender, edição da colecionador, ainda! - e tem SUPER a ver com a história. Quando entendi só queria me dar uns tapas porque
Você me deixou carente de talvezes, preso à porcaria do seu labirinto.
Pág. 177
Por fim, Quem é você, Alasca? foi uma surpresa, ao mesmo tempo que não apreciei muito a leitura pois tem alguns elementos nos personagens que não me agradam e sim me incomodaram bastante. Foi apreciável pois tem uma filosofia inteligente e várias frases que impactam na percepção e, apesar de não gostar muito dessa edição (o livro não quer ficar aberto! Socorro, é horrível pra ler rs), é um livro interessante e inteligente. E vocês? Já leram? Sabiam que essa edição da foto é edição de colecionador? Me contem!

 Classificação: ⭐⭐⭐

Você poderá gostar de:

14 comentário (s)

  1. Ola, bom dia!
    Acho que foi muita sorte eu não lido e nem ouvido falar de nenhum spoiler deste livro quando eu o li, acho que ficaria decepcionada também, porém, ao mesmo tempo o livro é muito mais do que o final não é mesmo?! Suas mensagens são ótimas, elas são tocantes!
    Sua resenha está muito completa, adorei, principalmente porque eu relembrei este livro que amei tanto quando o li.

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI mIla!
      Isso é verdade... Mas deu uma raiva KKKKKKKKKKKK
      obrigada!

      Excluir
  2. Oi Pâm

    o único livro do John Green que consegui ler foi 'A culpa é das estrelas'
    Já tentei ler outros e a leitura n flui.
    N consigo me conectar c os personagens e tal.
    Já desisti de ler algo dele!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com muita vontade de ler e já anotei sua dica, linda resenha :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  4. gostei da resenha muito boa deu vontade assistir

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa capa ainda, é uma edição linda! No geral, naõ curto o estilo de John Green ): mas adorei a resenha e como você expôs os pontos importantes da história

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  6. É aquele famoso: não é ruim, não é bom. HAHAHAHA
    'Quem é você, Alasca?" está longe de ser o melhor do Green, mas eu até que gosto das reflexões que ele nos propõe. 'Tartarugas até lá embaixo' foi uma surpresa por isso, não é a narrativa que me surpreende e agrada e sim a personalidade, as problemáticas apontadas por ele nos personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!

      Tem umas reflexões boas... Esse tartarugas até tenho curiosidade, mas por causa do autor mesmo por enquanto ainda não... Mas tenho curiosidade sim, lele^1

      Excluir