Dei um Pulo Ali: Pirapora do Bom Jesus/SP

Postado em 26 de dezembro de 2018 às 07:03

Hey cupcakes! Como passaram o natal? Hoje é dia de coluna nova do blog. a Dei um Pulo Ali, onde vou falar sobre lugares que visitei (vou me propor a fotografar mais e passear mais, nem que seja na cidade vizinha que eu nunca visitei, yeah!) e colocar algumas fotos e comentários sobre o lugar. Resolvi falar hoje sobre a cidade de Pirapora do Bom Jesus que visitei no final de 2017.


Continue lendo para conferir mais fotos e dicas do local!
Em todos meus 22 anos eu ouvi meus pais e avós falarem da cidadezinha de Pirapora do Bom Jesus que é uma cidade do interior de São Paulo e fica a menos de uma hora de Jundiaí (Ó terra querida, Jundiaí), que por sua vez, fica a uma hora de São Paulo (Capital). Mas até então, eu nunca tinha visitado. Até que resolvemos fazer um passeio de bate e volta antes do almoço de domingo: visitamos a pequena cidade, assistimos à missa das 09h e ainda demos um passeio pela cidade. 

Apaixonada pelos vitrais do Santuário

De frente para a igreja, existe esse caminho. Dá pra acreditar que é o Rio Tietê? Não sei dizer se demos sorte dele não estar cheio de espuma nesse dia ou ele fica assim normalmente, só sei que ele não estava com cheiro ruim e estava maravilhoso!
Vista do Rio Tietê, aqui ele não cheira ruim e não tem as espumas de poluição

O Santuário sem dúvidas é a atração da cidade e traz muitos fiéis em romarias todos os anos e durante o ano todo também. A igreja já foi maltratada pelo tempo mas ela não deixa de ter sua beleza, majestosidade na humildade, imagens e nos dá paz. A missa é muito bonita e o pároco é o Pe. Silvio Andrei que tem uma memória de elefante, voz suave e faz uma homilia gostosa de ouvir, sentir e pensar. Enquanto você ouve, você pode olhar pra cima e ver um pouco da arquitetura e viajar pelos anos de história por que passaram

A imagem do Bom Jesus fica exposta logo no centro da igreja e pode ser acessada por trás do altar. Tem uma fila para visitar Bom Jesus e no caminho existem algumas imagens como Nossa Senhora Aparecida, vitrais, a Sagrada Família, Santa Anna...

Como fomos em uma época de Natal, o Presépio estava montado... E que lindo!  Achei uma das imagens de Maria grávida mais bonitas. É singelo mas ao mesmo tempo muito caprichado, um trabalho muito bonito da igreja, é claro.
Posso dizer que sou apaixonada por vitrais? Não aguentei e tanto no Sacrário quanto na fila para o Bom Jesus existiam alguns muito mas M-U-I-T-O lindos. Fiquei completamente apaixonada por tudo.

Ah! A cidade de Bom Jesus é bem pequena, com uma população menor que 25 mil habitantes e área pequena. Sabe aquela ideia de virei a esquina e a cidade acabou? Vai mais ou menos por aí. Aos redores da igreja existem lojinhas de roupas, doces, artigos religiosos, eletrônicos e tudo que você pode imaginar como sorvete de itu, pastéis, e outras gulodices. Existe também o Museu do Seminário, mas acabei não entrando dessa vez - quem sabe na próxima? Posso contar que, no dia que fiz a visita, apareceu nada mais e nada menos que um BOI no meio da praça? Pois é verdade! Inicialmente eu achei muito engraçada a situação, mas o boi pedia carinho e era manso. Ele adorava carinho! Como pode? Achei incrível, no final das contas.
A visita a Pirapora do Bom Jesus acaba sendo um pouco mais religiosa mas não tira o mérito de ver algumas situações como:
  • Lojinhas típicas e gulodices que você "faz tempo que não vê"
  • Artigos bem baratinhos e também artigos que não valem a pena
  • Arquitetura estilo basílica em alguns pontos da cidade assim como o Santuário que tem os anos pesando mas não deixa de ser algo grande
  • Conhecer o rio Tietê bem brilhante e bonito
  • Ver casinhas coloridas próximas ao Rio Tietê
  • Vitrais maravilhosos escondidos na igreja
  • Memorial das romarias onde os romeiros deixam suas plaquinhas ao redor da imagem de azulejos
Um passeio é sempre algo revigorante, "desestressante "e necessário para os nossos dias. Às vezes é só conhecer aquela cidadezinha que nunca viu antes. Às vezes é só visitar aquela igrejinha no centro que parece mal iluminada mas que tem peso de história nas costas. Às vezes é só visitar um lugar que nunca esteve antes. 
•••

Você poderá gostar de:

12 comentário (s)

  1. Ah eu amo cidades assim do interior, e essas fotografias então ficaram incríveis!

    https://blogisadebatom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Pam,

    Cidades do interior são as melhores! Ainda não fui nessa cidadezinha, mas sempre tive vontade de ir.
    Adorei as fotos, ficaram lindas.
    Você é de Jundiaí? Moro aqui pertinho de você rs. Sou de Sorocaba.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      É uma cidadezinha pequena mas cheia de amor
      AAAAAH
      eu sou sim!!!
      Moramos pertinho então <3

      Excluir
  3. Oi Pam,
    Que lugar inspirador, talvez você devesse escrever alguma cena mágica nessa ponto sob o Rio Tietê, deu uma bela foto.
    E já ouvi falar da cidade, mas nunca fui. Acho que preciso conhecer essa e Jundiaí, conhece???? <3 HAHAHAHAHA
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensou????
      hummmmmm
      boa ideia
      vou tentar escrever algo, alê
      e esses vitrais coloridos? HEHEHEHEHEH
      ACHO QUE SUPER DEVERIA CONHECER JUNDIAÍ!!!! <3

      Excluir
  4. Hey Pâm! Tudo bem?
    Conhecer cidades novas é tudo de bom e eu amo! Adorei ver essa nova coluna aqui no seu cantinho! As fotos ficaram LINDAS e minha nossa, não dá mesmo pra acreditar que essa é parte do tietê!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog miiistoquente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey querida!
      Isso é verdade
      Obrigada!!
      Eu também nem acreditei quando vi, menina KKK

      Excluir
  5. Tem rios que são poluídos apenas em alguns trechos, acho que por isso que o Tietê estava com cara de limpo na cidade, haha.
    Pirapora do Bom Jesus parece mesmo ser uma cidade bem religiosa e de fé Cristã.
    Também amo vitrais e arte déco. Sabe que na minha última viagem eu também fui a uma cidade bem pequena e na esquina da casa onde eu estava passando a temporada também havia um Boi que pedia carinho, hahaha, também achei a situação bem engraçada, minha cunhada pegava cenouras e maças e dava na boca dele.
    Amei o seu post, um passeio é realmente sempre bem vindo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leslieeeee
      Sim!! Isso é verdade
      É bem bonita, apesar de ser bem pequenininha
      boi que pede carinho é muitissimo fofo HAHAHAHAHAHA

      QUE FOFINHOOOOOOOOOOOOOOO

      Excluir