[RESENHA] Me Poupe!, de Nathalia Arcuri

11:18

Hey cupcakes! Por essa vocês não esperavam, não é mesmo? Hoje eu venho com uma resenha sem nenhum tipo de spoiler desse livro, talvez o spoiler seja que ele faz você sair da caixinha do conforto... Mas eu te explico melhor como é isso. Segue comigo! 


SinopseEla começou a poupar aos 8 anos, de olho no carro que teria aos 18. Com 24, comprou seu primeiro apartamento à vista e ainda bancou todas as obras de acabamento. Aos 30, pediu demissão do emprego dos sonhos e montou o próprio negócio, um canal no YouTube. Tinha 32 quando conquistou o primeiro milhão de reais – e também o primeiro milhão de inscritos. Aos 35, pretende ter pelo menos 5 milhões (bem) investidos, garantia de independência financeira, ou seja: só trabalhará se quiser, no que quiser e quanto quiser.

A história da jornalista e youtuber Nathalia Arcuri é ao mesmo tempo inspiradora, divertida e instrutiva. Dona de uma inteligência financeira extraordinária, lapidada com cursos de especialização e coachings, Nathalia começou a compartilhar suas táticas para poupar e investir primeiro no blog poupecomSara, em 2014. No ano seguinte, valendo-se de sua familiaridade com as câmeras – foi repórter e apresentadora no SBT e na Rede Record –, lançou o Me Poupe! no YouTube, inaugurando o conceito de entretenimento financeiro.

Neste livro, pela primeira vez, Nathalia explora as causas da dinheiro fobia, um mal identificado por ela que corrói o relacionamento das pessoas com o dinheiro. Além disso, apresenta, de maneira simples e organizada, os dez passos que a levaram ao sucesso financeiro: 

1) Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar).

2) Tenha objetivos claros. 
3) Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira. 
4) Não faça desaforo para o dinheiro que você suou tanto para ganhar! 
5) Me poupe, se poupe, poupe. 
6) Nos juros compostos acredite. 
7) Aprendizado tem que ser constante. 
8) Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria. 
9) Assuma a responsabilidade e permita-se errar. 
10) Agradeça e comemore todos os dias.

RESENHA

Ter dinheiro sobrando é bom, mas saber multiplicá-lo  para realizar sonhos audaciosos é ainda melhor.
pág. 14
A sinopse é oficial, grande e um pouco "spoilerzenta", mas não atrapalhará sua leitura (digo por experiência própria - e se você já viu os vídeos dela no YouTube, eles tem muita referência do que você encontra por aqui), e vou dizer um pouco a minha opinião sobre o que senti lendo. Afinal, esse é um livro da musa das finanças Nathalia Arcuri, e basicamente, vamos conhecer um pouco da história de vida da moça, é claro, mas além disso, ela vai dar dicas para poupar, economizar e viver de uma forma mais RICA (AH QUE FESTA!). Ela vai te dar uns tapas na cara, ela vai ser gentil e também haverá momentos de direta bem direta. É o tipo de livro que, se você realmente pára  e começa a analisar a sua vida, você tem dor de cabeça - você precisa pensar muito para ver se as escolhas que está fazendo são as melhores para o que você deseja alcançar - e ao mesmo tempo toma uma injeção de ânimo para buscar sempre, e, a partir de agora, somente o melhor.
Não se nasce com autodisciplina, aprende-se.
pág. 32
Em dez passos, a autora faz com que o leitor perceba e queira sair da zona quentinha de conforto, pois mostra cenários que podem ser visualizados e analisados a fim de questionar se o que ele está fazendo agora vai fazer atingir seus sonhos e metas. Mas peraí, você não sabe quais são as suas metas? Ela também dá diversas dicas para você descobri-las, colocar no papel e dizer: é pra isso que vou poupar, é por esse motivo que eu vou lutar agora para alcançar em x tempo, dentre outros. Além disso, é muito interessante porque ela cita que devemos colocar todos os objetivos na ponta do papel, mesmo que pareçam bobos ou pequenos. É muito legal, e realmente, eu venho pensando muito tempo nisso, mesmo depois de terminar o livro. Talvez não seja o livro para o momento se você não estiver com uma cabeça um pouco aberta - afinal, ter de desprender de "gastos", aceitar que algumas coisas que faz é errado (e existem diversas propostas para isso) e precisar mudá-las não é algo muito fácil de fazer ou mesmo de aceitar. Haverá momentos que, nesse livro, é necessário fechá-lo e pôr na ponta do lápis os pesos das decisões.... Profundo, né? De fato. Gosto de falar que esse é um livro pequeno mas com uma bagagem grande. E você vai perceber de uma forma muito sutil.
Ter clareza dos próprios objetivos é fundamental - mesmo que, para os outros eles pareçam esdrúxulos.
pág. 39
Eu conheci a musa das finanças, gente!!!
Nathalia Arcuri fez questão de escrever um livro sobre finanças sem ficar chato, sem ficar maçante e sem ficar algo tipo "IMPOSSÍVEL" de entender. Nesse livro, a Nath (chamo pelo apelido, sim, minha gente)  Ela não quer que você tenha lido e tenha se tornado o Mestre Jedi das finanças, até mesmo porque ela teve que estudar muito e "quebrar a cara" com investimentos também para ver o que era mais adequado. Ela quer te ajudar a adotar métodos que vão fazer você sair da pindaíba, se tornar econômico não apenas financeiramente falando e pensar mais nas escolhas pelas quais resolve escolher. A diagramação está impecável, não encontrei erros de português e apesar de ser um livro curtinho ele tem um peso gigante! Devo dizer que risquei o livro todo? rs Ah! Recomendo assistir alguns vídeos da Nath tanto para entender o tom do livro  (você vai ver que realmente parece uma conversa com a moça) quanto para aprofundar os conhecimentos financeiros.
Dinheiro pode trazer felicidade, sim. Desde que você saiba o que te faz feliz.
pág. 52
Não conheço o Me Poupe! há tanto tempo, mas o pouco tempo (já considero pacas, como diriam topos de depoimento no nosso falecido Orkut) que acompanho já adotei algumas "mentalidades" econômicas e devo dizer que depois de ler o livro meio que uma "explosão" aconteceu na minha mente. Conheci a autora na Bienal do Livro de São Paulo de 2018, eu e meu amigo participamos do Bate Papo na Arena Cultural e logo após autografamos nossos queridinhos 💗 Ela é exatamente como nos vídeos e como fala, além de ser diretona e super simpática HAHA Confesso que depois da leitura, eu venho pensando muito mais sobre minhas metas, meus desejos e vontades e já estou colocando na ponta do lápis o que realmente vale a pena ou não. Aliás. por que não podemos fazer metas sobre viagens dos sonhos, coisas que queremos, poupar e realmente batalhar por aquilo? Não precisa ser algo muito grande. Só precisamos lutar pelos nossos sonhos. Acreditar que podemos fazer o que achávamos que era impossível. Obrigada, Nath, seu trabalho foi incrível!

Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐😍

p.s. chegamos à publicação de nº 600 no blog! Uhulllll, QUE FESTA!

Você também pode gostar

29 comentário (s)

  1. Que resenha maravilhosa Pam, eu já tinha ouvido falar desse livro, mas no momento não tinha me interessado nele, mas depois de ver sua essa resenha, já quero comprar esse livro e começar a ler ele.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Pam

    Eu ja vi uns videos da Nathalia e ela é super carismatica e simpatica. Vou adorar conferir o livro, é tão fora da minha zona de conforto e ao mesmo tempo sinto que vou gostar bastante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Pam =)

    Eu não conhecia a Nathalia até a Bienal, pois confesso que tenho um pouco o pé atrás com esse povo que vende essa imagem do sucesso. Depois do caso da Bel Pesce todo mundo meio que ficou rs...

    Mas, fiquei curiosa para conhecer a história da Nathalia e quem sabe tirar algumas ideias para aplicar na minha vida.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ps: Você pode seguir o blog no Facebook, no Twitter e Instragram é só procurar por @arianereis__

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, e não é que é verdade, Nane? Pensando por esse lado... Bem
      mas o livro é bacana, sabe...Ja vi algumas pessoas conseguindo super investir também depois ddele...

      Mas= é bom viu?

      Excluir
  4. Ficou muito fofa sua resenha, eu não conhecia os vídeos da autora e somente depois que soube do livro eu conheci. Parece ser uma leitura bem interessante com boas dicas.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que gostou da leitura, não conhecia a autora e nunca vi um vídeo dela, mas confesso que estou precisando desse livro, eu poupo mas não é todo mês como devia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tô doida pra ler esse livro, acompanho a Nat no canal dela e super amo as dicas :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Pâm

    EU PRECISO DESSE LIVRO!
    N conhecia mas amei a sinopse e sua resenha só me deixou mais ansiosa pra conhecer esse mundo das finanças hehehehe
    vou procurar!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Pâm! Tudo bom?
    Não conhecia essa "musa das finanças" kkk
    Talvez seja a solução dos meus problemas.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    # miiistoquente #

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pâm!

    Não conhecia a autora nem o seu canal, mas conforme fui lendo sua resenha, fui notando que eu preciso desse livro pra já! Nos acomodarmos e temermos sair da zona de conforto é algo muito comum, e acho que livros assim nos ajudam a dar aquele tapa na cara e se mexer. Adorei a resenhaa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMMMMMMMMMMMM
      isso é exatamente esse livro, Carol!
      Super da um tapa na cara mas super vale a pena rsrs
      Beijocas da Pâm
      Blog Interrupted Dreamer

      Excluir
  11. Oi Pam,

    Conheço o canal da Nathalia e acho ela super divertida contando suas histórias ou dando dicas.
    Imagino que o livro deve ter a mesma pegada.
    Preciso conferir.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMMMMM

      é exatamente ela falando, jess hahaha
      acho que voce ia curtir!

      Excluir
  12. Oi Pâm!
    Não conhecia o livro nem a autora!
    Não leio muito livros nesse estilo, mas achei interessante. Realmente estou precisando administrar melhor o pouco dinheiro q tenho, rsrs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. To num momento bem investimento com meu negócio próprio e me indicaram esse livro. Agora depois dessa resenha tomei coragem de ir comprar! Já querooo

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  14. Oi Pam,
    Eu não conhecia a autora e nem o livro.
    Mas achei toda abordagem interessante e importante. Ainda mais para leigas como eu haha.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Translate