[RESENHA] Quando o amor bater à sua porta, de Samanta Holtz

10:03

Hey cupcakes! Não é a primeira obra que leio da Samanta Holtz mas é a última que ela lançou no Brasil, em 2016. A curiosidade bateu depois da resenha da dona Alê e quando eu fui na Saraiva, não resisti e passei a obra na frente da minha fila de leitura. Mas será que fiz certo? Vem conferir!

Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu.
Sinopse: Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.
Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.
O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.
Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.
A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

RESENHA
Mais uma vez eu fui surpreendida com uma história da Sam Holtz. É a terceira vez que leio algo dela e é a terceira vez que me vejo encantada com sua narrativa delicada e apaixonada, o detalhe de cada personagem e a forma como a história se desenvolve é... Sem dúvida, estonteante.
Você discordará de mim, cara leitora, mas eu reafirmo: o amor permanece igual. Desde o início dos tempos, e ouso dizer que até o final, nada ira mudá-lo. O que mudou foi a forma como o ser humano se comporta e se relaciona, mas o sentimento que move um homem em direção a uma mulher, um príncipe em direção à sua princesa, é o mesmo. O antigo, eterno e imutável amor.
pág. 20
Dessa vez, conhecemos Malu Rocha, uma renomada autora que vive em Curitiba e tem uma rotina regada de muita alimentação saudável e pedaladas que ela repete todos os dias, intercalando com as visitas que faz ao avô no Lar dos Anjos às terças-feiras. Uma mulher metódica que apenas sai dos eixos para fumar alguns cigarros, mas se mantém na linha com sua carreira com a ajuda da agitada Rebeca, sua assessora editorial. Mas algo realmente acontece para fazê-la duvidar se essa rotina certinha é realmente o que ela precisa, principalmente quando um estranho bate em sua porta e diz que tem uma reunião marcada com ela, que foi perdida graças ao acidente que levou embora seu carro e sua memória. Mas ela, curiosamente, também não tem nada do belo estranho com voz de locutor em sua agenda. Será que eles descobrirão quem é? E a medida que vão se relacionando, um serviço aqui, um bico ali, uma ajudinha solicitada por Malu... Uma nova aventura começa em busca de um passado que... Será que ela vai querer reconhecer, tanto dele quanto de si?
Não é assim que a vida real funciona. Na maioria das vezes, as pessoas entram na vida umas das outras, cumprem seu papel e vão embora. Eu não quero iludir minhas leitoras, quero que aprendam a amar a si mesmas, e que esse amor seja o bastante.
Confesso que às vezes a Malu é muito obcecada com sua alimentação saudável, com a ideia de comer ou não comer certas coisas e mesmo sua teimosia para aceitar e ajudar Luiz Otávio, mas podemos perceber que ela tem um bom coração escondido por toda essa floresta que ela deixou crescer em seu coração devido ao seu passado que ela tenta esconder, por um nome, por atitudes e por pequenos detalhes que acabam fazendo toda a diferença na narrativa quando finalmente temos as revelações. Luiz Otávio é doce, lindo, e otimista, tenta sempre fazer com que Malu veja o lado da moeda que caiu para baixo e pode muito bem estar por cima na próxima tentativa - o humor dele é algo divino e ria muitas vezes com as tiradas que ele dava, ele é ótimo! O avô de Malu por vezes solta algumas frases que farão o sentido ao longo das páginas, é incrível como as peças vão se encaixando e o que era para ser um clichê, tem muitas surpresas para ser considerado um...Amei!
Mas como pensar no futuro que se desenhava no infinito se o presente de ambos parecia tão complexo? Onde residia a eternidade, onde começava o para sempre? Talvez o infinito não pertencesse ao futuro, e sim ao presente...
pág. 191 
Esse livro trata o amor de diversas formas: o amor com a família, com amizade, o amor romântico, o amor pela arte...E o amor. O que é o amor pra você? Pequenos gestos estão incluídos e às vezes não nos damos conta. A singeleza com que é tratado no livro, podemos perceber que há amor em tantas coisas que nem imaginamos... E outra coisa: será que o amor acaba? Será que ele se dissolve no tempo ou ele sempre continua intacto dentro de nós? São algumas perguntas que vão surgindo ao longo da narrativa e você fica pensando assim como: aproveitar o hoje, mas não de qualquer jeito, para não sofrer no amanhã...
A vida é feita dos momentos que vivemos. Se serão eternos ou passageiros, depende apenas da importância que damos a eles.
pág. 142
A edição está maravilhosa tanto no tamanho da fonte, quanto nas páginas amarelas e a delicadeza e trabalho com a diagramação e correções. Poucos erros ortográficos/digitação que não irão atrapalhar a sua leitura. E que leitura maravilhosa! O amor vai bater à sua porta, mas será que você vai deixá-lo entrar?
Ah! Aproveita e participa das promoções que tão rolando no blog, tá?

Você também pode gostar

12 comentário (s)

  1. Olá, tudo bem?
    Primeiro, deixa eu falar dessa capa que é linda demais não é? Esse é um dos livros que eu compraria só pela capa...rs.
    Mas com todos comentários positivos que vi, e agora com a sua resenha, percebo que o livro é mais lindo ainda. Espero lê-lo em breve.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmmmmmmmmmmm
      O livro é maravilhoso, Esther <3
      Aposto que se ler, não vai se arrepender porque é só coisa linda, viu? <3

      beijocas

      Excluir
  2. OI PAAAAAAAM

    essa sinopse me lembrou bastante a de um livro da Meg Cabbot. O lembra de mim?
    Você já leu? só por essa conexão eu já achei tudo legal. E lógico como boa geminiana, eu tô aqui me remoendo pra saber o que raios aconteceu pra esse cara ter o contato dela e ela nao saber quem é ele u.u HAHAHAH

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Hellzzzz!
      Lembra de mim nao é da Sophie Kinsella?
      O da Sophie eu já li sim, adorei!! :D
      MENINAAA, voce precisa ler ... Achei tão inteligente a forma como ele apareceu... E adorei muito o livro! Você já leu algo da Sam? <3

      beijocas

      Excluir
  3. Nossa, tô doida por esse livro pra troca no skoob há séculos kkkk parece ser bom demais! Adoro um romance, e tudo o que as pessoas mais fazem é elogiar essa obra. Queroooo aaaaa ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolllll <3
      Coloca Renascer de um Outono dela, É MARAVILHOSO também!
      AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH <333
      Obrigada queridaaa
      e leia esse e renascer de um outono , o outro ainda é meu preferido dela: Ricardo! Só um nome e tudo é maravilhoso vindo dele HEHEHEHEH

      beijocas!

      Excluir
  4. PAAAAAAM, minha linda!
    Eu demoro, mas apareço por aqui e leio tudo de uma vez HAHAHAHAHA

    Vou te falar que a Samanta me conquistou com esse livro. Já leu 'O Pássaro'? Tão bom quanto, só que é meio que um romance de época... MENINA! Imagina juntar Samanta Holtz e época? Prepara o coração!

    Mas voltando... Quando o amor bater a sua porta tem um jeitinho de filme, não tem? É tão visual e aquele final digno das telonas de cinema! Adoreeeeei!!!!
    E fico feliz por ter gostado também. Nós e nossa lista de leitura que só aumenta :( HAHAHAHAHAHAHA

    ISSO QUE É PARCERIA <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleeee <3 queridona! Estamos mantendo os papos no messenger (msn, oi?)

      Simmmm, ela é maravilhosa!!! Só falta ler o Pássaro, acredita? <3 DEVE SER MARAVILHOSO, dela e de época ainda? Tá nos meus desejados!! A capa nova, por favor, coisa marlinda!!

      Teeeeem mesmo!!! o final é muito digno.. É um cliche na medida certa que nõ deixa ser tão clche e vc fica tipoMEU DEUS PORQUE NAO PENSEI NISSO ANTES? hahahahahah é LINDO! <3 nossas indicações só vão povoando o kindle, o lev e o kobo KKKKK

      É nois Ale, parceria de livros, quem poderá desfazer? <3

      beijocas

      Excluir
  5. Oi Pâm, sua linda! Tudo bem? :3
    Vejo muitas resenhas positivas sobre esse livro, mas infelizmente não consegui me encantar com a premissa da história. Talvez pela protagonista, Malu, não ser do tipo que eu goste muito. Talvez um dia eu dê uma chance ao livro, mas por enquanto não pretendo conferi-lo. Mas que bom que você gostou. \o/
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Priiih, lindona <3 Tudo bom e com você?

      Oloco :o Não?? Acho que podia tentar o da Briones, então! Ela tem uma premissa parecida, mas mudam alguns elementos...HUmmm A Malu acho que teria cara de chatinha na vida real HAHAHAHAH não seei porque... Uma chatinha com um coração de ouro HAHAHAH Entendo... mas tudo bom <3

      beijocas queridona!

      Excluir
  6. Oiii Pam

    Vou te confessar que pela capa e pelo titulo eu não dava absolutamente nada pra esse livro, pra dizer a verdade, pensava que era algum romance meloso e já está. Fico feliz em saber que o livro é mais profundo do que pensei e que te surpreendeu positivamente, já vi vários elogios sobre essa autora e tenho vontade de ler algo dela, porém, pelo menos por aqui, nunca encontrei nenhum livro dela.

    Beijokas

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey ALice!

      Pois é :ooo Tem livros que a gente acha que não é tudo aquilo e no final se torna uma surpresa! É um romance bem gostoso e com muitas lições pra nós... Lindeza mesmo <3
      Se tiver a oprtunidade, um dia, leia sim!!

      Beijocas

      Excluir

Like us on Facebook

Translate