[RESENHA] O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo, de Bento De Luca

Postado em 12 de setembro de 2016 às 09:03 por

Hoje é dia de resenhar um livro nacional, muito divertido e que me surpreendi bastante. Conhecia ano passado os autores na Bienal do Livro de São Paulo, e gente! Já queria ter comprado o terceiro no dia também hehehe Então, vamos conhecer essa obra nacional de dois autores em um?


Sinopse: Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios...
Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo:
o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. Fascinante, angustiante e até mesmo engraçada, a história retrata os mistérios jamais desvendados da cidade paulistana, com um toque de magia e esperança.

RESENHA
 Triste pensar como nossa vida é frágil como fios de seda se protegendo de uma tormenta furiosa.
pág. 77
Imagine estar numa livraria em São Paulo, e, numa sessão de livros raros, encontrar um gato lendo livros, muito preocupado em procurar alguma coisa entre as páginas? Pois é... Se tudo não passasse de... Não. Não é uma mentira. Isso tudo porque um reino está correndo perigo. WHAT?
 Era só o que me faltava: encontro um gato lendo um livro, esse gato invade meu apartamento e leva meu pingente, e então sou ameaçado por esse estranho animal, que se intitula príncipe, e diz ter vindo por um Buraco de Minhoca de um reino chamado Marshmallow.
Vamos começar do começo. O Gato não é simplesmente um gato, e a pessoa que o encontra não é qualquer pessoa. O Gato na verdade é um Príncipe do reino de Marshmallow que está correndo grande perigo e ele estava procurando em livros, alguma dica de onde possa estar a Ampulheta do Tempo. E o menino que o encontra... Bem, talvez devo dizer que ele estava no lugar errado e na hora errada, pois uma vez que o Príncipe Gato o vê, tem certeza que o humano poderia se tornar um problema no seu caminho em busca da Ampulheta e isso iria atrapalhar todo seu reino.
O humano então, deveria morrer. Ou não?
Algo dentro do gatinho diz que deveria dar uma chance para aquele humano ajudá-lo.
[...] E naquela hora percebi que valia a pena amar, mesmo que houvesse uma perda posterior; era bom guardar aquele magnífico sentimento que não podia explicar.
pág. 43
Quando o Gato rouba um pertence muito valioso para o menino ele se vê num impasse para ajudar o felino e bem... Embarcar nessa aventura e busca nada fáceis. O bichano é um pouco difícil de lidar e aquilo tudo parece balela, imagine... Um gato vir por um Buraco de Minhoca? Que piada!  E logo um novo membro roedor, menor mas muito inteligente, se junta ao time, a coisa toda não poderia ficar menos louca.. Mas será que o Príncipe vai conseguir salvar seu reino a Tempo - outro inimigo que precisa lidar? E Hugo vai encontrar seu caminho de volta? 
O livro tem um pegada muito bonita da importância do amor, da amizade, de compartilhar sentimentos e, em frases muito bem escritas, o poder do tempo sobre nossas vidas, seja de uma forma fictícia e real, seja na nossa vida. A amizade também é levantado de forma sutil e tomando uma forma mais bonita e então o livro se divide nas narrativas dos três [improváveis] amigos - Príncipe Gato, Hugo e Eleanor. Ah! Também é tratado o tema de perda e morte, abraçado pelo amor, o que torna sempre uma perda muito dolorosa. Sem dúvidas, a jogada dos sentimentos numa história infanto-juvenil faz tocar o coração de qualquer pessoa, não só as crianças ou adolescentes, vai por mim.

Apesar do começo ser bem divertido,  na metade da leitura eu estava me perdendo um pouco na leitura e achando o Príncipe Gato bem chatinho e o Hugo meio sem graça... Mas em algumas páginas, o ritmo da leitura voltou a toda com Eleanor, que joga aquele tapa na cara, mesmo sendo pequeno.
O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo veio de uma parceria entre Gustavo de Almeida e Marcelo Siqueira que formam o Bento de Luca, autor. Deu super certo porque a narrativa dos dois se comprime e uma só leitura com muito amor, amizade e se dar as mãos. Falando em amor, os dois são puro amor! Conheci eles na Bienal de 2014 e tenho o primeiro e segundo volumes autografados. Nem preciso dizer que é uma fofura só, né?
Nesse dia, cada um estava com o olho de uma cor! Achei demais :)
Com diagramação simples em páginas amarelas e uma fonte em um bom tamanho, as páginas voam também por isso, mas principalmente, pela narrativa leve e divertida dos dois. A capa é em brochura e fosca, simples e bonito, a Novo Século caprichou na ideia de Menos é Mais e deixou a obra digna de leitura.
Além disso, o Marcelo Siqueira (direita) toca violao e canta - muito bem, diga-se de passagem - e interpretou junto com Gustavo (esquerda, toca lindamente)a trilha sonora do livro feita por Bento de Luca! HAHA Confira abaixo as músicas: 


E a ideia do livro? Gostaram? Se interessaram para saber onde eles vão parar? Gostaram das músicas? Deixe-se levar pelo Príncipe GatoResultado de imagem

Você também pode gostar de:

18 comentários

  1. Oi, Pam!! Tudo bem??
    Menina, que fofura de resenha!!!! Que dupla de autores rsrsrs O livro parece ser mt fofo, mas do jeito que eu sou capaz de me perder toda no começo. Quantas coisas, uau!!! rsrs Mas deve ser mt bom msm, a Novo Século vai lançar, né?? Vou comprar husahsua Linda música!! E parabéns pela parceria, adorooo shuasb Bjss,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu!

      Tudo bom e com a srta.? :D
      obrigadaaa <3
      oloco hahah mas é bem fofinho mesmo hehe
      Bem, nao tenho parceria com os autores mas que eles sao uns amores, sao mesmo ne??

      Obrigada queridona <3

      Excluir
  2. Pâmzita, vc sumiu, menina! Acredita que eu também vi esses autores na bienal? HUAUH só que eu tava com o dinheiro meio curto e nem liguei pros coitados, porque sabia que ia acabar comprando. Essa capa é linda demais!! E gostei bastante da premissa, meio doida e empolgante hahaha.
    E essa trilha sonora?? hahahaha adoreeei, ele canta muito bem, nossa, vou caçar mais vídeos até kkkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Carolzitcha!

      Sumi mesmo :( ppardon!
      culpo a semana de provas e a faculdade - ta acabando carollllll rsrssrsrs
      voce viu??
      Fui caçar tudo quanto é video e super amei "Not Today" que ele canta tambem <3
      beijocas!

      Excluir
  3. Oi Pam, tudo bem?
    Adorei o post e as fotos, ficou super ilustrativo. <3
    Passando pra avisar que te indiquei numa TAG. *-*
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!!
      Tudo bem contigo?

      Obrigadaaaa <3
      adoro suas tags, vou passar dar uma olhadinha <3
      beijocas!

      Excluir
  4. Oi Pam,
    Menina to para ler esse livro desde que abri o blog hahaha
    Eu ia comprar na Bienal ano passado, mas acabei esquecendo!
    Eu adoraria ter um gato leitor, imagina? hahaha E olha eu não sabia que eram dois autores, que legal! Adoro narrativas que focam na amizade.
    Ótima resenha e gostei da música.

    P.S.: Os únicos livros da escola que eu tinha interesse de ler de cabo a rabo eram os de Ciências/Biologia e Inglês HAHAHAAHAHA
    Até adiantava a matéria, respondia...algumas professoras não gostavam muito :(
    SOCORRO cê comprou 48 livros? Minha estante nem teria espaço...to correndo com umas leituras aqui pra doar uns, sabe. Agora que descobri que tem uma biblioteca aqui no bairro, melhor ainda.
    Também adoro as capas de FMF, eu tenho só o primeiro HAHAHA queria os outros e o spin-off mas caros né...
    Ah sou que nem você Pam, se começo uma coisa tenho que terminar. Mesmo pegando série de livros que acabam ficando ruins...não consigo largar. :(

    Ai ainda bem que sua história com Kobo teve um final feliz, imagina perder o novo amigo que adianta as leituras? Não aguentaria. HAHA

    tenha uma ótima terça :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Nana!

      Sérião? hahaha
      Oloco! Eu tenho o segundo mas pergunta se eu li? To enrolando... Não consigo muito ler serie seguida rsrsrs Mas é tanta coisa pra comprar na bienal né?
      Ce viu? Bonita a ideia né? É dificil de achar, hoje em dia hehe

      Olocoooooo KKKKK eu nao gostava de biologia por causa da professora -.- mas amava inglês rsrs
      sou dessas - sempre respondia o livro de ingles e depois quando via, nao tinha nada pra fazer na aula KKKKK

      Comprei 48 minina rsrsrs e depois ja comprei outroos fora da bienal e agora vo ter que comprar tabua pra fazer mais estante :o
      sao caros os spin-off e FMF né T.T gutenberg as vezes nos mata com uns preço de livro KKKKK
      exatamente! Eu acho meio chato começar e nao terminar, mesmo que eu demore muito para ler os livros ou as séries rsrsrs

      Pensou???
      Mas aí, queria um KIndle com luz, porque ele é mais rapido que o Kobo! Mas TA VALENDO porque ta muito caro KKKK
      bom final de semana!

      Excluir
  5. Oie! Tenho o ebook desse livro, espero em breve ler ele! Deve ser muito legal a história! *--*
    Bjss, venha conhecer mais uma Poeta do Projeto Poetas Urbanos (meio atrasadinho a divulgação, mas vale a pena conferir! ;) http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/09/projeto-poetas-urbanos-naan-angel.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Nay!
      Espero que goste do livro viu? HAHAHA

      partiu conhecer!

      Excluir
  6. Oi, Pam!
    Não conhecia esse livro, nem tinha ouvido falar dele. Mas a premissa é interessante, parece aqueles que faz o leitor engolir a história de uma vez só hehehe
    Ótima resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Aline!
      É bem fofinho né? <3
      Um amorzinho, realmente!
      obrigada querida!
      Beijocas

      Excluir
  7. Oi Pâm, tudo bom? Menina fui na Bienal e não vi esses autores O.o que pena! Eu adorei a premissa do livro e se tivesse visto eles com certeza eu teria comprado hahaha Sua resenha ficou ótima, com certeza vou procurar o livro para ler *_*

    Beijos
    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Sarah! Tudo bom e você?
      Não viu os autores? Nessa eu só vi o Marcelo Siqueira (que toca violão), agora o Gustavo não vi não :I
      rsrsrs vontade né? <3
      Obrigada viu! Se ler me conte o que achou!

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro, mas já coloquei na minha listinha!
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mari!
      Aí simmm, se ler me conte!
      Beijocas

      Excluir

NEWSletter

Blog Archive